← Negócios Online

[DICAS] Aumento da Produtividade & Foco

Lida 9663 vezes

Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Olá a todos,

A PRODUTIVIDADE E O FOCO FORAM O MEU MAIOR PROBLEMA DE 2007 a 2015

Antes de terminar 2016, gostaria de vos deixar com umas simples dicas que mudaram completamente a forma como produzi atrás de um computador e pude aumentar os meus rendimentos e portfólio de empresas durante este ano. Li esta informação no QUORA e quando apliquei posso afirmar que mudou completamente a minha forma de estar e a minha performance.

Isto é especialmente dirigido para pessoas que, como eu, se distraem facilmente online e rapidamente perdem o foco. As dicas são genéricas mas peço que as experimentem e comentem com as vossas experiências.

1. Instalem o STAYFOCUSD no chrome (URL) e bloqueiem sites que vos distraem (no meu caso - 9gag, youtube, facebook, twitter, etc, etc). Peçam para bloquear após 25 minutos de navegação nesses websites.

1.1. Para gestão de páginas de facebook utilizem o business.facebook.com, para facebook messenger usem o messenger.com e para música... instalem o spotify.

2. Dividam as vossas horas em blocos de 20 minutos e planeiem de véspera o que vão fazer em cada bloco, dividindo os objetivos em pequenas tarefas. Utilizem a hora de almoço (no meu caso 12:30) para fóruns, etc, etc...

3. Acordem mais cedo. Eu sempre acreditei que era um morcego, que de noite é que era produtivo. A partir do momento que comecei a acordar às 08:00 da manhã, a minha vida mudou em vários níveis.

4. Não trabalhem em casa. Se o fizerem, criem um espaço dedicado a isso, longe do sofá, da cozinha e da cama. A partir do momento que comprei umas instalações para trabalhar a 100%, sinto uma maior obrigação de trabalhar e o tempo que passo em família é muito mais aproveitado.

5. Deleguem, contratem, distribuam tarefas. É importante para vos manter focados naquilo que é realmente importante.


Estes 5 passos mudaram a minha vida em 2016. Espero que vos ajude a mudar a vossa em 2017. Aproveitem a mudança de ano para se comprometerem com um estilo de vida que acreditam que vos irá ser mais e melhor.

BOM 2017!

Fico à espera das vossas experiências :grin:
Offline

espaconline 
Elite
Mensagens 1066 Gostos 10
Feedback +10

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Obrigado pelas dicas Diogo! Espero seguir algumas este ano em que vou dar mais um passo em frente no meu "negócio online" :)

Um 2017 de grande sucesso para ti também !
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Obrigado pelas dicas Diogo! Espero seguir algumas este ano em que vou dar mais um passo em frente no meu "negócio online" :)

Um 2017 de grande sucesso para ti também !

Grande Paulo!

Foram dicas que me ajudaram imenso. Espero que te possam ser de alguma utilidade, mas fico à espera das tuas dicas e feedback!

Um grande abraço e um excelente 2017!
Offline

KnowTheGuy 
Beta tester
Mensagens 455 Gostos 91
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Quick Poster Level 5 Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary Level 4 Avatar

Bom tópico sem duvida alguma, um dos meus problemas até agora na qual não entendo ou ainda não entendi o porquê é.

Quase todos os projetos que tive não renderam quase nada! Adulto (apostei pouco confesso, gerou alguns €€ mas perdi os backup do .sql e só tenho o backup do FTP) perdi a motivação e a vontade de começar do 0, isto porque sou só eu a gerir os projetos porque é dificil de ter pessoas confiaveis na gestão dos sites, acreditem que das pessoas que conheço ninguem gere sites, ou se gere não tem gosto pela criação de conteúdo.

O problema de momento são a monetização e as visitas.

Faço mais de 80 artigos, e não passo das 80-90 visitas diarias, fico estagnado nesses números não sei porquê.. Aplico SEO faço artigos de preferência com mais de 400 palavras, tenho o site todo responsivo e atualizado de semana a semana ou diariamente.

E não passa disso! Nunca cheguei a investir em facebook ads mas este ano vou fazer-lo, mas gostaria de ter um site com visitas mas sem necessidade de redes sociais, pois gosto de ver o trabalho a crescer pelo meu esforço e dedicação e não com uns "meros" euros para ter o sucesso.

