← Projectos

Artigo: 3 simples pormenores para ajudar o Google a confiar

Lida 4182 vezes

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Boas,

Todos sabemos que o conteúdo é importante nos dias de hoje.

Assim, venho aqui publicar, para vossa apreciação, um pequeno artigo que enviei para os subscritores do SitesParaTodos.com, baseado noutros artigos e no meu humilde conhecimento.

Não demorei muito a fazer o texto por isso não elevem muito as expectativas.

Sou todo ouvidos às vossas críticas. :)

Obviamente, e daria-me muito prazer, podem utilizá-lo nos vossos sites se assim o entenderem. Só peço é que o coloquem na íntegra, incluindo o último parágrafo sobre o autor com o link para o SitesParaTodos.com.

Aqui vai:

---

3 simples pormenores para ajudar o Google a confiar no seu site.


O Google funciona numa base de confiança. Se queremos que o nosso site fique bem colocado nos resultados das pesquisas, necessitamos de apresentar um site que "transpire" confiança.

Então como fazemos para o Google confiar no nosso site?

1- Aumentar o número de link externos para o nosso site

Esta é uma das melhores técnicas para obter boas posições nos motores de busca. E torna-se ainda melhor se os sites que fazem ligação ao nosso site forem de "confiança", isto é, se forem sites com algum tempo de existência, se forem sites com boa reputação e bastante notoriedade, se forem sites cujo tema está relacionado com o nosso site, etc.

2- Definir uma Política de Privacidade

Este pormenor está em falta no SitesParaTodos.com. No entanto já temos alguns bons resultados nos motores de busca :).

A Politica de Privacidade consiste, de um modo simples, numa página explicativa onde os visitantes do site ficam a saber que informação é recolhida no site, como é usada, e que opções é que eles têm para aceder e alterar a mesma.

Este pode parecer um pequeno pormenor mas pense deste modo:

Qual é o negócio do Google?

O negócio do Google é providenciar respostas o mais perfeitas possível às pesquisas dos seus clientes - todos os que lá fazem pesquisas. Assim, um dos grandes interesses do Google, de forma a garantir a fidelidade e confiança dos seus clientes, é providenciar respostas >> resultados >> sites fiáveis e responsáveis, garantindo que os seus clientes voltam a efectuar lá as suas pesquisas.

3- Informação de contacto detalhada e visível em várias secções do site

Todos os sites devem apresentar informação de contacto incluindo não só email mas também endereço fixo e contacto telefónico.

A situação óptima é apresentar esta informação logo na primeira página do site, ainda que de uma forma reduzida (ex. número de telefone e email) e colocar um link bem visível para uma página onde toda a informação de contacto está disponível.

Para "colocar a cereja em cima do bolo" nada melhor do que permitir um contacto instantâneo através de um formulário ou chat online.

Conclusão:

Existem muitos detalhes a ter em conta na construção de um site mas estes tornam-se cada vez mais importantes à medida que a Internet vai sendo uma nova montra dos negócios e outro tipo de acitividades.

Construa sites "confiáveis" e os motores de busca, incluindo o Google, irão com certeza recompensá-lo com melhores posições nos resultados das pesquisas.


Sobre o Autor
António Almeida é o webmaster do site http://www.sitesparatodos.com e de outros sites relacionados com alojamento web, construção de sites e optimização de sites para os motores de busca.

---
Offline

morzaban 
Membro
Mensagens 999 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Pensei que iria ler o que já sabia, mas o ponto dois foi uma surpresa, ainda não tinha pensado assim.

É claro que o método que a Google tem para ordenar os sites não é explicado em três pontos mas quantos mais soubermos melhor.

Parabéns cjseven!
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas, podias explicar melhor o ponto 2 e 3, não percebi o que é que tem a ver com o Google.
Offline

ViiPER 
Membro
Mensagens 1208 Gostos 1
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O ponto 2 acho que se refere a uma das coisas importantes: conteúdo

Quanto mais palavras para o Google comer melhor.

