← CMS - Gestores de Conteúdos

Pedido de sugestão - Projecto grande: Joomla ou não?

Lida 6789 vezes

Offline

djdrumn 
Membro
Mensagens 67 Gostos 1
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Bom dia,

Tenho um grande projecto que pretendo implementar a nível mundial.

A minha questão é, deverei utilizar como base o Joomla e pedir toda a programação de tudo o que eu necessite (inclusive maior segurança) ou deverei solicitar totalmente do zero uma nova plataforma?

Na minha opinião, penso que não fará sentido estar a pedir para programarem uma plataforma do ZERO pois isso sai muito mais dispendioso. Mas quero "ouvir" outras criticas e sugestões.

Já agora, se alguém conhecer uma boa empresa em Portugal com bons programadores e bons preços, digam-me.

Freelancers também poderei ponderar mas o intuito seria de facto contratar o serviço a uma empresa.

Obrigado.

Cumprimentos,
Pedro Lima
Offline

yanko 
Membro
Mensagens 59 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

É sempre muito complicado, assim de forma genérica, aconselhar isto ou aquilo, mas na minha opinião se for para disponibilizar conteúdo na web olharia para um CMS como o Joomla, mas se for uma aplicação iria antes para uma framework, como por exemplo Zend.
Offline

senohaa 
Membro
Mensagens 17 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Pois depende do tipo de site que queres publicar. Será um site de venda, um media, um guia, uma rede social... Tens que dar-nos um pouco mais informação para poder obter os conselhos certos para o teu caso.

Offline

djdrumn 
Membro
Mensagens 67 Gostos 1
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Olá,

Obrigado pelas respostas.

Têm razão, deveria ter sido mais específico. :)

O intuito do site será ter utilizadores registados que vão responder a pedidos de outros utilizadores.

Imaginem o conceito do Freelancer.com, a utilização irá ser algo desse género.

Cumprimentos,
Pedro Lima
Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A questão que tens de fazer é: Com o Joomla, consigo aproveitar alguma coisa do que já está feito?

Se sim, e se for relevante, usa Joomla. Se não, não valerá a pena.
Offline

yanko 
Membro
Mensagens 59 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Não é propriamente a gestão/categorização de conteúdos que te irá fazer mais falta...e provavelmente irás necessitar de bastantes especificidades...se calhar olharia mais para uma framework...
Offline

djdrumn 
Membro
Mensagens 67 Gostos 1
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Olá,

Antes de mais gostaria de agradecer a todas as respostas que deram até agora.

No entanto eu percebo muito pouco de programação e tenho muito pouco tempo livre. Para além disso, visto que se trata de um projecto que requer algum investimento (cerca de 60.000€), quero contratar uma empresa para o fazer.

Dai ter questionado se conheciam alguma de confiança.

Quanto à plataforma a utilizar, sei que os valores quase que duplicam entre construírem algo para implementar no Joomla e uma plataforma do zero, mas visto que se trata de um projecto de grande dimensão (conforme referi a ideia é internacionalizar o conceito e espalha-lo, se possível, a nível mundial), dai querer algumas sugestões.

Também motivado pela diferença de preços, pois dos orçamentos que já pedi no Freelancer.com, em Joomla rondava os 3000 dolars e a partir do zero rondava os 5500€.

Calculo que em Portugal não consiga estes preços "baixos", mas seria interessante obter preços a nível nacional pois não só me oferece mais segurança como também permite um outro tipo de negociação e, acima de tudo, interacção presencial.

Se alguém tiver sugestões de empresas, fico agradecido.

Obrigado.

Cumprimentos,
Pedro Lima
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Boas,

Se quiseres podemos conversar sobre o projecto, bem como valores, envia-me mp ou liga-me para o escritório.

21 471 34 34
Offline

rikos 
Membro
Mensagens 322 Gostos 10
Feedback +7

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Realmente é de lamentar o facto de estarmos num forum de Webmasters e não existirem programadores.

