← Domínios

Esoterica envia SPAM a titulares de dominios .PT

Lida 25055 vezes

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

o meu cliente recebeu.

o seu domínio está registado, no máximo, há duas semanas e não está no google.

a minha única suspeição neste "filme" vai para o modo como foi conseguida a lista de domínios registados, na medida que parece ter sido através de acesso privilegiado ou então de uma falha de segurança no sistema da FCCN. Em qualquer dos caso é pertinente a suspeita e a investigação.

quanto à publicidade em si, pode ser agressiva mas não vejo razão de queixa por parte da concorrência a não ser que a comparação efectuada seja falsa.

contactar potenciais clientes (ainda que já sejam clientes de outros) não me parece ilegal ou falta de ética. É o mercado livre e acho bem que assim seja.
Offline

cgoncalves 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Feedback +12

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Para fazer uma ferramenta é preciso programar, se programares podes conseguir isso, mas isto segue a mesma politica dos crawlers, ou seja a procura do que se conhece, sendo que o mais fácil é ir ao google, alguém recebeu publicidade de algum domínio que não aparece no google?

Eu tenho registado pela webtuga um .com.pt e recebi, e o meu domínio não aparece no google por ainda não estar finalizado, apesar de já o ter há quase 1 ano.
Offline

almargo 
Membro
Mensagens 377 Gostos 1
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

a minha única suspeição neste "filme" vai para o modo como foi conseguida a lista de domínios registados, na medida que parece ter sido através de acesso privilegiado ou então de uma falha de segurança no sistema da FCCN. Em qualquer dos caso é pertinente a suspeita e a investigação.

Esta é a questão (acho eu). Era importante a FCCN dar uma resposta sobre este assunto. Alguém que já fez queixa recebu resposta?
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Bem, passei por aqui para deixar alguns factos:

Eu recebi, tenho dominios .pt que ainda não estão no google, tendo a empresa em questão violado o seguinte:

Decreto-Lei n.º 7/2004, de 7 de Janeiro, nomeadamente o Artigo 22.o :

Código: [Seleccione]
"Comunicações não solicitadas
1 — O envio de mensagens para fins de marketing directo, cuja recepção seja independente de intervenção do destinatário, nomeadamente por via de aparelhos de chamada automática, aparelhos de telecópia ou por correio electrónico, carece de consentimento prévio do destinatário."

(apresentei queixa na CNPD)

CÓDIGO DA PUBLICIDADE
Decreto-Lei n.º 330/90
de 23 de Outubro

Artigo 16º
(Publicidade comparativa)

Código: [Seleccione]
3 - Sempre que a comparação faça referência a uma oferta especial deverá, de forma clara e inequívoca, conter a indicação do seu termo ou, se for o caso, que essa oferta especial depende da disponibilidade dos produtos ou serviços.

4 - Quando a oferta especial a que se refere o número anterior ainda não se tenha iniciado deverá indicar-se também a data de início do período durante o qual é aplicável o preço especial ou qualquer outra condição específica.

5 - O ónus da prova da veracidade da publicidade comparativa recai sobre o anunciante.

(o qual reportei à autoridade da concorrência)

Em resposta pelo suporte da empresa em questão foi me dito o seguinte:

Código: [Seleccione]
Boa tarde Sr. XXXXXXXXXX,
Gostaria de informar que o contacto não foi extraído de uma base de dados, a DNS.PT (Registry domínios .PT) disponibiliza os domínios registados nas últimas 24 horas, esta informação é pública e pode ser consultada por qualquer Registrar/Empresa/Particular.

Caso tenha alguma dúvida não hesite em contactar-nos.

(O qual reportei ao DNS.pt)

Com todas estas provas e factos resta saber o que vai cada uma destas entidades fazer (presumo que nada, que é o costume...)
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Duvido que tenham sido registados tantos domínios nas "ultimas 24 horas". Se realmente foi extraído através do WHOIS, deve haver ainda uma regulamentação da FCCN/DNS.PT relativamente ao acesso automático a essa informação.
Offline

Abel O 
Membro
Mensagens 7 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary

Eu também recebi, e mais, tenho os meus domínios na OVH e recebi uma comparação "personalizada" entre os preços/serviços da esotérica VS os da OVH, como também já foi exemplificado.

E claro, os planos da esotérica são sempre melhores!
Eu gostava de saber era quantos clientes terão conseguido através disto, pois quem está bem não muda, mas deverá haver pessoas que se calhar até mudam.

Já carreguei no "não quero receber mais emails da esotérica"
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Conforme já foi referido pelo menos desde a implementação do novo sistema até domingo/segunda existia uma vulnerabilidade num dos servidores DNS da FCCN que permitia com apenas um comando extrair todos os dominios activos e permitia ainda o whois de forma quase ilimitada.

@bonsempregos a menos que andem a recolher a info das ultimas 24horas a dois anos estão a mentir...