← WordPress

[Ajuda] Ajuda técnica, opiniões e dicas

Lida 4617 vezes

Offline

kimgage 
Membro
Mensagens 25 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

Boas, começo desde já por dizer que não tenho grandes conhecimentos em qualquer tipo linguagem de programação, sei o mínimo de algumas porque aprendi por mim mesmo.

Bem a situação é o seguinte, decidi comprar um alojamento+dominio para um blog/site que já à muito tempo tinha em mente fazer, apesar dos poucos conhecimentos que tenho achei que deveria optar por um gestor de conteúdos devido às vantagens que tem em relação a um blog do tipo, sapo, blogger entre outros...
O site ainda não está no "ar" pois falta-me acabar a estrutura dos menus, alguns artigos ( queria iniciar o blog já com algum conteúdo) e a parte visual.
Neste momento estou a utilizar um tema com bastantes funcionalidades, até estou a ponderar comprar a versão completa ( Custom Community by  Themekraft )

Já tive feedback de alguns amigos e o que me dizem é que a nível visual deveria ter mais cor, sou da mesma opinião, mas o problema com que me deparo é o resize do background nos outros computadores e browsers, não sei se me estou a fazer entender.
Por exemplo, já tentei isto outras vezes, uso um background que na minha resolução fica bem digá-mos (1440x900) e se enquadra com o logotipo por exemplo, mas noutro pc com diferente resolução a imagem pareçe não fazer resize e fica desenquadrada, não sei se me estou a explicar bem.

Tenho pesquisado um pouco mas estou a sentir algumas dificuldades em resolver este problema, queria saber se alguém me pode ajudar com este problema.
Eu queria criar algo deste tipo
 

Mas lá está, se não conseguir com que a imagem fique estática em todas as resoluções/browsers não vale a pena :S Até poderá haver algum plugin que ajude mas não encontro nada...

Caso não consiga resolver este problema só me resta utilizar uma imagem full de background que seja genérica e fiquem bem com várias resoluções, mas até mesmo ai tenho alguns problemas.

Aqui fica o site: http://www.vozesdomundo.eu/

Cumprimentos
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Para inserires uma imagem como está nesse esquema tens de a centrar e usar uma degradação de cor nas bordas para que ao passar para a cor de fundo não se nota a mudança e pareça que é tudo parte da imagem, no entanto se te estás a iniciar bastava até inserir o fundo apenas com css, não precisas de mais nada. cumprimentos.
Offline

kimgage 
Membro
Mensagens 25 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

Para inserires uma imagem como está nesse esquema tens de a centrar e usar uma degradação de cor nas bordas para que ao passar para a cor de fundo não se nota a mudança e pareça que é tudo parte da imagem, no entanto se te estás a iniciar bastava até inserir o fundo apenas com css, não precisas de mais nada. cumprimentos.

Obrigado pela resposta rápida, na parte da degradação de cor não teria problemas pois trabalho bem com o Photoshop e consigo facilmente fazer o fade para a cor de background, o problema está mesmo como centrar a imagem, e peço desculpa mas não percebi bem o que queres dizer com apenas inserir o fundo com css.
A sério desculpem a minha ignorância mas com 21 anos e 12ºano não tenho grandes bases para perceber algumas coisas, só por ser um pouco autodidacta é que fui fazendo o blog e aprendendo algumas coisas como já referi...
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas,

Na minha opinião não deves fazer autosize do background. Em monitores com baixas resoluções não te vai sobrar muito espaço para colocares um background, portanto, o que sugeria era colocares o background tal e qual como queres que ele se veja numa resolução intermediária (1400x900), e nas resoluções mais pequenas ele aparece "fatiado" nas laterais. Mas isso não é um problema visto a parte central do site ser o mais importante, e o background servir apenas para alegrar as resoluções maiores. Isto tudo caso o teu site seja static, se for fluid não precisas do background para rigorosamente nada, talvez só para complementar nas resoluções GRANDES, como maiores que 1080p. Até porque fluid, é fluid, mas só até um certo ponto. :)
Offline

kimgage 
Membro
Mensagens 25 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

Boas,

Na minha opinião não deves fazer autosize do background. Em monitores com baixas resoluções não te vai sobrar muito espaço para colocares um background, portanto, o que sugeria era colocares o background tal e qual como queres que ele se veja numa resolução intermediária (1400x900), e nas resoluções mais pequenas ele aparece "fatiado" nas laterais. Mas isso não é um problema visto a parte central do site ser o mais importante, e o background servir apenas para alegrar as resoluções maiores. Isto tudo caso o teu site seja static, se for fluid não precisas do background para rigorosamente nada, talvez só para complementar nas resoluções GRANDES, como maiores que 1080p. Até porque fluid, é fluid, mas só até um certo ponto. :)

Pois... até limitei o numero de artigos a apresentar na página principal para não criar uma página muito longa, o que com 4 artigos ainda continua bastante grande, e neste momento só tenho dois escritos, como blog entendo a não necessidade de background, talvez possa dar um jeito à head e melhorar aquilo um pouco, porque o meu problema é que acho o visual um pouco morto, talvez pelas cores que usei, mas que a meu ver facilita mais a leitura etc.
Não sei bem o que fazer então, o endereço é este http://www.vozesdomundo.eu/ , peço algumas opiniões, o que posso fazer para dar mais vida ao blog no aspecto visual.
 :obrigado:

Edit: Também já pensei em utilizar um background de duas faixas, uma em cada lado, de azul (seguindo o esquema de cores do logotipo)
Deste género:


Pois assim no blog é capaz de facilitar o modo repeat do background caso use apenas uma cor para essas faixas, se criar a imagem de modo poder connectar-se com o inicio/fim pode ser que resulte.´

O que eu queria mesmo era algo assim com uma box desse género a fazer gradient/fade para a cor de backgroud, mas lá está, não faço a mima ideia como por o backgroud a fazer resize juntamente com o centro do blog (em volta das margens)


Como podem ver pelo aspecto do meu site acho que uma box background desse género ficaria bem, mas eu não sei nada de web design, por isso peço a vossa opinião.