Hz é a taxa de refrescamento, Hz = 1 / s
fps é frames per second, ou seja, basicamente imagens por segundo, os olhos conseguem detectar até 30fps, no entanto nalguns jogos não é por haver mais frames, mas por ser mais fluído, e geralmente associa-se fps à fluidez do jogo, o que vai depender de jogo para jogo, um jogo com 30fps pode ser mais fluído do que um com 200fps.
Nos servidores passa-se o mesmo, os fps é absolutamente irrelevante, mas a fluidez do servidor em processar as acções é que é importante, e no cs1.6 isso é muito comparado, estares a jogar num com 500 e num com 1000 é igual, se tiveres loss e choke num que diz ter 1000, mais valia jogares num que limita-te a 100 e não tens choke nem loss.
Questões técnicas contra questões de marketing, já fiz um jogo, pelo que já tenho algumas bases, para quem jogou jogos antigos deve-se lembrar que os jogos quanto mais rápido era o pc, mais rápido era o jogo, não tinham limitador velocidade de processamento, um maior numero de frames que o processador conseguisse processar, mais rápido era o jogo, hoje em dia isso já nem se coloca.