Sei que o Facebook ads da um boost, mas quero crescer naturalmente.

A maioria dos meus projetos falharam, não porque não tinham futuro muitos deles tinham e foram bem trabalhados o problema é que o cansaço de não ver sucesso ou mais visitas deixam-me de "rastos" entre aspas em relação a futuros projetos.

A uns dias li um artigo SEO de que o SEO não existe, existem sim palavras para posicionar melhor no google mas apenas isso.. Eu tinha um site com mais de 30 bons backlinks em sites grandes e ficava com os artigos nas primeiras páginas no google (não todos, mas uma grande maioria andava pelas 2 e 3) e muitos deles andavam pela 1, e segundo os Gurus do SEO dizem que ao ficar nas primeiras páginas vão gerar muitas visitas e clicks!

Ora, sendo alguns posts de tutoriais, dicas e noticias nas primeiras páginas do Google (pedi um amigo para pesquisar, e eu também pesquisei sem conta do google aberta) e realmente está, clicks e visitas? Poucas... motivo para isso? Até hoje não sei.

Até mesmo usando palavras em long tail e com pesquisas e bom CPC ficava nas primeiras páginas do google resultado poucas visitas geravam..

Tanto falhanço não entendo o porquê, bem o certo é que o meu projeto de noticias não passou dos 100 artigos... se tivesse passado talvez tinha mais um boost nas visitas.

E acreditem publicar 80 artigos (já tive um projeto que publiquei mais de 200 artigos) da imenso trabalho, especialmente quando é feito por ti e és o único a trabalhar no site, o merito e o conhecimento do trabalho árduo não são valorizados! E é tão dificil encontrar alguem que entre no projeto e seja de confiança e que queira levar isto para a frente!

Alias o projeto que estava a falar das 80 visitas já tem mais de 6 meses, e já tem um bom PA e DA e mesmo assim continua tal como disse.
Vamos ver se 2017 é o ano de triunfar, conquistas e mais maiiiiiiiiis sorte...  :superlol:
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

@KnowTheGuy, mais tarde vou analisar a tua resposta e tentar dar alguns inputs mais profundos relativamente aos problemas que expões...

Até lá deixo-te um pequeno conselho: não desistas. A minha assinatura neste fórum refletia um problema comum que acontece para quem tem negócios digitais: maior parte das vezes, no marketing digital, as pessoas desistem antes do sucesso acontecer. Mantem-te na luta e não desistas.

Depois irei analisar a tua questão mais profundamente.

Bom ano!
Offline

epilifalerav 
Membro
Mensagens 362 Gostos 81
Feedback +6

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

@KnowTheGuy estamos cá para nos ajudarmos e eu não escondo nada quando se trata de ajudar, com mais calma irei também procurar ajudar-te dentro das minhas possibilidades, mas como o Diogo disse não desistas pk a insistência neste nosso mundo acaba sempre por repor a "justiça"
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Knowtheguy Hoje tenho mais de 300 sites, acredito que ja tive mais de 600, contando ativos com visitas e a gerar a partir de 0.01 mensal. De todos somente uns 30 ou 40 deram dinheiro. Por isso continua o processo e tenta outros nichos...

Os nichos que eu gosto ate hoje nunca consegui ganhar dinheiro com eles... eheh

Confesso também que nunca me esforço muito em nenhum site, tenho sites dos 0 aos milhoes de visitas. Com organico, social, ads, seja la o que for... continua a trabalhat nisso que chegas la :)

Truque: entrar em nichos pequenos mesmo que n deem dinheiro so pra ganhar as manhas do trafego organico. Registar sempre dominios por 2 anos, assim se desistires ao final de tres meses ter o site on por dois anos vai gerar te alguns resultados sem quase fazeres nada eheh a maioria dos meus sites comecam a ter resultados passado 6 meses a 1 ano.
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Joni, os tempos são diferentes. Dás a entender que se ele fizer como tu e simplesmente ir criando sites, bombear conteudo em nichos diferentes que vai conseguir.

Isso a ti pode resultar porque quando entraste no jogo ele era bem menos competitivo e agora tens capital suficiente para alguem criar o conteudo para ti e isso poder resultar.

