← Social Media

Um terço das empresas em Portugal fazem negócios nas redes sociais

Lida 16152 vezes

Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Ok apaulo, lembra-te que as redes sociais estão no seu auge, especialmente o facebook em Portugal. Se soubesses a quantidade de €€€ que estás a perder, potencialmente, por mais 20 minutos de trabalho diário...

Sim, só precisas disso (20 minutos). Pagas ads por exemplo para criares uma página e aumentares os fãs (ou pagas a freelancers esse serviço). Depois twitterfeed para cima e uns posts humanos de vez em quando.

Vais ficar espantado com o resultado.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Acho que o Facebook e outras redes sociais são mais uma forma de marketing disponível, e como tal importantes. Mas a internet é de modas, hoje as redes sociais estão em alta, amanhã já ninguém lhes liga. É óbvio que com investimento no marketing "tradicional" se conseguem melhores resultados, mas as redes sociais são uma boa solução para quem não tem dois tostões para gastar em publicidade.

Também me parece que as redes sociais são mais indicadas para manter os clientes actuais activos e interessados, mas têm menos impacto no que trata de atrair clientela nova e relevante para o site/negócio.
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Pagas ads por exemplo para criares uma página e aumentares os fãs (ou pagas a freelancers esse serviço).

Ora bolas, então estás a chegar à mesma conclusão que eu: pagar publicidade contextualizada, apenas me estás a dizer para o fazer no Facebook.  #-o

Ora, como os euros não dão para tudo... optei por outros meios, porque para mim faz mais sentido. Por exemplo, no meu site de emprego faz mais sentido receber pessoas que procuram emprego activamente na internet... e elas procuram-no nos motores de busca, não no Facebook.  :-k
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Ora bolas, então estás a chegar à mesma conclusão que eu: pagar publicidade contextualizada, apenas me estás a dizer para o fazer no Facebook.  #-o

Ora, como os euros não dão para tudo... optei por outros meios, porque para mim faz mais sentido. Por exemplo, no meu site de emprego faz mais sentido receber pessoas que procuram emprego activamente na internet... e elas procuram-no nos motores de busca, não no Facebook.  :-k

Para isso é que se fazem estudos de mercado ou se encomendam esses estudos de mercado para saber a que horas atacar o facebook. Posso dizer-te por um mini-estudo pessoal que estou a fazer, que mais de 50% das pessoas com mais de 30 anos que vão ao facebook a partir das 14:00h até as 17:00h são desempregadas. Nas minhas páginas coloco sempre links para ofertas de emprego no meu site e as taxas de conversões para cursos/ofertas de emprego sobem exponencialmente.

Mas é claro que Adwords e semelhantes podem lucrar melhor. No meu caso:

- Gastei 300€ a criar um grupo com 25.000 pessoas. Neste momento tem cerca de 60.000 sem gastar mais dinheiro nenhum. Rende-me cerca de 600€ mensais em afiliados e 300€ em adsense (este mês em afiliados fiz apenas cerca de 300€). Todo o investimento foi recuperado no primeiro mês!

Resultados destes com adwords? Gastas no mínimo umas dezenas por dia em ads...

Melhor melhor, é optimizar a keyword para o primeiro lugar no google :lol:
Offline

tomassantos 
Membro
Mensagens 1061 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Claro que publicidade adwords pode ser mais eficaz, mas paga-se, e bem.

Se se pode ter à disposição uma boa ferramenta grátis, porque não usa-la para ter mais visitantes?
Offline

joanapearl 
Membro
Mensagens 69 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Só loguei para dizer: 30%? Isso é treta! E nem é preciso trabalhar em marketing online para desmistificar esses números.

O Facebook é rentável sim sra, mas não vais lá à primeira. Se fores parabéns. Eu anuncio no Facebook, desde publicidade empresarial a produtos de afiliados e neste processo (sim porque não me considero nenhuma "guru") tenho para mim que mais que o investimento de tempo e "cabecinha", é o dinheiro que manda. Perdi algum até aprender. Agora safo-me...

Mas digo, as redes sociais, em especial o facebook, são o futuro em termos de segmentação. É esse o maior trunfo quanto a mim. É que aquilo, quando feito em condições tem um poder inacreditável.


PS: Diogo vais-me desculpar mas tenho imensa dificuldade em acreditar nesses teus números e mais ainda me custa que passes a ideia de que 20 minutos bastam. Fica só o aparte.
Não sei porque razão tens este hábito de fazer um hype dos diabos acerca do que ganhas, lembra-me do "fake it till you make it" do Shoemoney... Enfim... Em portugal só se ganha respeito assim... Pareces os make money online bloggers de Portugal. Cada um mais mentiroso que o outro.

Desculpa a frontalidade, mas não gosto dessa postura.


