←  E-commerce

Cobrança de dívidas

Lida 7883 vezes

Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Olá,

Como é sabido com a crise cada vez há mais pessoas a deixar de pagar produtos ou serviços.
Embora tenha conhecimentos a nível de direito, neste caso não sei bem como funciona.

Ex:
Tenho um cliente que não me paga, o processo vai para tribunal, tem custos judiciais de abertura de processo, etc.. cerca de 500€.. o cliente é obrigado a pagar.. mas quem paga as despesas do processo?
Já me disseram que quem perde é que tem de pagar tudo..
Será assim?


Obrigado
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

faz um blog a fazer queixa, poe no primeiro lugar para a pesquisa da empresa e envia isso aos gajos...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Podes sempre tentar os Julgados de Paz em que o processo apenas custa 70€..

http://www.conselhodosjulgadosdepaz.com.pt/index.asp?id=Informacao
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Olá,

Como é sabido com a crise cada vez há mais pessoas a deixar de pagar produtos ou serviços.
Embora tenha conhecimentos a nível de direito, neste caso não sei bem como funciona.

Ex:
Tenho um cliente que não me paga, o processo vai para tribunal, tem custos judiciais de abertura de processo, etc.. cerca de 500€.. o cliente é obrigado a pagar.. mas quem paga as despesas do processo?
Já me disseram que quem perde é que tem de pagar tudo..
Será assim?


Obrigado

Isso de tribunais é complicado, ele não paga e vai a tribunal e depois dizem que tem que pagar. Mas como ninguém vai preso por dever €€ a ninguém, ele alega que não tem como pagar e pronto não recebes na mesma.

Se conheces o cliente pessoalmente, aposta em "apertar" com ele um bocadito ou então cobrador de fraque para andar atrás dele todo o santo dia.
Offline

JVieira 
Membro
Mensagens 54 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

que tal uma simples injunção? não é preciso advogados, nada .. serve exactamente para isso. metes a injunção, ele recebe e tem algum tempo para dizer se paga ou não; caso não pague nem recorra, o tribunal vai-lhe buscar o dinheiro. penso que é assim que funciona, não sei se é assim tão simples ou não mas parece-me que em breve também vou ser forçado a recorrer a esta forma de cobranças.
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Não conhecia, mas é capaz de ser uma boa solução :)

que tal uma simples injunção? não é preciso advogados, nada .. serve exactamente para isso. metes a injunção, ele recebe e tem algum tempo para dizer se paga ou não; caso não pague nem recorra, o tribunal vai-lhe buscar o dinheiro. penso que é assim que funciona, não sei se é assim tão simples ou não mas parece-me que em breve também vou ser forçado a recorrer a esta forma de cobranças.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

tb estou com 3 pendentes há 2 meses...

o que tenho feito é tentado chegar a um acordo (pagamento parcelares, etc)

Se os valores forem altos poderá valer a pena ir para contencioso. se forem baixos, mete em "cobranças impossiveis", aprende com o erro (receber pelo metade antes de avançar com o trabalho, escolher melhor os clientes, entregar a faca mas ficar com o queijo) e segue para bingo!!
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Este homem é a solução para os vossos problemas.



 :cool:



Podem sempre pedir a um advogado que envie uma carta daquelas que metem logo o tipo em sentido...
Offline

JVieira 
Membro
Mensagens 54 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Não conhecia, mas é capaz de ser uma boa solução :)


estão aqui os passos: http://www.mj.gov.pt/sections/justica/injuncoes
O que é uma Injunção?
 
A Injunção é uma providência que permite que o credor de uma dívida obtenha, de forma célere e simplificada, um título executivo, sem necessidade de promover uma acção declarativa num tribunal.
O título executivo é um documento essencial para que se possa proceder à cobrança judicial da dívida através dos tribunais, por meio de uma acção executiva que viabilize a respectiva penhora.


A mim parece mesmo a melhor opção.