← Arquivo - Freelance e Emprego/Serviços

O trabalho e a qualidade têm de ser remunerados!

Lida 9022 vezes

Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Decidi vir aqui abordar um assunto que me incomoda há já algum tempo, de maneira a que acho importante iniciar uma discussão / debate aqui.

A Internet é, de facto, uma "mina" para quem a sabe explorar. Hoje em dia há inúmeras pessoas a prestar serviços (Alojamento, Conteúdo, SEO, Marketing, Design, etc.) e inúmeras pessoas a procurar esses serviços.

O que acontece geralmente é que quem procura adquirir determinados serviços, em regra, pretende gastar a menor quantia possível, o que é normal. Deixo ao critério de cada um o que querem gastar, onde e até que valores.

Agora, algo que não suporto e que me faz alguma confusão é ver pessoas a reclamar com alguns preços praticados, quando estes já são o mais baixo possível.

É preciso ter em conta que prestar serviços é algo que dá TRABALHO e nos faz perder horas (falo por mim, e creio que esta ideia é comum a muitos de vós).

Recentemente, num trabalho de produção de conteúdo, foi-me pedido um artigo sobre determinado tema (cujo tema até era um tema em que era muito complicado arranjar alguma informação) e com cerca de 400 palavras. Apresentei um orçamento no valor de 4€ por esse trabalho.

A resposta que recebi foi insultuosa, em que o "cliente" me comunicou que o preço era excessivo e que arranjava mais barato se quisesse, portanto para eu descer ou iria para a concorrência. Eu, geralmente, até me mostro flexível e aberto a negociar preços quando o cliente sente que os preços que proponho não são justos. Mas, a partir do momento em que me respondem assim, o que fiz foi responder dizendo que não iria descer o preço, e dei toda a liberdade ao "cliente" para ir procurar serviços junto de outros produtores de conteúdo, se assim o desejasse.

Ora, a minha filosofia é que a QUALIDADE, o TRABALHO, o ESFORÇO e a DEDICAÇÃO têm de ser compensados devidamente. Se imaginassem as horas que chego a perder a escrever um único artigo, e no fim recebo 2€ ou 3€ por isso, certamente não me iriam pedir para reduzir os preços, e ainda por cima num tom insultuoso. Por outro lado, e sem querer deixar de ser humilde, tenho a plena consciência das minhas capacidades e da qualidade dos meus trabalhos, e o número de fiéis clientes que tenho e todas as opiniões que já recebi falam por si.

Assim sendo, pratico os preços que acho que são justos para aquilo que produzo e para a qualidade que consigo apresentar, quando comparada com a concorrência. Não trabalho obcecado com o facto de ganhar dinheiro, não pretendo começar a prestar serviços a 1€, como muitos fazem (principalmente na área do design) só para ser quem tem mais clientes. Prefiro ter poucos clientes mas praticar preços que sejam justos, tanto para mim como para o cliente.

Na minha opinião alguns preços até deveriam ser mais elevados, e não só nos meus serviços como nos serviços de todos em geral. Mas, enfim, é o país em que estamos e situação que vivemos. Ninguém quer gastar dinheiro nem o trabalho é valorizado.

Numa última nota, gostaria de esclarecer que neste texto não pretendo atingir ninguém em especial, sendo que não vou referir o cliente em questão, não vou referir aqueles que mencionei como praticando preços baixos apenas para serem quem tem mais clientes, nem o meu texto foi dirigido a ninguém em específico.