Agora o ponto 3 nem percebo o que tem a ver com o Google  :roll:
Offline

helt 
Membro
Mensagens 111 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Os pontos 2 e 3 até eram compreensíveis se só existissem sites empresariais na internet, mas como isso está longe da realidade, dúvido muito que essas teorias seja fiáveis. Se for verdade então está completamente descabido...
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O 3º é impossível, porque o google não sabe o que é e o que não é um nº de telefone. Talvez com o uso de alguma tag chegue lá, mas actualmente desconheço que exista alguma coisa do género.
O 2º ponto pode ser por causa do conteúdo, mas o conteúdo de uma página desse tipo não costuma ser do mais apetecível pois não vão lá estar as palavras-passe que interessam.
Confiança ao utilizador dá, agora ao google  :?:  talvez tenha misturado   :)
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Boas,

Então é assim:

Os motores de busca fazem a indexação através de spiders ao contrário dos directórios que são na maior parte das vezes humanamente construídos.

Deste modo podemos pensar que para o google "confiar" no nosso site, existir uma página de "Política de Privacidade" ou existir informação de contacto completa, não faz diferença, a não ser por "Quanto mais palavras para o Google comer melhor".

No entanto, não se esqueçam que a forma como os algoritmos do Google estabelecem as posições nos resultados das pesquisas não está apenas relacionada com o conteúdo, metatags (isto até não tem quase importância nenhuma), keywords, etc, etc, etc.

Está relacionada, e muito, com os links provenientes de outros sites (isto toda a gente já sabe), como por exemplo directórios (humanamente construídos).

Isto leva-me a levantar uma questão:

Qual site acham que será mais facilmente (rapidamente) adicionado ao DMOZ?

(O DMOZ está para os directórios como o Google está para os motores de busca)

1- Site sem politica de privacidade e sem info de contacto mas altamente optimizado.

2- Site com página de politica de privacidade e com info de contacto completa, mas pobre em optimização.

Eu penso que será o segundo.

Deste modo justifico o meu artigo. O Google dá muita importância aos sites indexados no DMOZ e outros directórios e sites de confiança, logo o ponto 2 e 3, que falam de aspectos importantes no que respeita à reputação de um site, são importantes para as posições nos resultados das pesquisas no google (e nos motores de busca em geral) , ainda que de uma forma indirecta.

OBS:

Talvez o artigo não seja esclarecedor. Por vezes é difícil explicar a nossa ideia por palavras com todos os encadeamentos, em poucas linhas e em pouco tempo.

Obrigado pelos vossos comentários!
Offline

ViiPER 
Membro
Mensagens 1208 Gostos 1
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Mas o facto de o Google tomar em consideração o DMOZ não significa que o Google faça uma lista de sites tendo em atenção se tem ou não uma politica de privacidade.
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Então talvez devesses ter incluido a dica do DMOZ (que é das mais importantes... senão a mais importante). Mas mesmo assim, sendo  DMZ humanamente gerido, penso que o método de aceitação é:
- Registar
- Fila de espera
- Aceitação ou Reprovação

A fila de espera não me parece que vá depender de uma informação sobre contactos ou não, nem de uma política de privacidade, mesmo pelo motivo que o helt enalteceu, um site em que o principal objectivo não é o fim lucrativo, que faz aquilo por amor à arte não se vai dar ao trabalho, nem terá um à vontade suficiente para colocar lá os seus contactos pessoais nem se dará ao trabalho para colocar uma política de privacidade.

Eles levam algum tempo a serem adicionados e actualizados, mas deve ser um processo completamente ordenado pela hora de registo. Espero eu.

Quanto à dica do DMOZ essa sim devias ter referido a sua importância!!! Muita gente não sabe que a descrição do site que aparece no Google após uma busca que aponte para o index do site é quase sempre a descrição que se insere no DMOZ. O Matt Cutts disse há uns tempos que as meta tags normalmente são substituidas pela descrição do dmoz nos parâmetros da busca.

