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Como somos enganados em campanhas CPM

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apaulo 
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A propósito de outra conversa aqui no fórum explico aqui o que aprendi com alguém da SAPO há uns dias atrás.

Era uma pequena sessão sobre "Marketing em Redes Sociais".
A Sra. da SAPO mostrou a página facebook do SAPO Videos toda orgulhosa (http://www.facebook.com/sapovideos)

Eu perguntei: "Como medem a rentabilidade dessa página (no FaceBook)?"
Resposta: "Não medimos. O objectivo é trazer hits ao SAPO Videos" (http://videos.sapo.pt/)

Ora... sabemos que a SAPO cobra publicidade CPM nos seus sites. O valor por CPM no "Sapo videos" é 60,00 EUROS (http://publicidade.sapo.pt/pub.html)

Agora vamos lá pensar:
  • quem clica no link do facebook para ver o video, vai ver o video e ponto final... depois vai-se embora e, como é do conhecimento geral, o mais provavel é nem aperceber-se que estava publicidade do lado direito;
  • a SAPO fica contente porque ganhou mais umas pageviews que são cobradas ao pobre publicitário que pagou para ter um anúncio que quase ninguém vê;
  • a SAPO fica contente porque pode dizer que o tempo médio de permanência no site é elevado (pois claro, tem é que meter filmes com 5 minutos ou mais);

Em suma... porque vamos pagar 60 EUR por 1000 pageviews desta qualidade??? Não consegui saber o número de pageviews por dia do Sapo Videos, mas não me custa adivinhar que 60 EURs deve dar para alguns (pouquinhos! pouquinhos!) minutos...

Sinceramente... alguém me explique! Porque eu só vejo dinheiro a ser deitado ao lixo!
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Diogo Pinto 
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Ora Alexandre, não poderia estar mais de acordo! A publicidade CPM está completamente ultrapassada. Fiz também um estudo interessante: com publicidade CPC no facebook consegui sete (mais ou menos) vezes mais conversões do que publicidade CPM.

Nos gigantes, anunciar em CPM é um tiro no pé.

Mas se for num site de nicho, com cerca de 30 ou 40 visitas por dia, não digo que anunciar em CPM seja mau. Aliás, pode ser bem mais rentável que CPC. ;)

Abraço
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apaulo 
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Mas se for num site de nicho, com cerca de 30 ou 40 visitas por dia, não digo que anunciar em CPM seja mau. Aliás, pode ser bem mais rentável que CPC. ;)

Nesse caso depente tudo do CTR e dos valores envolvidos.
Há que fazer as contas.

Eu experimentei pagar por um destaque no MundoPT (não foi por CPM, mas sim para um período de 3 meses), e o retorno não compensou... mesmo tendo o MundoPT um elevado número de pageviews.

O único ganho foi, provavelmente, a contribuição para o crescimento do meu PR em 3 pontos...
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Diogo Pinto 
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O único ganho foi, provavelmente, a contribuição para o crescimento do meu PR em 3 pontos...

Do mal, o menos. :)
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raugusto 
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Citar
A publicidade CPM está completamente ultrapassada.
não concordo, a publicidade por cpm tem ainda muita aplicabilidade...deve é ser usada de acordo com o que se pretende.

sobre os preços do SAPO, são completamente diferentes de tudo o que se pratica aqui...por isso...nem vale a pena comparar....
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Tiago 
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Acho que estas a exagerar.

Não penso que o tráfego do Facebook seja assim tão de má qualidade, até porque se for boa publicidade e de interesse a quem visita o clique será garantido.

Além do mais vê-se cada vez mais grandes nomes no Facebook, não é coisa que se possa ignorar.
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Rodrigues 
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Não entendo é como é que aindam há empresas a pagar por CPM.  #-o
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cpdesign 
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Segundo um estudo publicado no início deste ano por conceituados marketeers internacionais, eles indicam que os advertisers deverão relevância às impressões dos anúncios, porque mesmo quando os users não clicam nos banners não quer dizer que não os tenham visto ou que não têm intenções de visitar o site ou estabelecimento noutra altura.

