← Desenvolvimento

Como ter IP Estático e VPN em Casa?

Lida 1566 vezes

Offline

rhbkweb 
Membro
Mensagens 36 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Olá,

Na empresa onde trabalho que é do ramo web, eles têm como uma infra-estrutura e setup adequado às necessidades de redundância, disponibilidade e segurança.

O que eu pretendo fazer é ter em minha casa um setup semelhante que me permita na minha actividade de freelancer conseguir assegurar e ter em casa uma boa infra-estrutura, segura e fiável.

Passando a coisas mais concretas o que eu pretendo ter em casa é o seguinte:

Em casa eu tenho 1 PC + 1 Servidor e uma linha de internet com ip dinâmico. O que eu pretendo é encontrar um serviço que me permita ter um ip estático, dedicado com um hostname único para que depois possa configurar uma VPN no meu servidor caseiro por forma a sempre que estou fora de casa apenas poder aceder à minha rede caseira com o meu portátil ou smartphone via VPN segura, assim como assegurar que os acessos de administração de painel de controlo e SSH dos meus servidores apenas podem ser acedidos através desse IP e respectiva VPN.

Para a VPN a minha ideia passa por instalar por exemplo o OpenVPN no meu servidor caseiro.

Não me importo de pagar para ter um serviço seguro e fiável, se possível com servidores na Europa para que possa ter boa performance e baixa latência. Por isso após pesquisar encontrei os seguintes serviços que me parecem permitir ter um ip estático e hostname único:

NOIP: http://www.noip.com/services/managed_dns/plus_dynamic_dns.html

Dyn: http://dyn.com/dns/dyndns-pro/

De forma que a minha questão para a comunidade é se alguém me pode dar algum conselho e/ou me dizer se estou no bom caminho, assim como fazer qualquer tipo de sugestão.

Obrigado