← Negócios Online

Direitos de autor e imagens

Lida 56555 vezes

Offline

Machado 
Membro
Mensagens 17 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Olá, esta é a minha primeira mensagem neste fórum.

Já pesquisei nos tópicos todos e penso não haver nenhum tópico que responda à minha dúvida por isso decidi criar um, peço desde já desculpa se me enganei.

A minha questão é a seguinte: se colocar uma imagem no meu site com a respectiva fonte (origem), ou seja o endereço do site de onde a retirei estou a violar os direitos de autor? A primeiro instante penso que sim porque estou a usar o trabalho de outra pessoa, sem autorização, mas também estou a citar e pelo que tenho conhecimento isso é salvaguardado na lei.

Outra dúvida, através de pesquisa, li que posso fazer isso (não sei se é verdade) se o meu site for de cariz não comercial. Um site em meu nome pessoal que use adwords é considerado comercial?

Desde já muito obrigado e parabéns a todos os utilizadores pelo excelente fórum.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Bem vindo ao +tráfego

Não sei até que ponto se citares as fontes te vale de alguma coisa.

O que te aconselho a fazer se quiseres usar imagens que não são tuas. É por exemplo ires busca-las a galerias onde os autores indiquem esses mesmos direitos. Por exemplo no flickr que é a maior, fazem isso.

Agora a realidade legal não te posso precisar. E não sei até que ponto isto está definido a nível de web.
Offline

Machado 
Membro
Mensagens 17 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Bem vindo ao +tráfego

Não sei até que ponto se citares as fontes te vale de alguma coisa.

O que te aconselho a fazer se quiseres usar imagens que não são tuas. É por exemplo ires busca-las a galerias onde os autores indiquem esses mesmos direitos. Por exemplo no flickr que é a maior, fazem isso.

Agora a realidade legal não te posso precisar. E não sei até que ponto isto está definido a nível de web.

Não estou muito de acordo, penso que "citar a fonte" pode fazer toda a diferença.

Em relação ao flickr, não era essa a minha intenção, a minha ideia não é ter imagens para "embelezar" o site.

A ideia é inserir imagens em artigos como referencia a determinado acontecimento ou projecto. Ou seja, imagina que tens um produto na tua empresa e tens um site que fala desse produto com imagens sobre o mesmo.

Eu quero fazer um artigo a comentar o teu produto, e coloco uma imagem e refiro a fonte.
Na minha maneira de ver, até é positivo para a empresa (citando a fonte, daí ter discordado) mas isso é apenas a minha opinião. Não sei se isto é um preciosismo... mas interesso-me por direitos de autor.
Offline

Pedro Miguel 
Membro
Mensagens 1161 Gostos 25
Feedback +11

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

 usar nos sites imagens do Google é ilegal ?
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sempre que temos a fonte para determinada imagem devemos colocá-la, mas é claro que muitas vezes uma imagem passa por tantas mãos que é difícil perceber de onde ela veio.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

usar nos sites imagens do Google é ilegal ?

Estás a referir-te a imagens que encontras recorrendo ao Google?
Offline

Machado 
Membro
Mensagens 17 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Sempre que temos a fonte para determinada imagem devemos colocá-la, mas é claro que muitas vezes uma imagem passa por tantas mãos que é difícil perceber de onde ela veio.

Concordo, mas isso é porque há quem não refira a fonte, porque se todos tivessem esse principio, com mais ou menos trabalho, encontrávamos sempre a origem  :wink:
Offline

Machado 
Membro
Mensagens 17 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Jerson, estive a ler o teu artigo sobre direitos de autor. (http://www.jersonwanderley.com/direitos-de-autor-sobre-textos/)

Gostava de te fazer umas perguntas:

"Eu sei que se falarmos de imagens hoje em dia é complicado controlar as cópias, porque às vezes já ninguém sabe muito bem a quem pertence uma determinada imagem, mas nos textos não existem grandes dúvidas!"

As imagens que tens no teu site são todas obras tuas, ou estão livres de direitos de autor?
Offline

Pedro Miguel 
Membro
Mensagens 1161 Gostos 25
Feedback +11

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Estás a referir-te a imagens que encontras recorrendo ao Google?

Sim , ou quando fazemos procurar imagens no Google
Offline

Machado 
Membro
Mensagens 17 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Sim , ou quando fazemos procurar imagens no Google

Depende, há imagens que estão livres de direitos de autor, porque o autor assim o determina. Mas para isso tens que ler a licença.

Se fazes uma pesquisa no Google, encontras uma imagem, e copias para o teu site, em 99% das vezes estás a violar os direitos de autor.
Offline

Pedro Miguel 
Membro
Mensagens 1161 Gostos 25
Feedback +11

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

 Depende , faz de conta :

 - Vou ao Google procuro pela consola X , faço o que tenho de fazer e guardo uma imagem da consola X . Depois meto-a no alojamento e coloco-a num artigo da minha autoria ... é ilegal ?

( Atenção , eu geralmente vou a galerias que permitem / ou tem as licenças , fiz esta pergunta por mera curiosidade )
Offline

Cyrus 
Membro
Mensagens 350 Gostos 3
Feedback +3

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O proprio google também esta a violar o direito de autor de milhares de imagens porque faz uma thumb de todas as imagens. Ou seja ta a utilizar indevidamente conteúdo de outros para gerar tráfego.
Offline

Pedro Miguel 
Membro
Mensagens 1161 Gostos 25
Feedback +11

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

 Logo , o Google vai contra as regras e eu também ou quem faz isso ...
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Enfim, isto é "bater numa tecla" desnecessária. É óbvio que controlar os direitos de imagens é uma tarefa gigantesca e até certo ponto desnecessária, especialmente se estivermos a falar daquelas imagens de artigos básicas. É claro que quando se escreve um artigo sobre uma pessoa que faz graffiti e se coloca imagens do seu trabalho, aí a fonte é obviamente necessária. Ou quando utilizamos imagens do Flickr também, mas estas são situações em que é fácil identificar a fonte. Já imagens que se encontra no Google que são reutilizadas milhares de vezes, tentar encontrar a fonte é por vezes uma tarefa impossível.
Offline

Pedro Miguel 
Membro
Mensagens 1161 Gostos 25
Feedback +11

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

não bato mais no ceguinho !