São bons pontos, no entanto essa é a conversa que, normalmente o pessoal sem experiência na área tem, ou pelo menos o que lê muito e experimenta pouco. Vou tentar dar casos práticos...
Só vale a pena estar em algumas redes? Nunca percebi porquê. As redes são gratuitas, existem plataformas que te permitem adicionar o conteúdo a todas as redes a partir da mesmas aplicação, ou seja, não perdes tempo, logo não perdes dinheiro. Essas aplicações também te permitem controlar todo o que é dito sobre ti, voltas a poupar no tempo, já para não falar das plataformas de clipping...
Ou seja, se são gratuitas, se não perdemos tempo com elas, porquê não estar?! Acho que logo a partir dai devemos estar...
Manter e gerir uma bola política de divulgação nas Redes Sociais é um trabalho que deve ser feito com elevado profissionalismo.
Para certos negócios, o retorno é muito baixo e não compensa.
* o tempo gasto a verificar se ninguém foi lá estragar o que fizémos (tipo comentários idiotas, depreciativos ou mal-educados);
Ok caso prático, não interessa se alguém diz mal ou diz bem. Interessa é que digam. Se cometermos o erro de apagar o que se diz de mal, pode ir toda a campanha por água a baixo e sair toda a credibilidade de uma empresa afectada.
- Comentário depreciativo no mural do facebook, gestor de campanha apaga o comentário.
- User cria o grupo "A empresa x apaga os meus comentários, são uns porreiros"
- Envia o convite para os seus 5000 amigos, em poucas horas o grupo ganha centenas de pessoas.
Mural da história, este tipo de campanhas, servem para comunicar directamente com as pessoas. Não servem para as pessoas clicarem num link pago e irem ter à nossa landing page.
Nunca nenhum link vai criar tanto engagement, como a resposta a uma pergunta.
Eu tenho o meu site presente em Twitter, Facebook e LinkedIn mas verifiquei que o me oferece tráfego verdadeiramente útil e rentável, são os 40euros/mês (aproximadamente) que gasto em publicidade na pesquisa SAPO: a receita AdSense gerada directamente pelos cliques é superior ao que gasto.
A tua noção de rentável, pode ser vista pelo outro lado do prisma. Não te esqueças que quem não está é como se não existisse.
Normalmente quando falo deste caso com outros profissionais na área, para lhes explicar o potencial das redes sociais, ficam todos de boca aberta.
Caso prático:
- Objectivo divulgar uma comunicação.
- Duas campanhas distintas para divulgar essa comunicação.
- A primeira contava com um budget de 100 000€ em M-rec nos principais canais do Sapo e homepage.
- A segunda com um budget de 0€, passou por escolher líderes de opinião na área e pedir-lhes para divulgarem a comunicação nos seus perfis sociais ou blogs.
- O que foi gerado num dia pela segunda campanha, foi o mesmo que foi gerado pela primeira campanha num mês.
Mural da história.
Gastar 40€ pode ser um investimento seguro e certo, mas gastar 0€, conseguir gerar buzz e ter a possibilidade de se tornar viral, é um outro mundo e possibilidades que só não vê quem quer...
A partir dessa campanha, foi a última vez que sugeri a alguém adwords, sapo, etc.
Se há coisas que a web permite é lutar de igual forma com quem gasta dinheiro, não gastando, só é preciso um bocado de imaginação.