Quem está a começar, essa abordagem será a errada, na minha humilde opinião.
Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Olá,

Também tenho o mesmo problema e tenho vindo a melhorar a minha produtividade, o que referes já faço à algum tempo. Aproveito para deixar 2 questões:
1) Quem usa aplicações para contabilizar o tempo que gasta em cada tarefa? Indiquem qual pf.
2) Que aplicações usam para gerir tarefas/to-do list diária, semanal, etc?
3) No caso da música é defendido que se deve ouvir diferentes tipos de música consoante a tarefa (repetitiva, chata, estratégica, etc...). Alguém tem este ponto em conta? Partilhem as playlists se forem públicas.

Testei recentemente o brain.fm, tem playlists de 30m,1h,2h que aumentam o foco (pelo menos na teoria). Sinceramente não notei grande resultado mas na altura li feedbacks muito positivos.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

@KnowTheGuy, agora que analisei com mais tempo a tua resposta, aqui segue uma resposta mais aprofundada:

A dificuldade de obter tráfego e rendimentos não são apenas tuas, mas de 95% de todas as pessoas que se iniciam neste negócio. É um jogo de paciência e relativamente a isso apenas poderei aconselhar-te a não desistir.

Relativamente à obtenção de tráfego
  • A obtenção de tráfego vem de um trabalho constante e não pode resumir-se a SEO. Num mundo cada vez mais social, terás de criar comunidades de pessoas que partilhem os interesses que aches relevantes para o teu site e começar a partir daí. Se eu estou numa página de Facebook sobre jardinagem e alguém posta sobre "Como cortar os jardins em cone" poderei achar o conteúdo interessante e visitar o site - mas talvez nunca fizesse essa pesquisa. Entendes onde quero chegar? O google responde a problemas, as comunidades criam engagement.
  • O Facebook ADS é uma ferramenta essencial para a construção de comunidades e igualmente para a obtenção de tráfego, mas é muito importante que seja utilizada corretamente para não condenar os projetos à partida. Os resultados vão demorar mais a chegar, mas o primeiro trabalho deve ser feito à base de parcerias, sinergias e dinâmicas com outras comunidades relevantes.
  • O Adwords poderá ajudar a chegares a uma audiência bastante particular, mas os custos são elevados. Utilizo apenas quando tenho websites que respondam a um problema específico com uma "buying action". Ou seja, fico sempre com algum dado do utilizador para construção de uma base de dados ou efetuo uma venda imediatamente. Já para o tráfego do Facebook, reduzo na quantidade de Call-To-Action, por exemplo.

Quanto à obtenção de rendimentos
  • Devo dizer, com toda a humildade, que esta é a parte mais fácil do jogo. Basta seres um pouco pró-ativo nos teus empreendimentos e não seguires a "manada".
  • Se 500.000 outras pessoas utilizam AdSense e pay-per-click porque não apostar noutras formas de obtenção de rendimentos, mais ou menos intrusivas, para obteres rendimentos dos teus negócios? Comecei a vender tráfego em CPM há três anos, numa altura em que toda a gente começou a comprar (atualmente sou apenas anunciante e não publisher). O negócio das pops explodiu e resultado? Hoje está a pagar mal e porcamente... Next step? Pensa fora da caixa... mas eu já tomei as minhas providências
  • Exemplos de rendimentos que poderás obter: site de jardinagem. Fala com uma empresa que venda adubo online, consegue um preço porreiro e cria uma landing page exclusiva para a venda do "melhor adubo do mundo" (ou seja qual for o teu USP). Eles tratam de toda a gestão logística, tu ficas com os dados do cliente e com as tuas comissões.
  • Poderás perguntar-me: porque não um programa de afiliados? Pode ser, sim. Mas eu não gosto de dar os dados do meu cliente por inteiro ao fornecedor... pois um email nos dias de hoje vale muito dinheiro.

Como eu ajudei um dropshipper a ganhar mais de 30.000€ em 2016 [em 6 meses]

Simples. Indiquei-lhe uma landing page que funcionava, arranjei o produto e dei-lhe uma percentagem justa. Ele chega a ganhar mais que a empresa. No entanto, criou uma estrutura tal que para o ano não tenho dúvidas que os rendimentos vão subir para o triplo. E só precisou de umas horas de construção e de uma conta de facebook.

