← Domínios

2012 - Ano de Mudanças Profundas no Mundo dos Dominios

Lida 11644 vezes

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Se calhar vai :D

Mas deve ser uma forma de vender alguma coisa pois têm página para resellers!
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Realmente uma montanha de novos TLD's não fazem qualquer sentido e neste momento só virá a trazer confusão aos utilizadores/consumidores.

No entanto não nos podemos esquecer do fenómeno Google que alterou a forma como as pessoas acedem aos domínios.... vão á barra de pesquisa, digitam o nome e o google dá-lhes o link - por pura preguiça já ninguém escreve os endereços que conhece. Por outro lado temos as pesquisas nos diversos motores que nos mostram o que queremos (e o que não queremos).

Como diz o cjseven faz sentido um domínio do género produto.marca, até já foi considerado há alguns anos atrás a liberalização dos domínios, cada um regista o que quiser com a extensão personalizada que quiser.

Não importará o domínio, mas sim a força da marca e do marketing por trás. Na minha perspectiva em cerca de 10 anos deixarão de existir páginas em browsers, com a proliferação das RIAs, estes passarão a ser apenas arquivos de links/directórios e motores de busca...
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não entendo porque continuam a criar novos TLDs que ninguém depois usa. Para além dos TLDs regionais e os .com, .net e .org, os outros praticamente não são utilizados. Quem é que utiliza o .co, o .biz ou o .me? Não vejo muitos sites a utilizar esses TLDs, o .info ainda é dos poucos que vejo algumas vezes. Mais TLDs significa mais dinheiro para os registars pois vão logo todos registar os domínios premium desses TLDs para depois nunca os utilizarem.

Concordo que é preciso encontrar uma solução para o domínio dos .com e a escassez dos mesmos, mas não é com TLDs à parva que o vão fazer.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

O .co e o .me tb são regionais apesar de livres no registo e da sua utilização ter sido / ser especulada. O .co não me atrai mas por exemplo o .tv acho-o bastante interessante.

O .com lançado em 1985 ganhou muito terreno aos restantes e tornou-se a norma. O .net lançado ao mesmo tempo seria dedicado a ISPs. Como as restrições nunca foram implementadas a sério, acabou por tornar-se outro genérico mas a norma do .com já estava adoptada e o .net perdeu a corrida na partida.

Tal como o .org, levemente restrito a organizações e que agora é utilizado para tudo (incluindo presunto e chourico ;)).

O .biz só surgiu em 2000 e tb acabou por chegar tarde para combater a norma do .com. Ainda assim conta com cerca de 1 milhão registados. Eu tenho meia duzia deles...

O meu ponto de vista para TLDs (novos ou velhos):

Se olharmos para os domínios como uma realidade com apenas 25 anos e em crescimento exponencial, acho que os TLDs estão para novas propriedades / oportunidades como os continentes / países estavam para as descobertas no século XV (com muita especulação à mistura).

Da mesma forma que algumas descobertas no século XV foram mais valiosas do que outras, também alguns TLDs terão mais sucesso do que outros.

Eu acho que a abertura de novos TLDs é uma excelente oportunidade para o "comum dos mortais" deitar as mãos a alguns domínios premium e criar um bom portfolio de propriedades virtuais com valor futuro.

Melhor isto do que comprar terrenos na Lua ou em Marte :D

Estou de acordo que um keyword.com será a curto / médio prazo mais valioso do que um keyword.tv ou keyword.pro e que muitos TLDs pura e simplesmente serão um Fail. Mas e a longo prazo?

Quem sabe se será um destes domínios que me / nos irá pagar a velhice, do mesmo modo que os terrenos ou apartamentos comprados pelas gerações passadas, numa época com inflações galopantes, pagam a deles?
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O problema é que esses novos TLDs, tais como os .biz, etc, apenas vão ser utilizados para registarem domínios premium que depois ninguém acaba por usar, que é o que se passa agora. Tirando os TLDs regionais e os .com/.net/.org os outros TLDs pouco são usados e não me parece que isso vá mudar com a injecção de mais TLDs inúteis que apenas dão dinheiro aos registars.

Espero estar enganado, mas esta é a minha opinião. E para piorar querem lançar uma cambada de TLDs novos, mas não lançam o único que provavelmente teria sucesso imediato, o .xxx para sites para adultos.  #-o
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

O .xxx tb está na berlinda e com mais de 200k pre registados:

http://www.icmregistry.com/