← Conversa Geral

Ajuda e opiniões sobre curso de Analista programador de informática

Lida 8263 vezes

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Acredita que não é com Java que vais aprender C... Acho que o melhor que tens a fazer é ser autodidacta e começares a pesquisar alguns tutoriais e afins sobre algoritimia
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

O que tu tens de aprender não é a "programar". Tens que aprender algoritmia, e só depois é que aprendes uma linguagem para programares o teu algoritmo.
Programar sem saber algoritmia é quase escrever sem saber as palavras..
Offline

Filipe Santos 
Membro
Mensagens 201 Gostos 5
Feedback +7

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Acredita que não é com Java que vais aprender C... Acho que o melhor que tens a fazer é ser autodidacta e começares a pesquisar alguns tutoriais e afins sobre algoritimia

O que tu tens de aprender não é a "programar". Tens que aprender algoritmia, e só depois é que aprendes uma linguagem para programares o teu algoritmo.
Programar sem saber algoritmia é quase escrever sem saber as palavras..

Então o que me aconselhariam era fazer um daqueles pequenos cursos de algoritmos e depois outro curso de C e C++ , e já agora de álgebra  :grin: , e depois voltar á carga com a licenciatura ?

Acham que eu estando depois a frequentar uma licenciatura em informática seria mais credível uma empresa recrutar-me , mesmo sem ter muita experiência, do que apresentar um curso como o que apresentei no inicio do tópico ?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Então o que me aconselhariam era fazer um daqueles pequenos cursos de algoritmos e depois outro curso de C e C++ , e já agora de álgebra  :grin: , e depois voltar á carga com a licenciatura ?

Acham que eu estando depois a frequentar uma licenciatura em informática seria mais credível uma empresa recrutar-me , mesmo sem ter muita experiência, do que apresentar um curso como o que apresentei no inicio do tópico ?
Acredita que não precisas de nenhum curso apenas força de vontade isto depois de saberes a lógica.
Claro que uma licenciatura vale muito mais que esses cursos manhosos..

Vê a pagina 7 disto: http://www.esgp.edu.pt/attachments/178_programacao_sistemas_informacao.pdf
36 horas apenas de introdução à coisa :P
Offline

Filipe Santos 
Membro
Mensagens 201 Gostos 5
Feedback +7

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Acredita que não precisas de nenhum curso apenas força de vontade isto depois de saberes a lógica.
Claro que uma licenciatura vale muito mais que esses cursos manhosos..

Vê a pagina 7 disto: http://www.esgp.edu.pt/attachments/178_programacao_sistemas_informacao.pdf
36 horas apenas de introdução à coisa :P

Acredita que força de vontade não me falta. Por acaso não conheces nenhum sitio (em Lisboa) onde eu possa fazer um curso com esse conteúdo ? O que mostras é excelente.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O que eu mostrei é um curso profissional de equivalência ao 12 ano com duração de 3 anos...
Offline

dblue_one 
Membro
Mensagens 263 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Acredita que força de vontade não me falta. Por acaso não conheces nenhum sitio (em Lisboa) onde eu possa fazer um curso com esse conteúdo ? O que mostras é excelente.

É mesmo programação que queres? olha que programar não é pera doce, é queimar pestana dia e noite, ainda mais se tens ideia de ir para C ou C++, que nas linguagens de alto nivel é porventura a mais complexa. Administração de sistemas, redes ou mesmo bases de dados não te dizem nada? Ou mesmo web developing.. o php ou o asp.net é bem mais simples de se aprender ;)
Offline

filipetm 
Membro
Mensagens 31 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Acho que comecei mal ao querer fazer a licenciatura, não estava preparado para esse desafio e espalhei-me ao comprido. Por isso, queria ir começando a aprender e a ganhar calo nesta área.  :cool:

Boas,

Na minha opinião o curso que se exige é uma licenciatura/mestrado em Eng. Informática. Se tens paixão por esta área manda-te logo para a licenciatura e não percas tempo/dinheiro com esses cursos. Quando comecei o curso não dominava (nem minimamente) nenhuma linguagem de programação e a única coisa em que tive mais dificuldade foi mesmo as físicas/matemáticas/algebras. Os primeiros anos são difíceis mas se é isto que queres não há volta a dar.

Abraço
Offline

Filipe Santos 
Membro
Mensagens 201 Gostos 5
Feedback +7

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

O que eu mostrei é um curso profissional de equivalência ao 12 ano com duração de 3 anos...

Sim, eu percebi que era um curso de equivalência ao 12 ano. Agradeço-te pela informação disponibilizada.