Está aberta a discussão  :obrigado:
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Ah... o computador faz tudo sozinho... isso não te dá trabalho nenhum...
Offline

skilz0ne 
Membro
Mensagens 666 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Diogo realmente é complicado sobreviver num mundo em que é preferível pagar o preço baixo do que a qualidade, não és o primeiro e certamente não serás o último a queixar-te, o que tens a fazer é praticar o preço que achas justo, e melhorares dia após dia a qualidade dos teus serviços, mais tarde ou mais cedo serás recompensado (se é que já não o és).
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

A qualidade paga-se..no teu caso fazes tudo online e não tens de te deslocar ao cliente, mas nos casos em que temos de dar assistência ao cliente, sei por experiência que muitas pessoas preferem pagar um pouco mais caro, mas saberem que se for preciso estamos lá.. e o teu caso não difere muito.. desde que faças o teu trabalho com qualidade,  os clientes vão aparecer na mesma.
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Viva,
Concordo com o Diogo, sou apologista de que a Qualidade paga-se.
Se há esforço, se há dedicação, isso tem de ser compensado, mas claro, desde que o valor seja sempre coerente.

Mas pronto, a noção de verdade e do preço difere para muitos, pois cada um tem a sua maneira de ver o Mundo.

Cumprimentos.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Diogo, como colegas que somos e como produtor de conteúdos informativos que fui, não poderia estar mais de acordo. Mas o que me chateia mais não são esses clientes. Os piores são aqueles: "ah, faz-me um preço mais baixo que eu vou comprar-te muitos mais daqui para a frente. Fico como cliente regular.". Nunca mais se ouve falar desses falsos clientes.

A partir do momento que se inicia uma conversa com esse argumento, altero o meu discuro de modo a não permitir tais manipulações por parte do cliente.

Deixei o mercado de produção de conteúdo por isso mesmo: é um mercado muito ingrato. Poucos são aqueles que apreciam o nosso trabalho devidamente e que por vezes nos recompensam. Sim, porque existe quem o faça. Já clientes me pagaram mais artigos do que aquilo que realmente queriam. Mas acabei, obviamente, por recompensar tais clientes com artigos extra.

Outra coisa que não gosto no mercado actualmente, além da pouca oferta, é a má qualidade da oferta. Prometem algo que depois acabam por alterar, e por vezes os artigos produzidos contêm "português do brasil" (coloquei entre aspas porque aquilo para mim não é português) sugestivos da qualidade da empresa: ou cópia de outros sites ou mau domínio da língua portuguesa. Claro que não falo dos teus serviços, desses não tenho queixa.

Resumindo e concluindo, após tanta palha que para aqui disse, resta-me dizer que ser mal pago não faz parte apenas do quotidiano de um escritor de artigos. Ainda há pouco tempo encomendei um tema wordpress exclusivo e a primeira coisa que disse foi: "pago o que for preciso, desde que seja muito bem feito". E espero que assim o seja, não tenho dúvidas que aconteça. Mas se todos os clientes fossem como eu, a crise no mercado "freelancing" não era tão grande :)

Abraço
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Viva,

Por muito respeito que se deve sempre ter para com os clientes, não podemos ceder só porque os mesmos não dão valor ao trabalho e querem as coisas praticamente de forma gratuita. No tópico do mobileportugal também houve muita conversa só porque o spec apresentou preços de publicidade justos e não teve intenção de "prostituir" o site com banners a 1€.

Diogo, dizes que apresentaste um orçamento de 4€ por 400 palavras num tema que até era dificil. Com a qualidade que tu tens, isso é baratíssimo. Eu por 500 palavras levo mais do dobro e, com toda a honestidade, tenho dúvidas que escreva melhor do que tu, provavelmente temos é áreas diferentes.

Se um cliente diz que pode obter mais barato e com a mesma qualidade, acho que faz muito bem e espero que fique satisfeito com o colega que lhe produzir o trabalho. Quem não ficaria satisfeito era eu se, após um bom trabalho, demorado, cuidadoso, revisto, etc, fosse pago por uma quantia insignificante... como se costuma dizer, trabalhar para aquecer não, para isso jogo à bola que é melhor :)
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Um bom profissional que sabe o que faz deve receber de acordo com a qualidade do seu trabalho, isto é ponto assente.

Agora relativamente aos problemas que têm sido referidos, também acho que o mercado é prejudicado pelos "pseudo-profissionais" que tentam utilizar a Internet para ganhar dinheiro à custa da inocência dos outros, o que é errado. Infelizmente isto acontece em todos os sectores e não só na Internet, talvez o problema aqui seja o facto de haver espaço para pessoas mais imaturas que porventura se podem esconder no anonimato que a web proporciona.