A pergunta aqui é... ele seguiu a manada? Não. Não seguiu. Foi inteligente, é uma pessoa perspicaz e acima de tudo proativa. Liga-me quando precisa, tem a nossa estrutura a diariamente alimentar as necessidades dele...

Tem trabalho? Sim... Pode ganhar muito dinheiro nesta "brincadeira"? Vai com certeza... Trabalha para ele, para a equipa dele e para o estado a quem paga os impostos... mas a verdade é que arranjou uma forma de ganhar dinheiro e vai espremer essa "teta da vaca" enquanto lhe for possível e não ficar seca.

[Alguém gostaria de ver um tópico com esta história desenvolvida?]


Your turn...


Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

A chave essencial que eu usei para avançar profissionalmente foi a internacionalização porque o mercado PT era limitado demais para a minha ambição... Mas existem outras chaves úteis que eu usei e recomendo, como a distinção, a qualidade e sobretudo a inovação. Ir à frente, analisar mercados, analisar tendências, saber aquilo que as pessoas procuram e oferecer isso...
Angariar contactos, criar parcerias, trocar ideias, renovar ideias e não apenas limitar a seguir o que os outros fazem. Olhar um projecto que tem sucesso e pensar "é pá vou fazer o mesmo que isto parece que funciona"... Esquece, isso é arrecadar tostões.
Antes de criar um projecto eu penso se vou poder marcar diferença, se vou ter bases para o sustentar e fazer melhorar, analisar se é possível a expansão ou se é algo para aproveitar ao máximo a curto prazo porque é baseado numa tendência ou numa moda passageira. O facto é que existem diversas formas de trabalhar que dependem de cada situação, mas o planeamento inicial e a proposição de objetivos é fundamental.
O sucesso não é questão de sorte, mas sim trabalho inteligente...
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

@spykerGM o que eu fazia em 2010 continua a funcionar exatamente da mesma forma hoje em dia. Mas repara no que disse , em 600 40 deram certo... isso significa tudo menos que eu dei a entender que era facil.

A minha dica não era criar sites sem parar e sim deixar de lado o tal site que não tem resultados organicos, se o conteudo for atemporal, por meio ano ou mais e no final abrir o analytics e ver o que mudou.... Aposto que vai crescer, por muito pouco que seja, a maioria dos casos é de impaciência. (aquele meu desafio que comecei aqui, deixei de lado a meses o site ta a render 1-3euros diarios)

Acerca de investimento, se os 40 não retornassem o suficiente para ter 100, eu certamente não tinha centenas. Tenho varios amigos aqui do forum que ganham milhares somente com 1 ou 2 projetos, eu tambem tenho 1 ou 2 projetos suficientes para eu viver, no entanto em 2012 aconteceu de eu vender tudo e focar num só projeto que caiu na altura na serp e no face ao mesmo tempo e eu tive basicamente de recomeçar tudo. Para mim funciona melhor e é mais seguro ter varios sites em mercados dispersos.

Fontes de rendimento, com rendas totalmente diversas posso dizer que hoje tenho mais de 30, embora tenha somente 4 com valores apelativos.

Quando voltar de viagem faço um topico de como levantar dinheiro rapido para investir em projetos :)
Offline

Ediladeira 
Membro
Mensagens 22 Gostos 4
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Webmaster

@Diogo Pinto excelente tema!

Sou um "apaixonado" por Produtividade e por técnicas ou ferramentas de como melhorar cada vez mais a performance diária e assim atingirmos todas as metas a que nos propomos. Inclusive, está na minha TO DO LIST 2017 (a famosa lista de desejos)

Tocaste em pontos que já adoptei ao meu dia-a-dia. Tais como:

- Extensão para bloquear websites que te puxam para fora do foco e te fazem perder tempo de produtuvidade (para quem perde muito tempo no facebook sugiro esta extensão chrome: https://chrome.google.com/webstore/detail/news-feed-eradicator-for/fjcldmjmjhkklehbacihaiopjklihlgg )

