← Hosting

Carga máxima de um alojamento partilhado

Lida 3821 vezes

Offline

Nelson A. 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary

Ora boas pessoal!

tenho um fórum em phpbb num alojamento gratuito aka forumeiros, só que chegou a altura de dar cara nova ao site/fórum.

A questão é a seguinte, tenho dúvidas se um alojamento partilhado dará para as exigências do meu fórum, visto que tenho em média 100/150 utilizadores online! um alojamento partilhado dará para os gastos ou terei de ir para uma vps?

sei que as caracteristicas do fórum são importantes para me responderem...o fórum não tem qualquer tipo de downloads, é apenas um fórum de discussão, e será em smf ou xmb...

tenho preferencia pelo smf pois é mais completo, mas o xmb não será melhor neste caso visto que penso eu é mais poupado a nível de recurso da bd?

Obrigado a todos os que me responderem!  :)
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Esses 100 a 150 são medidos de 5 em 5 minutos, 15 em 15, 30 em 30? No forumeiros não deves ter muitas estatísticas para além do que dizes, mas um alojamento partilhado deve aguentar com isso, também dependerá de que alojamento for.

Se achas que vais continuar a crescer e a ter cada vez mais gente, a passagem directa para um VPS pode ser indicada, mas também depende da vps, existe vps piores que alojamentos partilhados... principalmente quando fazem overselling extremo para obterem baixos preços... A memória diz muito pouco.
Offline

Nelson A. 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary

como ja disseste e bem, no forumeiros nao tenho acesso a muitas estatisticas, mas esses 100 a 150 penso que sejam no momento exacto e não de x em x tempo...óbvio que há periodos do dia que tenho menos gente que isso, mas a média ronda isso.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Lamento mas esses 100 a 150 não podem ser no momento pois senão arrebentava com o servidor deles só para gerar esse tipo de estatisticas... onde vez esse numero não diz "nos ultimos x minutos.."?
Offline

magnatic 
Membro
Mensagens 175 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Uma pequena sugestão. :)

Compras um alojamento partilhado onde haja garantia de devolução do dinheiro em caso de insatisfação (para pagamentos anuais) ou com opção de pagamento mensal sem qualquer tipo de fidelização.
Transferes a tua base de dados e instalas o software num URL temporário (normalmente é fornecido um URL temporário ou um subdomínio).
Marcas uma data para fazer um stress test, onde pedes a todos os membros do teu fórum para usarem o fórum (no URL temporário) como o fariam habitualmente.
Falas com o suporte do alojamento comprado e expões o teu dilema, dizendo que marcaste um stress test.
O suporte, na hora do stress test, vê a carga no servidor e diz-te se estás ou não à vontade para contratares o serviço.

A alternativa é fazer o habitual: baby steps, um passo de cada vez mesmo que o tempo entre ambos seja curto. Compras um alojamento partilhado e vês como tudo corre.
Algumas empresas facilitam e permitem a transferência da conta para servidores menos ocupados de forma a manter a fauna e a flora em saudável equilíbrio. :D
Se a comunidade for boa, como costumam ser, nem se importam muito com potenciais períodos de inacessibilidade desde que vejam vantagens. :)
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Só um aparte: no forumeiros não consegues transferir o fórum, pois não tens acesso a base de dados (pelo menos não tinhas). Terás de começar tudo de novo ;)
Offline

STronic 
Elite
Mensagens 546 Gostos 8
Feedback +5

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Search Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Só um aparte: no forumeiros não consegues transferir o fórum, pois não tens acesso a base de dados (pelo menos não tinhas). Terás de começar tudo de novo ;)

Pelo menos para um SMF é capaz de conseguir ;)
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Na forumeiros penso que se pagares podes ter acesso a isso mesmo.
Offline

STronic 
Elite
Mensagens 546 Gostos 8
Feedback +5

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Search Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Na forumeiros penso que se pagares podes ter acesso a isso mesmo.
Sim se pagares a bd tens acesso a ela..
Offline

Nelson A. 
Membro
Mensagens 4 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary

boas....agradeço todas as respostas.

sim o acesso á bd já foi "negociado"  :grin: quanto a isso nao há problema.

irei experimentar um alojamento partilhado...

no entanto ainda tenho uma dúvida, com um alojamento partilhado, e essa média de utilizadores online, qual cms será o mais apropriado para uma menor carga sobre a bd? xmb ou smf? ou é praticamente a mesma coisa?

o smf é muito mais completo que o xmb, mas se tiver que meter xmb para o fórum ficar "Leve" assim o farei.