Mas por acaso acho que nos últimos tempos o Mais Tráfego tem sido mais activo no sentido em que como comunidade nós estamos cada vez mais atentos à falta de qualidade e aos "pseudo-profissionais" que oferecem um serviço medíocre. E acho que temos que continuar assim, com franqueza sem receios de criticar as más práticas que todos sabemos quais são, sendo que desta forma vamos contribuir para uma comunidade cada vez melhor e para uma web de qualidade.
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Diogo, dizes que apresentaste um orçamento de 4€ por 400 palavras num tema que até era dificil. Com a qualidade que tu tens, isso é baratíssimo. Eu por 500 palavras levo mais do dobro e, com toda a honestidade, tenho dúvidas que escreva melhor do que tu, provavelmente temos é áreas diferentes.

Pois, foi como eu disse. Até acho que os preços andam muito baixos, e possivelmente até eu próprio os pratico baixos demais. De qualquer modo, em breve vou ter novidades relativas aos meus serviços, vou "profissionalizar" aquilo que faço de certo modo, e tentarei ver depois os preços.

Já tive clientes que procuravam mesmo a qualidade, e por vezes até me pagaram mais do que o que pedi pelo serviço.

Obrigado a todos os que comentaram, achei que era importante discutir este assunto.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Também ainda não percebi a razão pela qual os preços praticados serem tão baixos, até porque um artigo original e de qualidade tem algum valor.
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Também ainda não percebi a razão pela qual os preços praticados serem tão baixos, até porque um artigo original e de qualidade tem algum valor.

Pois, tens toda a razão. Inicialmente pratiquei preços baixos, pois não tinha a noção de como funcionava este mercado. Mas agora, que já estou a trabalhar nesta área há mais de um ano, realmente entendo e sei valorizar as coisas.

O facto é que a "concorrência" também pratica preços demasiado baixos. Mas é como disse acima: eu vou continuar a praticar os preços que achar justos, tenho assim feito e farei daqui em diante. De facto, alguma subida nos mesmos poderá ser algo que venha a aplicar, pois trabalhar para receber uns "trocos" ou para "aquecer" não dá com nada.
Offline

myStoned 
Membro
Mensagens 663 Gostos 8
Feedback +2

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Não podia deixar de comentar este excelente tópico que crias-te Diogo, eu sinceramente também sou apologista do preço certo para um bom trabalho. Mas eu própio, vou-te ser sincero, não quero ter uma lista de clientes gigante, nem a necessito, pois no Design, os clientes normalmente só requesitam serviços uma única vez, atenção, independetemente de o trabalho ser bom ou mau, mas normalmente é assim, como estava a dizer, eu própio às vezes prático preços baixo, como por exemplo, um banner 468x60 por 12€, mas enfim, quando tens uma pessoa a implorar-te a pedir-te desesperadamente que precisa disso, mas so tem 12€, desculpa mas não consigo ficar imune a descer o preço. As vezes, fecho os olhos, e penso, por amor de deus, se a pessoa não tem, e precisa mesmo, qual o mal de eu ser amigável e fazer este jeito?

Enfim, óptimo tópico, bastante interessante, e não te tiro razão nenhuma, pois penso como tu, mas as vezes, temos de fechar os olhos e deixar passar. Atenção, que isto são casos, mas como estes há muitos que não se deixam passar.


Os melhores cumprimentos,
Salvador Muio
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Acho que fizeste bem em não ceder. Esse preço que praticas é mais que bom. Alias para um único artigo não compensa da tua parte. O mesmo para outro tipo de serviços, Se o cliente não quiser, paciência. Acho que é uma área em que trabalho não falta.
Offline

Júnio Branco 
Membro
Mensagens 563 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Decidi vir aqui abordar um assunto que me incomoda há já algum tempo, de maneira a que acho importante iniciar uma discussão / debate aqui.