- Trabalhar por blocos. O chamado Método Pomodoro. (nem sempre trabalho com este método, mas quando tenho prazos mais apertados, funciona na perfeição para mim! Recomendo esta extensão chrome: https://chrome.google.com/webstore/detail/strict-workflow/cgmnfnmlficgeijcalkgnnkigkefkbhd )

- Trabalhar em casa ou num espaço dedicado? Com o passar do tempo, no meu caso, verifiquei que me dou bem a diversificar. Felizmente, em tudo o que faço tenho flexibilidade e liberdade para poder trabalhar de onde quiser. Com isso, comecei a perceber que a minha produtividade aumenta bastante quando eu estabeleço uma rotina de diversificação no espaço de trabalho. Ou seja, trabalho no meu escritório em casa, trabalho na minha varanda quando está bom tempo (comprei uns sofás todo xpto), trabalho fora de casa no escritório, ou em coffee spots. Isto sempre dependendo do tipo de tarefas que tenho para esse dia ou semana, da vibe em que acordei no dia em questão, etc.

- Delegar tarefas. Acredito que este ponto seja fulcral na produtividade de cada um. É também um dos meus objectivos para este ano, conseguir delegar cada vez mais, não somente quando sinto que tenho inteira necessidade, mas também quando são pequenas tarefas que delegando a alguém responsável, nos poupa imenso tempo todos os dias. 

Para finalizar e resumir um pouco, se pretendes alavancar a tua produtividade ao máximo, segue as dicas do Diogo e que o pessoal vai colocando aqui, pesquisa um pouco pela internet métodos e ferramentas para ajudar. De qualquer forma deixo uma sugestão, instala hoje mesmo uma extensão que te bloqueie os sites em que "perdes" muito tempo a procrastinar, e vais ver que pelo menos 50% da tua produtividade vai aumentar!

PS: Outra dica que pretendo explorar mais este ano é o uso da ferramenta IFTTT. Permite automatizar processos e acho que conseguimos poupar imenso tempo com esta tool. Se alguém já usa coloque aqui a sua experiência com a ferramenta também.

Abraços e Feliz 2017 para todos.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

1) Quem usa aplicações para contabilizar o tempo que gasta em cada tarefa? Indiquem qual pf.
2) Que aplicações usam para gerir tarefas/to-do list diária, semanal, etc?
3) No caso da música é defendido que se deve ouvir diferentes tipos de música consoante a tarefa (repetitiva, chata, estratégica, etc...). Alguém tem este ponto em conta? Partilhem as playlists se forem públicas.

Testei recentemente o brain.fm, tem playlists de 30m,1h,2h que aumentam o foco (pelo menos na teoria). Sinceramente não notei grande resultado mas na altura li feedbacks muito positivos.

1) Não utilizo aplicações - noto que por vezes ao fim de 20 minutos estou a atingir o pico do foco e se tenho uma aplicação a bloquear o tempo lá vai o foco. Geralmente estendo para outro bloco de 20 minutos e ao fim de X tempo a fazer a tarefa perco 5 minutos a reorganizar a agenda.

2) Agenda Google - Free to use e permite gerir o horário por blocos como pretendo. Posso partilhar com os meus colegas e eles podem reajustar o meu horário conforme a prioridade das tarefas. Para to-do colaborativo: wunderlist

3) Durante um mês utilizei um website que imitava som de cafés porque achei que aumentava a produtividade. Eliminei completamente e comecei a ouvir quase exclusivamente: de manhã remixes do Kygo (mesmo que seja em repeat constante) - à tarde ouço este livestream - ao fim da tarde playlist Relax and Unwind do Spotify.

PS: Outra dica que pretendo explorar mais este ano é o uso da ferramenta IFTTT. Permite automatizar processos e acho que conseguimos poupar imenso tempo com esta tool. Se alguém já usa coloque aqui a sua experiência com a ferramenta também.

Utilizei o IFTTT em tempos para gerir post no Facebook. Achei complexo mas extremamente eficaz. Não tenho atualmente nada ativado, mas aguardo feedback de utilização! :)
Offline

rubenjpmartins 
Membro
Mensagens 12 Gostos 11
Troféus totais: 5
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 1 10 Posts First Post One year Anniversary

Muito Bom este tópico

@Diogo Pinto , penso que seria do interesse geral um topico com a história desenvolvida do dropshing

Bom ano a todos!