Os cliques também podem não ter grande singnificado, porque os users poderão ter clicado por engano (ou sido levados ao engano). Ao entrar na página não quer dizer que fique lá muito tempo, que consulte os conteúdos ou que compre alguma coisa.

No fundo os CPMs poderão funcionar como um outdoor, as pessoas vêem-no e serve para manter a marca presente na memória do público, para promover a marca.

Em todas as situações o que vai importar é o ROI de cada campanha e a manutenção do interesse pela marca. O marketing nãó é só para aumentar as vendas, também serve para a sua manutenção.

Quanto ao Sapo, contra factos, não há argumentos... e eles sabem-no bem e os advertisers também.
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raugusto 
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CPM funciona para branding, ie, dar a conhecer uma marca.

se quiserem podem ler um post recente no meu blog ou no do google adsense e podem perceber.
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Web Milionário 
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Esses preços são só para inglês ver e para quem quer dizer que gastou 100.000 euros em pub, que na prática se vende por muito, muito menos.
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Stromberg 
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Esses preços são só para inglês ver e para quem quer dizer que gastou 100.000 euros em pub, que na prática se vende por muito, muito menos.

são os preços de tabela para ingles ver... muitas vezes o preço final nestes portais leva um desconto de 80% ou 90% sobre esses valores.
depois, muito importante no CPM é, como em quase tudo na vida, o target, a criatividade e o objectivo da campanha. colocar um banner qualquer sobre um nicho na HP de um sapo ou iol é estúpido, ponto. colocar um banner já testado e do qual se sabe que é capaz de gerar clicks numa secção específica do portal correspondente a esse nicho pode trazer resultados muito interessantes.
acima de tudo, cada caso é um caso e não convém generalizar demasiado. o cpc não serve para tudo, nem o cpm, nem o facebook, etc, são ferramentes que devem ser escolhidas e usadas consoante as circunstâncias ;)

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justangel 
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Pelos meus testes pessoais, que não foram poucos, tive sempre resultados inferiores com CPM, ate pode justificar em alguns casos, mas são poucos... Só o publisher fica a ganhar com as pubs em CPM, todos sabemos que um portal/blog/forum em condições mesmo com poucas visitas consegue gerar um bom numero de page views
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muiomuio 
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As campanhas CPM são normalmente utilizadas numa estratégia bastante diferente de uma campanha de CPC.

Regra geral as campanhas CPM são utilizadas para ganhar visibilidade e não com o objectivo de conversão embora também possam converter.
Já as campanhas CPC têm como objectivo levar os utilizadores a clicar nesse anúncio e efectuar uma acção seja ela comprar, subscrever, partilhar, etc.

Relativamente ao primeiro post deste tópico 0,06 por visualização não é o valor mais barato do mercado mas também não é o mais elevado.

Se procura vender um produto ou obter resultados com os anúncios aconselho uma campanha CPC ou CPA.
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apaulo 
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Regra geral as campanhas CPM são utilizadas para ganhar visibilidade e não com o objectivo de conversão embora também possam converter.

Mas que visibilidade ganhas, se os anúncios CPM são colocados em sites / posições que ninguém vê (conforme exemplifiquei no primeiro post)?

Porque hás-de pagar CPM para visibilidade, se podes pagar CPC/CPA e a visibilidade será igual ou, muito provavelmente, superior?

Enquanto o orçamento CPC/CPA não for esgotado o anúncio continua a ser colocado pelo site até se gastar (no limite absurdo, se nunca receberes cliques, tens visibilidade ad aeternum).

Para mais, no CPC/CPA, os donos dos sites têm a motivação para colocar os anúncios onde são efectivamente vistos, para que sejam clicados... no CPM qualquer canto de treta serve para cumprir com o objectivo.

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mestreamateur 
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Na minha opinião como a net é uma coisa relativamente recente em Portugal e as empresas começaram a perceber que estando representadas na Internet têm muitas vantagens.

O problema é que querem aparecer na net, mas não sabem bem como, e recorrem a programas que lhes são impingidos pelas grandes empresas como a SAPO.

Acredito também, que muitos dos empregados da SAPO, neste caso, também não fazem a mínima ideia do produto que vendem e vendem-no como se fosse o supra-sumo da barbatana em matéria de publicidade.


Meio Mundo a enganar outro meio...