É mesmo programação que queres? olha que programar não é pera doce, é queimar pestana dia e noite, ainda mais se tens ideia de ir para C ou C++, que nas linguagens de alto nivel é porventura a mais complexa. Administração de sistemas, redes ou mesmo bases de dados não te dizem nada? Ou mesmo web developing.. o php ou o asp.net é bem mais simples de se aprender ;)

De facto, o web developing é mais interessante e que me atrai mais, mas como referi a licenciatura em informática, pelo menos no 1º ano, gira á volta do C e C++
Offline

Filipe Santos 
Membro
Mensagens 201 Gostos 5
Feedback +7

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Boas,

Na minha opinião o curso que se exige é uma licenciatura/mestrado em Eng. Informática. Se tens paixão por esta área manda-te logo para a licenciatura e não percas tempo/dinheiro com esses cursos. Quando comecei o curso não dominava (nem minimamente) nenhuma linguagem de programação e a única coisa em que tive mais dificuldade foi mesmo as físicas/matemáticas/algebras. Os primeiros anos são difíceis mas se é isto que queres não há volta a dar.

Abraço

Pois, físicas/matemática e álgebras também não são pêra doce, mas também não se pode querer tudo de mão beijada e, como referes, se gostamos muito temos que nos esforçarmos. Mas sim, é a licenciatura o meu objectivo.

Já agora, em que universidade andastes ? Achas que a universidade Aberta é uma boa solução e um bom modo de aprendizagem, sabendo que é no modo e-learning ?
Offline

filipetm 
Membro
Mensagens 31 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Pois, físicas/matemática e álgebras também não são pêra doce, mas também não se pode querer tudo de mão beijada e, como referes, se gostamos muito temos que nos esforçarmos. Mas sim, é a licenciatura o meu objectivo.

Já agora, em que universidade andastes ? Achas que a universidade Aberta é uma boa solução e um bom modo de aprendizagem, sabendo que é no modo e-learning ?

Tirei a licenciatura no ISEP e depois o Mestrado (Integrado) na FEUP. Apesar de achar que uma boa % da tua aprendizagem será feita quando tiveres que te desenrascar sozinho, não sei se será uma boa ideia depender unicamente do e-learning. Desde que comecei a minha vida profissional que valorizo bastante a troca de ideias com outros programadores. Agora aprendo mais com outros do que sozinho.

A minha paixão tb é a web mas tem em atenção que na faculdade não há um grande foco nesta vertente. No entanto a ideia também não é saíres de lá a dominar X ou Y linguagem de programação mas sim saíres de lá com os conceitos necessários para te safares em qualquer ambiente.

Edit: Uma coisa que disseste bastante acertada é que sozinho não tens ninguém que te diga se estás a fazer bem ou mal.
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Esse curso pode ser bom para quem está a começar , no entanto, vai ser difícil encontrar emprego só com ele. Se queres ganhar bem vais ter que encontrar e desenvolver o teu valor acrescentado porque esta área está cheio de pessoas que percebem logo se és bom ou não.., e isso pode significar a diferença entre um mau e muito bom ordenado mensal.. ;)

Tenta encontrar algo relacionado com frameworks, apis, javascript.. algo que as empresas estejam a procurar agora.
Offline

Filipe Santos 
Membro
Mensagens 201 Gostos 5
Feedback +7

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Esse curso pode ser bom para quem está a começar , no entanto, vai ser difícil encontrar emprego só com ele. Se queres ganhar bem vais ter que encontrar e desenvolver o teu valor acrescentado porque esta área está cheio de pessoas que percebem logo se és bom ou não.., e isso pode significar a diferença entre um mau e muito bom ordenado mensal.. ;)

Tenta encontrar algo relacionado com frameworks, apis, javascript.. algo que as empresas estejam a procurar agora.

Agradeço e valorizo a tua opinião, no entanto, eu não pretendo ser o novo Bill Gates e ser milionàrio como ele, eu tenho sonhos mais humildes e quero apenas trabalhar numa àrea que é uma paixão para mim.

Eu sei que na informàtica o que aprender hoje, amanha ja não terà qualquer valor, mas eu quero estar sempre em constante aprendizagem e não vou parar porque eu gosto disto. É que eu jà tenho 32 anos e não trabalho nesta àrea e sei que hà gurus bem mais novos que eu e é o que as empresas procuram, o que acho correcto.

A pergunta resume-se só a isto: por onde começo ?

Aprender algoritmia, C , C++ , etc...