A Internet é, de facto, uma "mina" para quem a sabe explorar. Hoje em dia há inúmeras pessoas a prestar serviços (Alojamento, Conteúdo, SEO, Marketing, Design, etc.) e inúmeras pessoas a procurar esses serviços.

O que acontece geralmente é que quem procura adquirir determinados serviços, em regra, pretende gastar a menor quantia possível, o que é normal. Deixo ao critério de cada um o que querem gastar, onde e até que valores.

Agora, algo que não suporto e que me faz alguma confusão é ver pessoas a reclamar com alguns preços praticados, quando estes já são o mais baixo possível.

É preciso ter em conta que prestar serviços é algo que dá TRABALHO e nos faz perder horas (falo por mim, e creio que esta ideia é comum a muitos de vós).

Recentemente, num trabalho de produção de conteúdo, foi-me pedido um artigo sobre determinado tema (cujo tema até era um tema em que era muito complicado arranjar alguma informação) e com cerca de 400 palavras. Apresentei um orçamento no valor de 4€ por esse trabalho.

A resposta que recebi foi insultuosa, em que o "cliente" me comunicou que o preço era excessivo e que arranjava mais barato se quisesse, portanto para eu descer ou iria para a concorrência. Eu, geralmente, até me mostro flexível e aberto a negociar preços quando o cliente sente que os preços que proponho não são justos. Mas, a partir do momento em que me respondem assim, o que fiz foi responder dizendo que não iria descer o preço, e dei toda a liberdade ao "cliente" para ir procurar serviços junto de outros produtores de conteúdo, se assim o desejasse.

Ora, a minha filosofia é que a QUALIDADE, o TRABALHO, o ESFORÇO e a DEDICAÇÃO têm de ser compensados devidamente. Se imaginassem as horas que chego a perder a escrever um único artigo, e no fim recebo 2€ ou 3€ por isso, certamente não me iriam pedir para reduzir os preços, e ainda por cima num tom insultuoso. Por outro lado, e sem querer deixar de ser humilde, tenho a plena consciência das minhas capacidades e da qualidade dos meus trabalhos, e o número de fiéis clientes que tenho e todas as opiniões que já recebi falam por si.

Assim sendo, pratico os preços que acho que são justos para aquilo que produzo e para a qualidade que consigo apresentar, quando comparada com a concorrência. Não trabalho obcecado com o facto de ganhar dinheiro, não pretendo começar a prestar serviços a 1€, como muitos fazem (principalmente na área do design) só para ser quem tem mais clientes. Prefiro ter poucos clientes mas praticar preços que sejam justos, tanto para mim como para o cliente.

Na minha opinião alguns preços até deveriam ser mais elevados, e não só nos meus serviços como nos serviços de todos em geral. Mas, enfim, é o país em que estamos e situação que vivemos. Ninguém quer gastar dinheiro nem o trabalho é valorizado.

Numa última nota, gostaria de esclarecer que neste texto não pretendo atingir ninguém em especial, sendo que não vou referir o cliente em questão, não vou referir aqueles que mencionei como praticando preços baixos apenas para serem quem tem mais clientes, nem o meu texto foi dirigido a ninguém em específico.

Está aberta a discussão  :obrigado:
Compreendo-te perfeitamente.. eu antigamente era fléxivel em relação ao preço e até fazia trabalhos a preços mt baixo, mas mesmo assim reclamam ? Eu gasto horas a fazer um projecto e querem que eu cobre uns miseros euros pelo projecto? Não querem que eu faça sem cobrar já agora??..
Existem tantas pessoas que não têm a noção das coisas e reclamam..
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Compreendo-te perfeitamente.. eu antigamente era fléxivel em relação ao preço e até fazia trabalhos a preços mt baixo, mas mesmo assim reclamam ? Eu gasto horas a fazer um projecto e querem que eu cobre uns miseros euros pelo projecto? Não querem que eu faça sem cobrar já agora??..
Existem tantas pessoas que não têm a noção das coisas e reclamam..
:|
Agora quem me vai fazer trabalhos a low cost ?  :lol: