← Projectos

Open Galleries

Lida 4060 vezes

Offline

JoaoLx 
Membro
Mensagens 67 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Não é propriamente novo, mas está neste momento a ser renovado dos pés à cabeça...

http://www.opengalleries.org

Gostava de recolher as vossas opiniões acerca do novo look and feel do site. Gostam? Nem por isso? Ideias para novas funcionalidades? Não hesitem e comentem :)

Nesta fase todo o feedback é super importante pois ainda dá para mudar de rumo aqui e ali ;)

Espero que gostem e desde já um grande  :obrigado: a todos!
Offline

AntonioC 
Membro
Mensagens 348 Gostos 6
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Já conheço esse projecto a anos! A ideia é boa, força no re-design
Offline

JoaoLx 
Membro
Mensagens 67 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Obrigado pela força AntonioC!

E bora lá pessoal, venham de lá esses comentários.
A sério, opiniöes precisam-se :)
Offline

Telmo Marques 
Membro
Mensagens 31 Gostos 0
Troféus totais: 13
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Fourth year Anniversary

Gosto do visual no geral, o interface é intuitivo, simples e direto ao assunto!
Gostei especialmente do feedback visual dos elementos ao passar com o rato, foi um pormenor bem conseguido  :ideia:

Só teria três coisas a apontar:

  • As subcategorias estão um pouco escondidas. Quando cliquei num país a primeira vez pensei que não existiam mais fotos. Só quando foi para voltar atrás é que reparei nas subcategorias.

  • A barra do footer com os ícones das redes sociais tem uma cor diferente do footer em si, no entanto não sei se este seria o efeito pretendido.

  • Qual o propósito do projeto? Gostei de ver as fotos, mas quando acabei a minha visita fiquei a pensar o que me traria de volta. O nome do projeto é "Open Galleries", quer dizer que se pode contribuir? Talvez uma pequena descrição (tipo tagline) algures perto do logótipo ajudaria o visitante a contextualizar o objetivo do projeto.

São apenas pequenos detalhes, porque no global acho que está bem conseguido :)
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Eu eliminaria o clique para ver a localização no mapa... a não ser que aumente muito o tempo de load das páginas.

  • Qual o propósito do projeto? Gostei de ver as fotos, mas quando acabei a minha visita fiquei a pensar o que me traria de volta. O nome do projeto é "Open Galleries", quer dizer que se pode contribuir? Talvez uma pequena descrição (tipo tagline) algures perto do logótipo ajudaria o visitante a contextualizar o objetivo do projeto.

Também concordo com este ponto.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

É bom rever este projeto ;)

E saliento esse facto perante a tamanha quantidade de sites que encerram ou são abandonados num curto espaço de tempo. Portanto e só pela resistência ao tempo, parabéns!

Agora o site em si.

Apesar de apreciar a simplicidade não creio que esteja com um layout à altura do ano em que nos encontramos. Faz-me lembrar os tempos do uso e abuso das galerias Coppermine e afins, back there nos anos 2005, 2006, aquela estrutura muito "quadrada", sem javascript, onde cada clique carrega uma nova página e a interação com o utilizador quase não existe.

Do meu ponto de vista, falta-lhe ser mais moderno e sobretudo intuitivo, o que vai ao encontro dos comentários do Telmo e do António antes de mim. Ou seja, eu abro umas fotos, aprecio, mas e depois? Por exemplo no Flickr, além de um design mais atraente e mais opções à minha disposição (por exemplo a fotografia em várias resoluções), sou claramente convidado a publicar fotografias da minha autoria, no Open Galleries não chego a perceber se o vosso objetivo é esse.

Assim, deixo algumas sugestões:
 - Interagir com os utilizadores (contribuição com fotografias, comentar as já existentes, eventualmente ter uma lista de autores, quem mais contribuiu, rating de cada foto, as mais visualizadas, criar uns concursos fotográficos, etc etc etc);
 - Integrar de forma mais evidente as redes sociais (incentivo à partilha das fotos no Facebook, G+...);
 - Integrar os mapas de localização diretamente (como disse o António).

Analisar também a concorrência, fazer uma recolha dos pontos fortes (inspiração) e dos pontos fracos (motivação para fazer melhor) e lançar algo fantástico, aproveitando o precioso material fotográfico recolhido ao longo destes anos ;) Tudo isto, claro, depois de ter bem definidos os objetivos a atingir.