JP
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

PS: Diogo vais-me desculpar mas tenho imensa dificuldade em acreditar nesses teus números e mais ainda me custa que passes a ideia de que 20 minutos bastam. Fica só o aparte.
Não sei porque razão tens este hábito de fazer um hype dos diabos acerca do que ganhas, lembra-me do "fake it till you make it" do Shoemoney... Enfim... Em portugal só se ganha respeito assim... Pareces os make money online bloggers de Portugal. Cada um mais mentiroso que o outro.

Olá Joana,


Agradeço a tua opinião, tens todo o direito a ela. Mas quem me conhece bem e sabe de que sites falo, sabe perfeitamente que não estou a mentir. E se quiseres provas terei todo o gosto em te mandar comprovativos da netaffiliation e do adsense para a tua caixa privada :D

Não tenho nada a esconder. E não conheço essa máxima do "fake it till you make it". Nunca me regi por ela.

(Agora deixaste-me num dilema, costumo sempre dizer "abraço", por isso...) Um abraço! heheh

Quanto aos 20 minutos, sim, naquilo em que eu me insiro chegam. Lembra-te que não uso directamente o facebook ads, mas sim outros softwares e métodos. Mais concretamente, páginas. :)

Quanto ao "Não sei porque razão tens este hábito de fazer um hype dos diabos acerca do que ganhas", não sei onde viste isso neste fórum, mas não é essa a ideia que quero transmitir. Quero apenas transmitir a de que com trabalho tudo se consegue (e algum investimento)
Offline

joanapearl 
Membro
Mensagens 69 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Diogo


Sem querer pessoalizar o tópico: Se quiseres enviar por pm os sites (ou os perfis no facebook) agradeço. Estou sempre disposta a aprender (and I mean it).

Em todo o caso mantenho o que disse até que me contradigas e aí terei todo o gosto em admiti-lo publicamente  :grin:


JP
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Diogo


Sem querer pessoalizar o tópico: Se quiseres enviar por pm os sites (ou os perfis no facebook) agradeço. Estou sempre disposta a aprender (and I mean it).

Em todo o caso mantenho o que disse até que me contradigas e aí terei todo o gosto em admiti-lo publicamente  :grin:


JP

Enviei todas as provas em MP e irei enviar agora a página do facebook que mais me tem dado a ganhar. Mentiroso, é que não.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Ei pá Joana,

O Diogo falou em 900 euros mensais. Isto é fazer hype?! Para mim hype é algo muito diferente.

Sinceramente não estou nada a par do facebook mas acredito facilmente que uma página com 20.000 fãs permita obter rendimentos nos 3 e 4 dígitos. Ainda mais nas mãos do Diogo que parece ter a "coisa" bem estudada.

Se calhar umas dicas do Diogo não te faziam mal e até podiam contribuir largamente para os teus resultados (penso que tenhas clientes).

Digo isto sem qualquer sentido crítico, até porque também já pensei nisso (dicas ao Diogo) para poupar na curva de aprendizagem.

Já agora Diogo, porque não crias um ebook com os teus processos?


---

EDIT

Já respondi fora de tempo...

Diogo, também não acredito! :D

Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

António, quando precisares de dicas não hesites em me adicionar no facebook. A minha aprendizagem é mais do que saber gastar dinheiro. É saber ouvir aqueles que realmente sabem. E não tenho problema nenhum em ensinar aqueles com capacidade de pôr em prática (fale-se de alguns euros na carteira).

Quanto ao ebook, neste momento está fora de questão por estar prestes a assinar um NDA com uma empresa portuguesa. Disto é que não posso enviar provas. :lol:
Offline

joanapearl 
Membro
Mensagens 69 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

@Diogo
Agradeço as pms.

@Cjseven
Gosto de aprender com todos e nisto de Adwords e Facebook, estou sempre a aprender e nunca nego uma dica, ou crítica ao meu trabalho, venha ela de quem vier. Sou falível como qualquer ser humano. Não aprecio é show off... mas fico-me por aqui, já chega.

Voltando ao tópico, esqueci-me de referir que uma coisa é estar nas redes sociais, o que actualmente é normal e imensas empresas em PT já fazem. Outra é por exemplo daí tentar retirar clientes e/ou vendas. E pela minha experiência, o mercado está ainda a amadurecer nesse sentido. Daí que esses 30% por mim não sejam bem a percentagem correcta.

E como referiu alguém, o tempo que se investe em alguns casos quase não compensa o esforço, a não ser por exemplo no Facebook e os ads. Há em determinados nichos um esforço enorme que é necessário fazer e isso leva tempo e paciência que por vezes tornam isso num investimento inviável.

Mas, e para terminar, apesar de tudo isto, julgo que de uma ou de outra forma é fundamental assegurar uma presençã na web social. Se for monetariamente viável, retirar daí dividendos, sejam eles financeiros de vendas directas, sejam eles buzz, links...


JP