← Domínios

Pode um registar .com.pt recusar-se a mudar os dns de um dominio?

Lida 7415 vezes

Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Olá a todos,

Tenho uma dúvida.

Um amigo meu quer mudar o site dele para um dos meus servidores pelo que mandou um email a entidade gestora desse dominio (um .com.pt) a solicitar a alteração dos DNS's.

Agora a entidade respondeu que não o faz porque apenas trabalha com os seus próprios dns's e recusa-se a actualizar para os ns's do meu servidor (ou qualquer outro).

Do pessoal aqui que é registar .com.pt alguem sabe se isto é de acordo com as regras do dns.pt? (ético já sabemos que não é).

Offline

custodio 
Membro
Mensagens 421 Gostos 6
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Ético não é com certeza e duvido que tenha alguma base legal.
Eu tenho com.pt's registados na DNS e mudo os nameservers e tudo o mais cada vez que me dá na telha, não me parece que um registar possa dizer que não.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Obrigado custodio.

Em todo o caso já foi tudo re-encaminhado para os emails de contacto da fccn e da dns.pt amanha (logo) ás 8 da manhã ligo para lá.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ele não é o dono do domínio? Então basta assumir a gestão do próprio através do site dns.pt e altera ele os nameservers. Simples.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sim é, mas não tem o nic-handle.

Eu amanhã conto a história aqui no forum, assim como o nome da empresa e como andam a "papar" centenas de pessoas com promessas falsas.

Felizmente o meu amigo tem a sorte de me conhecer (no sentido de eu perceber qualquer coisa da web), agora muita gente não faz ideia de como está ser enganada por essa dita empresa.

Ps: não me refiro apenas ao dominio, há outros pormenores que vou deixar para amanhã ... ;)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Sim é, mas não tem o nic-handle.

Eu amanhã conto a história aqui no forum, assim como o nome da empresa e como andam a "papar" centenas de pessoas com promessas falsas.

Felizmente o meu amigo tem a sorte de me conhecer (no sentido de eu perceber qualquer coisa da web), agora muita gente não faz ideia de como está ser enganada por essa dita empresa.

É simples a mesma...
O nome dele tem de estar presente como titular do dominio e agora das duas uma:

Ou ele tem o email dele e ai é bastante simples, basta ir a https://online.dns.pt/site/do?com=DS;2027877941;online.200002;+PAGE%28online.500300%29; e gerar os dados, caso contrario basta pedir a FCCN (provando que é o titular) para alterar o email de contacto.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

pois, o email está o da entidade gestora. O nome sim, tá o dele....
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

pois, o email está o da entidade gestora. O nome sim, tá o dele....
Entao é so pedir a FCCN para o alterar e esta resolvido..
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

pois, vou dormir um pouco então ás 8h vejo isso :)
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

request@dns.pt é enviar mail para eles, por vezes são confusos, mas costumam fazer o trabalho deles.
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Também me deparei com um caso semelhante esta semana de um cliente com domínio .pt que o Titular incluía o e-mail da empresa Registrar e não do titular... assim muitas empresas prendem os clientes aos seus serviços... no mínimo triste.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O titular do dominio tem total independencia para mudar a Entidade Gestora em qualquer altura. (de notar que o preço de renovação do dominio está directamente associado à entidade gestora).

Para obter os dados de login do Titular, convém que o email esteja correcto. Se não estiver correcto a FCCN/DNS.pt irá pedir um fax ou algo que prove que é o titular a pedir a mudança de email.

Resumindo, ao contrário dos .com/net nos dominios .PT o titular é dono e senhor de tudo a que o dominio diga respeito. Nos com.pt existem empresas a registar em seu próprio nome em vez de em nome do cliente, prática pouco ética e que pode levar À perda do dominio.

Saudações
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Obrigado a todos pelas respostas.

Hoje já contactei a DNS.pt e já tratei de tudo.

Precisei de enviar um pedido de alteração de entidade gestora acompanhado por copia do BI do titular do dominio.

Vou enviar um mail a ver se posso publicar a resposta da DNS.pt ao caso exposto (já que tem o aviso de confidencialidade no mail). Em caso afirmativo partilho depois aqui.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Já agora, deixo uma informação relevante para os domínios .pt, os chamados registrars não pagam logo os domínios, portanto ao mudarem a entidade gestora do domínio, podem ter que voltar a pagar o domínio outra vez  :superlol: Por isso, cuidado ;)
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não podes ou não devias citar o email pois o mesmo é confidencial, mas podes concerteza por palavras tuas explicar o sucedido.

Já agora, deixo uma informação relevante para os domínios .pt, os chamados registrars não pagam logo os domínios, portanto ao mudarem a entidade gestora do domínio, podem ter que voltar a pagar o domínio outra vez  :superlol: Por isso, cuidado ;)

Os registrars da FCCN/DNS.pt pagam os dominios em 3 alturas do ano. A mudança da entidade gestora nos 3/4  primeiros meses após o registo do dominio implica que o pagamento do mesmo passe para a nova Entidade Gestora (que não tendo recebido nada fica numa situação inconfortavel), algo que consideramos anormal e que já por várias vezes solicitamos à FCCN para mudar.

Algumas coisas tem mudado, mas ainda hà algumas que necessitam de mudar.

Saudações