Já agora, para quem ainda não conhece o mini big boss do Google :D
http://video.google.com/videosearch?q=Matt+Cutts
vejam esses vídeos e aprendam os truques e as recomendações que ele faz.
O blog: http://www.mattcutts.com/blog/
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Ok!

Vocês têm razão.

Creio que deveria ter referido que este artigo visa principalmente proprietários de sites comerciais e não puros sites de conteúdo, fóruns, blogs, etc.

Pensei que estivesse mais ou menos implícito no conteúdo do texto...

Citar
Mas o facto de o Google tomar em consideração o DMOZ não significa que o Google faça uma lista de sites tendo em atenção se tem ou não uma politica de privacidade.


Claro que não. Mas acho que se o DMOZ listar um site, esse mesmo site tem mais possibilidades de ser indexado pelo Google.

Citar

Então talvez devesses ter incluido a dica do DMOZ (que é das mais importantes... senão a mais importante).


Concordo. Fica para o próximo artigo :)

Citar
Mas mesmo assim, sendo DMZ humanamente gerido, penso que o método de aceitação é:
- Registar
- Fila de espera
- Aceitação ou Reprovação

A fila de espera não me parece que vá depender de uma informação sobre contactos ou não, nem de uma política de privacidade...


Exacto. No entanto, uma vez que o DMOZ é humanamente construído e os seus editores são responsáveis pelo conteúdo que aprovam, acho mais provável que um site com os pontos discutidos seja aprovado.

Citar
Eles levam algum tempo a serem adicionados e actualizados, mas deve ser um processo completamente ordenado pela hora de registo. Espero eu.


Há uns tempos ofereci-me para ser editor do DMOZ tendo sido recusado por ter escolhido uma categoria demasiado grande para um novato. Depois acabei por não escolher outra categoria porque tinha de preencher o formulário outra vez... Desisti.

Mais tarde ofereci-me para um braço do DMOZ - directório similar mas só de restaurantes: chefmoz.org

Se forem a Portugal / Porto encontram-me como editor.

Nunca recebi nenhum site para avaliar! :) Mas também não é de estranhar. Se "os nossos restaurantes" para ter um site já é dificil quanto mais estarem  ao corrente deste directório...

Bem, digo isto para aclarar um pouco sobre o processo de submissão e aprovação. Cada editor vai recebendo sites para analisar e não há nada que os obrigue a fazê-lo regularmente (a não ser alguma regra interna, mas não creio). Por isso, depende da boa vontade e disponibilidade do editor. Podemos submeter um site à categoria A e passado uns dias o site foi aprovado. Podemos submeter um site à categoria B e passarem meses até termos sinal de vida.

Pegando nisto, imagina um editor do DMOZ na categoria imaginária de "empresas de advogados "

Recebe um site com a tal politica de privacidade e informação de contacto e recebe outro sem esses pormenores.

Qual é que tem mais probabilidade de ser indexado?

----

Já vai longo este post. Acho que nunca excrevi tanto num forum! :)

Não conhecia esse Matt Cutts. Os video parecem interessantes. Obrigado.
Offline

ViiPER 
Membro
Mensagens 1208 Gostos 1
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citação de: "cjseven"

Citar
Mas o facto de o Google tomar em consideração o DMOZ não significa que o Google faça uma lista de sites tendo em atenção se tem ou não uma politica de privacidade.


Claro que não. Mas acho que se o DMOZ listar um site, esse mesmo site tem mais possibilidades de ser indexado pelo Google.

Um site é sempre indexado pelo Google ;)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Por acaso e mais facil entrar 1 pro google de que pro dmoz lol
Mas bom artigo
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citação de: "asturmas"
Por acaso e mais facil entrar 1 pro google de que pro dmoz lol
Mas bom artigo


Por isso é que o DMOZ é tão importante para o Google!