← Hosting

VPS para site com 300 000 visitas/mês

Lida 12037 vezes

Offline

pedropais 
Membro
Mensagens 16 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Viva.

Estou à procura de um serviço de VPS para um site com cerca de 300 000 visitas/mês. Têm alguma sugestão (comprovada, preferencialmente) de empresas reputadas?

Adicionalmente, que características (CPU e memória) mínimas recomendam para este caso? Estamos a falar de Wordpress e um fórum SMF.

Obrigado pela ajuda.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Pedro bem-vindo.

Esse tipo de avaliação deves ser tu próprio a fazer, nós temos cá uma lista de empresas aprovadas sendo qualquer uma delas uma escolha de confiança, podes consultar a lista clicando aqui.

A partir daí, é uma questão de analisares os planos que te oferecem, contactar essas empresas expondo o teu caso, avaliando o tempo e a qualidade da resposta, etc etc.

Se fores pedir sugestões aos utilizadores, vais ficar com mais dúvidas das que tinhas antes. Eu recomendo-te a empresa X, quem me seguir recomenda-te a Y e depois alguém fala na Z e nenhum de nós está mais certo ou mais errado, simplesmente estamos satisfeitos com o que temos.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Exactamente. No entanto, que tipo de solução tens actualmente?
Offline

Tiago 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Quanto estas a gastar em tráfego? E qual o teu orçamento?
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Tens de dar mais informações, por exemplo se vais instalar algum painel e qual é o painel...
Requisitos de cpu? Isso é difícil de analisar...
Offline

pedropais 
Membro
Mensagens 16 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Actualmente uso alojamento partilhado (bluehost) e até estou contente com eles, embora ache que começa a ser lento.

Em termos de tráfego penso que não seja muito, é cerca de 20GB/mês.

Na realidade eu não faço questão que seja VPS, só queria algo que fosse em Portugal, rápido e que não me desse muito trabalho (até tenho alguns conhecimentos de administração de sistemas, mas tenho mais onde gastar o meu tempo). Bem sei que "cada caso é um caso", mas o meu setup é relativamente standard: Wordpress + SMF + Mysql + PHP + Apache.

O meu budget é algures entre os €150 e os €200 anuais.
Offline

BlueEagle 
Membro
Mensagens 2221 Gostos 1
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

20 Gb Mês, qualquer alojamento Partilhado Aguenta com isso ;)
Offline

pedropais 
Membro
Mensagens 16 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

20 Gb Mês, qualquer alojamento Partilhado Aguenta com isso ;)

Estás a ser irónico?
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Não vás pelo número de visitas, vai pelos recursos que estas a consumir actualmente.
Offline

pedropais 
Membro
Mensagens 16 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Não vás pelo número de visitas, vai pelos recursos que estas a consumir actualmente.

Isso em termos práticos é o quê?
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Um site, em php ou em qualquer linguagem, pode ocupar mais ou menos recursos dependendo (neste caso do WP) do numero de plugins, cache activo ou não, estado da base de dados (optimização) etc.

Pode caber num alojamento partilhado ou não dependendo da carga que possa gerar, mas isso é algo que só testando.

O facto de no teu website estares a sentir mais lentidão pode tar mais a ver com o servidor do que o teu website em particular.

São muitos os factores que influciam a carga gerada por um website num servidor partilhado (entre elas a qualidade do servidor e o numero de websites lá alojados).

Portanto, só testando. Sabendo que uma grande quantidade provedores (link ali em cima no inicio) te proporciona xx dias de garantia de reembolso, só tens mesmo de testar e ver os resultados juntamente com o fornecedor que escolheres, e com a sua colaboração.

Espero ter ajudado.

Saudações e boa sorte.
Offline

pedropais 
Membro
Mensagens 16 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

@Santo,

O que dizes é muito interessante, mas só na teoria. O esforço de fazer uma mudança de host ainda é significativo: parar site antigo, migrar ficheiros, migrar bases de dados, migrar scripts que existam, etc... Além de que qualquer coisa deste género implica paragem de serviço para os visitantes, que é de todo indesejável.

Da vossa parte estaria à espera que me fizessem perguntas concretas sobre os critérios que achassem pertinentes e com essa informação aconselhar-me qual a melhor solução. Será pedir demais?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Um site com um consumo de apenas 20GBs por mês de trafego não me parece que consuma algum CPU, mas alias, se consumisse acredita que a bluehost já te teria posto a andar...
No entanto, essas 300000 visitas mês são medidas por onde?
Offline

pedropais 
Membro
Mensagens 16 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Eighth year Anniversary

Um site com um consumo de apenas 20GBs por mês de trafego não me parece que consuma algum CPU, mas alias, se consumisse acredita que a bluehost já te teria posto a andar...
No entanto, essas 300000 visitas mês são medidas por onde?

O que se passa é que a bluehost tem uma cena chamada CPU Throttling, que a % de CPU alocada aos teus processos caso estejas a "gastar" demasiado.

Em relação às visitas (pageviews talvez tivesse sido o indicador correcto), são medidas através do Google Analytics.
Offline

Riey 
Membro
Mensagens 1001 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Estás a ser irónico?

eu gastava muito mais que isso em alojamento partilhado, depois mudei para vps

se não tens grandes consumos de hardware podes estar num partilhado