Votos de (muito) sucesso!

EDIT: Depois de escrever pensei que era bem mais eficaz mostrar exemplos do que explicar por palavras. Quando me refiro a mais modernidade e interação, refiro-me a coisas deste género:
http://themeforest.net/category/site-templates/creative/photography

Explora alguns themes e vais ver do que estou a falar :)
Offline

JoaoLx 
Membro
Mensagens 67 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Obrigado pelos feedbacks!

Quanto ao aspecto geral percebo e aceito a crítica. Não sou designer (nem perto) por isso mesmo tentei apostar num look muito clean.

Carlos, já percebi claro que sofro de um caso agudo de quadradite e claro, adorei alguns dos sites da lista que mandaste. Honestamente ainda acho que não chego lá, tenho que aprender mais mas para a frente é que é o caminho :)

Para começar vou tratar daquilo que me pareceu ser o problema referido por todos: a falta de visibilidade do objectivo do site - partilhar fotos de forma gratuita. A ideia está de facto demasiado escondida nos botões em baixo à direita. Vou alterar a punch frase e tentar por um painel de slide logo abaixo da barra de topo para dar mais visibilidade às informações do site. Vamos ver se funciona...

De seguida vou tentar também adicionar uma forma de contacto mais fácil. Um formulário de contacto ou afim para melhorar a interacção com os utilizadores.

Quanto a comentários vai ser mais difícil dado que o site é 100% estático. Talvez possa experimentar uma plataforma externa. Se usam ou sabem de alguma que gostem particularmente digam-me :)

Assim que isto estiver dou mais notícias e até lá, se tiveram mais ideias força, comentários por aí abaixo :)

Obrigado mais uma vez!
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Carlos, já percebi claro que sofro de um caso agudo de quadradite (...)

A "estrutura quadrada" não foi uma forma muito inteligente de me expressar (o que queria mesmo era contrastar com os exemplos que te mostrei a seguir) pelo que espero que tenhas percebido o que quis dizer e sobretudo não tenhas ficado ofendido com algo, tenho um grande respeito pelo teu projeto, tenha lá o design que tiver ;)

Quanto a comentários vai ser mais difícil dado que o site é 100% estático. Talvez possa experimentar uma plataforma externa. Se usam ou sabem de alguma que gostem particularmente digam-me :)

Facebook, tem um sistema de comentários porreiro que podes integrar no site e ao mesmo tempo é partilhado socialmente. Tem um senão: os comentários não ficam na tua base de dados, mas na deles. É o senão de usar uma third-party.

Vê: https://developers.facebook.com/docs/plugins/comments/
Offline

Manuel Moreira 
Membro
Mensagens 228 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts


Facebook, tem um sistema de comentários porreiro que podes integrar no site e ao mesmo tempo é partilhado socialmente. Tem um senão: os comentários não ficam na tua base de dados, mas na deles. É o senão de usar uma third-party.

Vê: https://developers.facebook.com/docs/plugins/comments/

Para solucionar isso mesmo há um plugin wordpress fabuloso que é o SEO Facebook Comments que podem sempre tentar adaptar a um site com outro tipo de CMS. Nunca será tarefa fácil mas de certeza que se faz.
Offline

JoaoLx 
Membro
Mensagens 67 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Olá de novo,

Desculpem a demora na resposta mas queria ver se já tinha novidades quando respondesse. Como o trabalho tem andado de loucos não tem sobrado muito tempo para o site :(

De qq forma já se alterou a zona de informação, em vez dos botões na barra no fundo do site, está agora um slider "info" no topo à direita com toda a informação (objectivos, mail de contacto e copyrights), ficando o fundo reservado aos shares.

Estava a pensar por um segundo slifer com um formulário para contacto, que dizem?

Thanks!
Joao

P.S. Quanto aos comentários, a opção do facebook é gira mas se calhar será melhor começar por criar uma página para o site primeiro e só depois evoluir para aí. Ainda tem de se ver tb se dá para integrar fixe no html, hope so!

P.S. II Carlos, claro que não fiquei ofendido. Sentido de humor sempre em altas é o que se quer! E uma vez mais obrigado a todos pela vossa ajuda, têm sido fantásticos!