É muito mau mesmo  :-(
Offline

andreribeirodias 
Membro
Mensagens 23 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2

60.000 mil balas só para programação e web design ?!  :shock: 

Essa caixa de mensagens até deve ter entupido !

Se quiseres também te arranjo isso, muito provavelmente, por um preço mais acessível.
Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Podes também pensar em usar Drupal, eu nunca usei, mas sempre ouvi maravilhas do mesmo, pode ser um caso a explorar.  
Offline

empresa87 
Membro
Mensagens 803 Gostos 30
Feedback +7

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4

Citar
60.000 mil balas só para programação e web design ?!   

Essa caixa de mensagens até deve ter entupido !

Se quiseres também te arranjo isso, muito provavelmente, por um preço mais acessível.

Deve incluir também a promoção do projecto, digo eu  :wink:
Offline

andreribeirodias 
Membro
Mensagens 23 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2

Deve incluir também a promoção do projecto, digo eu  :wink:

Isso é que vai ser promover...
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Fazer um projeto grande a nivel mundial em joomla, ou vocês são crentes em milagres ou ignorantes (com falta de conhecimentos).

Para os mais enexperientes, isto não é só fazer um site e meter um  tema em cima, vais ter de adptar o site às várias legislações dos mercados onde atua, tem de ter uma segurança elevada, provavelmente irá ter webservices, etc.

Para algo assim ou usas Drupal, ou uma framework. Isto se quiseres usar algo baseado em PHP. De qualquer das formas o valor de programação de cada um deles é similar.

Em opção tens outra linguagens, tudo depende das especifidades do projeto.

60K para o projeto parece apertado, tudo depende do tamanho da equipa e da sua duração.
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Como em tudo, Joomla, Drupal ou outro CMS, ou programação com base numa Framework, depende mais da equipa de programadores e da ferramenta com que se sentirem mais confortáveis.

Isso é um pouco como perguntar "Quero ir de carro de Faro a Braga, o mais rápido e seguro possível: devo ir de Mercedes, Audi ou BMW?" (já pondo de parte os carritos de baixa gama, da mesma forma que certos CMS e Frameworks devem ser postos de parte).
O que interessa é o condutor e os mecânicos - se forem bons, levam-te ao teu destino, escolhendo eles o carro com que se sentem mais confortáveis. Escohe um campeanito que tirou a carta a semana passada, e não interessa a marca do carro... pura e simplesmente não chegas lá.

Eu uso sempre Joomla, mas como Framework. Isto é, à excepção de alguns poucos componentes, programo quase tudo de raíz. O Joomla serve-me como Framework no sentido em que aproveito toda a sua API como base de trabalho, escuso de estar a construir backoffices de raíz, lidar com SEF, segurança e autenticação, etc., etc. .
Mas uso Joomla, apenas porque há 7 anos quando me meti nisto calhou ser o Joomla... Se o amigo que me disse "Epá experimenta uma coisa que é o Joomla", tivesse dito "Drupal", hoje escreveria exatamente o mesmo parágrafo trocando "Joomla" por "Drupal".

Trabalhar com um grande CMS como Joomla ou Drupal, é ter a trabalhar para nós uma quantidade enorme de pessoas (as da comunidade) a detectar e corrigir falhas, a melhorar funcionaldiades, a garantir que a ferramenta é moderna, etc., etc. Pessoas essas que são muito mais competentes que nós nas suas áreas.

Enfim, Joomla ou Drupal (ou outros CMS) já te deixam a meio caminho (daí o desenvolvimento ser mais barato) - seja um ou seja outro, tudo dependerá da equipa com que trabalhares. Faz decidir a tua escolha pela competência da equipa, não pela ferramenta.

Não sou fundamentalista nesta escolha das ferramentas, excepto num ponto: desenvolver a partir do zero, de raíz, é que não, nunca, jamais! O conhecimento e experiencia da comunidade de CMSs e Frameworks deve ser aproveitado.