← Conversa Geral

Conteúdo para sites

Lida 9157 vezes

Offline

Red 
Membro
Mensagens 111 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Oi pessoal!
Tenho tentado pesquisar alguma coisa sobre as questões legais existentes nos portais e a utilização da informação para outras páginas. Contudo, ainda estou com dúvidas.
Por exemplo, querendo eu utilizar informação sobre notícias internacionais ou cinema, saúde, animais, jogos, etc, é legal usá-la citando a fonte? Deve ser solicitado à origem a sua utilização?
Vejo por exemplo portais que usam informação de outros citando a fonte, entretanto esses outros têm explícito que não devem usar alguma informação a não ser com fins particulares.
Conclusão: pretendo recolher diversa informação mas não sei onde ir buscá-la legalmente. Claro que existe a Creative Commons, mas nem todos aderiram a ela.
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Deves sempre pedir autorização.

Ou então fazes um pequeno resumo da notícia e estabeleces um link para o texto original...

Queres notícias em português, ou inglês?
Offline

Red 
Membro
Mensagens 111 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

As informações que vou querer  serão publicadas em espanhol e referentes a vários temas, de qualquer modo a lingua da origem não é importante, depois traduzo. A questão é eu não querer também quebrar a ética a que o pessoal está habituado... e nem convém.
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Bom, se vais traduzir, à partida podes modificar o suficiente para ficar diferente do original...

Nesse caso não estás a copiar, mas a buscar inspiração noutros artigos.

Eticamente falando é discutível... O melhor será sempre procurares ter autorização do autor original.
Offline

frsantos 
Membro
Mensagens 1458 Gostos 0
Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

já agora, aproveitando o topico, onde posso arranjar informação desportiva, principalmente de futebol?
alguem sabe?
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Resultados? Ou artigos?
Offline

netnando 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu traduzo e muito para espanhol. É + inventar. mas concordo com o fpware.
É sempre melhor ter a autorização do autor original, mas não vais ficar parado à espera.

Futebol? Sei lá assim de repente:
http://www.scbraga.pt/ tou a brincar já te ponho uns links decentes :wink:
Offline

frsantos 
Membro
Mensagens 1458 Gostos 0
Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

procuro artigos

resultados ninguem pode dizer k eu copio, certo?
os resultados são super divulgados certo?
Offline

netnando 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citação de: "x_santos"
procuro artigos

resultados ninguem pode dizer k eu copio, certo?
os resultados são super divulgados certo?


Lógico. Há certas coisas que não podem ter copy right.

Já agora vê esta busca em ingles:
http://www.google.com/search?client=opera&rls=en&q=sports+free+content&sourceid=opera&ie=utf-8&oe=utf-8

J+a te ponho o mesmo em castelhano
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Citação de: "x_santos"
procuro artigos


Artigos é mais complicado... Deixa-me ver se encontro alguma coisa...

Citação de: "x_santos"
resultados ninguem pode dizer k eu copio, certo?
os resultados são super divulgados certo?


Claro ;)
Offline

netnando 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Da busca espanhola resultou un unico link prometedor:
www.clubanuncios.com/contenidos.html
Offline

Red 
Membro
Mensagens 111 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Ok, obrigado aos que interviram... acho que em vez de ser o fpware a pagar o jantar (conforme outro post), vamos ter de ser nós a pagar-lhe a ele hehhee  :)
Offline

netnando 
Membro
Mensagens 789 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citação de: "Red"
Ok, obrigado aos que interviram... acho que em vez de ser o fpware a pagar o jantar (conforme outro post), vamos ter de ser nós a pagar-lhe a ele hehhee  :)


Eu o jantar pago, o que me preocupa é a sobremsa e o que se segue :D
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

x_santos, aqui numa consulta rápida reparei que existem vários sites com feeds rss que podes incluir no teu, para lhe dar uma imagem mais dinâmica:

http://www.maisfutebol.iol.pt/rss.php

retiro os feeds do Púlico... :roll:

http://www.tsf.pt/online/rss/ultimas_desporto.xml
Offline

frsantos 
Membro
Mensagens 1458 Gostos 0
Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

ok obrigado, mas...(tenho smp 1 mas)

cm e k poxo usar isto?
o feed rss é livre?