As pessoas não mudam de seguro como quem muda de camisa se lhes deres assistência e resolveres os problemas, porque o seguro só é bom quando te resolve os problemas... o cliente normal não se importa de pagar mais, quando sabe que lhes resolves as coisas.
Imagina que trabalhas numa agência de seguros ou mesmo numa companhia low cost e quando precisares de resolver alguma coisa, não te resolvem nada, vais ver se mudas ou não mudas, mudas até várias vezes por ano se for preciso... desde que o seguro passou a ser obrigatório ser pago no dia em que o fazes que as pessoas já não mudam tanto, mas antes disso, passavam 6 meses a pedir certificados de 30 dias e quando chegava para pagar iam fazer outro noutra companhia, ainda bem que isso acabou pq havia pessoas que passavam um ano inteiro a mudar sem pagar nada.
Em relação aos bancos já é outra história, é muito dificil um cliente deixar um banco, para ir para outro, a não ser que existam problemas graves, porque em termos de créditos, se és bom cliente o banco acompanha todas as tuas propostas de crédito que vás pedir á concorrência, é tudo mt expremido...ao contrário das seguradoras que muitas vezes tem prejuizos especilamente no ramo automóvel a banca está sempre em alta, ano após ano os lucros sobem..
Um cliente de seguros, ainda que o valor seja de 150 euros, terá, por exemplo, um valor para a empresa de 5 vezes mais. Normalmente as pessoas não tendem a mudar de seguro como mudam de camisa.
E isto vale para os seguros como vale para um dentista. Ja imaginaram o valor de um novo cliente para um dentista? Consulta: 50€. Cliente permanece 10 anos, valor do cliente: 500 euros - e isto por baixo.