← Conversa Geral

Software Livre no SAPO?

Lida 2328 vezes

Offline

Tartaruga 
Membro
Mensagens 2908 Gostos 1
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Tipo descobri este link no fundo do SAPO:

http://softwarelivre.sapo.pt/

E eis senão quando verifico que deve ser um assunto da actualidade... só que fiquei à nora!

Alguém me explica que polémica é esta?
Offline

BrunoCosta 
Membro
Mensagens 349 Gostos 0
Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Isso tem a ver com patentes de software.

Nos eua tudo o que ves, grande parte so software , sites, principios tecnologicos na web estão patenteados o que faz com que de facto os negocios Web nos EUa valham alguma coisa :). Não pelas marcas somente , nao pela tecnologia (que pode ser copiada), mas sim pelos principios/modelso de negocio que estao patenteados e esses sim valem dinheiro!

Para teres ideia do peso do que os registos de patentes podem ter em toda a web ve o caso sucedido que colocou a amazon cntra barnsandnbolbes
Varios principios na web estao patenteados ha muito, o conceito de one step shop da amazon (one click buy) foi um dos que gerou muita polemica nos idos anos 98/99 , quando o seo rival barnandnobles...tb tentou entrar no principio de um click um buy.

Claro que a Amazon so se chateou, pois tratava-se  do seu mais directo rival na altura (barnsandnobles) e interpos um processo contra eles alegando que eles tinham uma patente generica que dizia isto (tao somente isto): Metodo que possibilita ao consumidor adquirir um produto/serviço apenas com um clcik na tecla direita do rato".lol

Claro que a barnsanobles teve que alterar-se tecnologicamente e passou a obrigar os clientes a 2 clicks!!.lol (é verdade) so para nao ter de incorrer em elevadas multas por estar a utilizar um principio patentado pela amazon.

Isto para explicar que na prática a Amazon se quisesse (ou qualquer outro que tenha patentes registadas) pode interpor processo contra qualquer site que utilize os seus principaios patenteados (imaginem a quantidade de sites que se eles quiserem podem meter na falência, se simplesmente quiserem fazer usufruto dessa patente!!)!!..

é pelas patentes que os negocios web e tecnlogia valem dinheiro nos EUa e na Europa NÃO VALEM NADA(somente pela notoriedade, mas isso com uns milhares ou milhoes ganha-se facilmente com outra marca)..

Faz trasnladar isso para o conceito open source e tás a ver o embr~´oglio que todos os testinhas pensantes do open source se metem aio todos os dias estarem a "copiar" modelos de negocio já patenteados pela industria e pelas mais poderosas companhias!! (ha empresas com mais de 10.000 patentes tao simplorias na sua dscrição como "processo com faz comprar bananas com o rato ")

Que problemas adevém para a industria com a leia das patentes?

Ora a tecnologia nao evolui e se evolui esta sempre nas maos das empresas riquissimas que conseguem comprar as livcencas de patentes (que custam qualquer coisa como varias centenas a milhoes de euors, depende da abrangencai territorial da patente)

be..mas isto é nos EUa..agora querem vir para cima da Europa com esse conceito, ou seja somente agumas empresas poderão utilizar determinados modelos de negocio e tudo o que tiver ao abrigo de alguma patente, Pimba leva na costela .

Se eu for dono de alguma patente tecnologica em territorio europeu, rapidamente retiro qualquer tipo do mercado ou entao pagam-me elevadas quantias!!

Pá poderia estar aqui a falar bue disso, ha mutio mais para falar..mas julgo ser este o principio base que se discute !!

Eu pessoalmente souadepto do NIM!!! (nem sim, nem nao) ..nao vou proferir a razão do meu "NIM" porque seriam pelo menos 4 paginas!!.lol


Acho que exta explicacao cheia de erros ortgograficos (estou com pressa para caraças) te elucidará um pouco melhor

Abraco de bom fim de semana

BC
Offline

Tartaruga 
Membro
Mensagens 2908 Gostos 1
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Obrigado pela explicação... não poderia ter sido melhor.

Finalmente fiquei a perceber.

Eu sou óbviamente a favor do Não à patentes na europa... porque sou mutio pequenino... mas acredito que acabe por ganhar o sim... :(

Mas já agora explica-me lá o porquê desse NIM?
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Não acrescento mais nada o Bruno disse tudo!
Offline

Tartaruga 
Membro
Mensagens 2908 Gostos 1
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

É verdade, foi uma excelente explicação!