← SEO

optimização + seo = ?

Lida 8194 vezes

Offline

Luís Sardinha 
Membro
Mensagens 291 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Olá,

Há cerca de dois meses coloquei online o meu primeiro site sendo os resultados, no dia de hoje satisfatórios no meu ponto de vista. Apesar o site abordar uma temática pouco explorada e com baixa procura ainda não se encontra na primeira pagina no google, o que me não deixa completamente satisfeito.

Sei que toda a questão em torno da optimização e seo é incerta, variando muitas vezes de pessoa para pessoa. Todavia no único ponto em que parece haver consenso o meu site encontra-se claramente a frente da concorrência, tendo eu bastante mais conteúdo e sobretudo muito mais completo.

Concretamente no que torna a optimização, tenho as palavras chave (keywords) a bold, os artigos linkam uns aos outros (plugin wp) e também tenho instalado um plugin que me foi inúmeras vezes recomendado o "All in one SEO" se a memoria não me falha.

Quanto as diferenças entre o meu site e os mais directos concorrentes, o domínio deles (.COM) tem cerca de 1 ano, o meu (.NET) não mais de 2 meses. O site concorrente não tem keywords a bold, nem artigos com ligação uns aos outros e deduzo que também não tem o plugin "All in one SEO".

Gostava de ouvir os vossos comentários ao tópico e também deixar algumas questões.

Qual a importância da idade de um domínio?
Até que ponto pode um site optimizado e com mais e melhor conteúdo não atingir o primeiro lugar devido a idade do domínio concorrente ser maior?

Obrigado


Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

E links externos a apontar para o teu site? Provavelmente o da concorrência terá mais melhores :)
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

E links externos a apontar para o teu site? Provavelmente o da concorrência terá mais melhores :)

enuff said.
é que mencionaste tudo menos os links externos hehe
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

A relevância do bold nas palavras é praticamente nula (aliás estamos a falar de <strong> e não <bold>). Há coisas onsite, muito mais importantes. Como a arquitectura de links, links internos (naturais, não automáticos), estrutura do menu, semântica do site, artigos principais sitewide, etc. Sitemap, adicionar ao webmaster tools, etc. E depois backlinks, backlinks e backlinks de qualidade.

lol, parece fácil...
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

optimização + seo = ?

se = -1

;)
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

As minhas sugestões para optimização do conteúdo:

- Links internos relevantes (sem repetir constantemente a mesma keyword)
- Os bolds são relativamente processados para detecção da keyword
- Os headings por ordem de relevância: h1, h2, h3 e sucessivamente
- Densidade das keywords (muito polémico!) mas que para mim apenas me serve como um limite de referência: por exemplo, na frase "Eu comprei as minhas fichas de poker numa loja especializada em fichas de poker, para poder jogar com as melhores fichas de poker" - passas por SPAMMER. Tenta manter um valor inferior a 5% (atenção, valor de referência!).
- Bom conteúdo (acima de tudo!)
- Conteúdo original (no spining, nem nada dessas coisas)

Depois é procurar linkar esse conteúdo. Se o link vier de sites de qualidade... tanto melhor!

Mas o que o Nuno diz é praticamente aquilo que precisas de saber.
Offline

MiguelT 
Membro
Mensagens 86 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Estou totalmente de acordo com o Diogo, e é um pouco o que eu sigo para a optimização.

No entanto há algumas situações que me deixam sem resposta logica... já que estamos no tema, vou partilhar.
Há uns dias fiz uma pesquisa no google.pt da palavra "descontos" (keyword bastante concorrida), e encontrei na primeira pagina de resultados (top 6) uma web (mais bem domínio) sem qualquer conteúdo. Não tem keywords, não tem links.... é um dominio com um ano e no histórico não aparece nenhuma web. :-?

A unica explicação é que deve ter sido um domínio usado numa campanha, não? :-k
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Miguel, para começar, é um domínio .PT. Logo aí é bem visível a importância desta TLD nos resultados. Depois, não me parece existir muita concorrência e parece-me que não há ninguém, pelo menos experiente, a lutar pelo primeiro lugar.

É muito ambíguo isto... :D
Offline

carlosm 
Membro
Mensagens 573 Gostos 10
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Estou totalmente de acordo com o Diogo, e é um pouco o que eu sigo para a optimização.

No entanto há algumas situações que me deixam sem resposta logica... já que estamos no tema, vou partilhar.
Há uns dias fiz uma pesquisa no google.pt da palavra "descontos" (keyword bastante concorrida), e encontrei na primeira pagina de resultados (top 6) uma web (mais bem domínio) sem qualquer conteúdo. Não tem keywords, não tem links.... é um dominio com um ano e no histórico não aparece nenhuma web. :-?

A unica explicação é que deve ter sido um domínio usado numa campanha, não? :-k

O facto de nao ter conteúdo agora, nao quer dizer que nunca tenha tido.

E além disso, também pode ter links externos a apontar para ele.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

o que tenho aprendido ultimamente é que a idade conta muito sim, tenho um site que em % de seo esta muito mais optimizado que os concorrentes prova disso é no google.com estar bem posicionado mas no google.pt anda mais por baixo e já o tenho quase a 1 ano, por isso tu com 2 meses isso não é nada  :-P
Offline

Luís Sardinha 
Membro
Mensagens 291 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Relativamente aos backlinks, tenho-me esforçado para os ter, tendo submetido o site aos directórios recomendados aqui no +t, seguramente mais de 20. Fiz e continuo a fazer trocas de links com alguns sites de temáticas aproximadas da que aborda o meu site.

Abri uma pagina de facebook e interliguei os artigos do site a pagina do facebook, obviamente ainda com muitos poucos "gosto".

Ainda submeti o sitemap ao google webmaster e tenho escrito alguns resumos dos artigos no dihitt.com.br.

Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Relativamente aos backlinks, tenho-me esforçado para os ter, tendo submetido o site aos directórios recomendados aqui no +t, seguramente mais de 20. Fiz e continuo a fazer trocas de links com alguns sites de temáticas aproximadas da que aborda o meu site.

Abri uma pagina de facebook e interliguei os artigos do site a pagina do facebook, obviamente ainda com muitos poucos "gosto".

Ainda submeti o sitemap ao google webmaster e tenho escrito alguns resumos dos artigos no dihitt.com.br.

não estejas demasiado preocupado com isso para já. o que estás a fazer, estás a fazer bem. o que ainda não estás a fazer, podes começar a fazê-lo agora que já sabes o que é. só lançaste o site há 2 meses? então não páres que os resultados vão aparecer ;)
Offline

magnatic 
Membro
Mensagens 175 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

A unica explicação é que deve ter sido um domínio usado numa campanha, não? :-k

muiiiiiiita gente a lembrar-se do nome de um site mas, não se lembram do endereço ou têm preguiça para o digitar.
O Google sabe disso e tenta ligar os termos de pesquisa aos domínios, daí que apareçam tantos domínios ricos em keywords em algumas pesquisas.
Num site que conheço, por cada 4 pessoas que querem aceder directamente ao site, 1 pessoa digita o nome no Google em vez de digitar o URL...
Sendo que o objectivo do Google é satisfazer quem pesquisa, eles tomaram a decisão que acharam melhor: beneficiar um keyword-domainer e ao mesmo tempo milhões de pessoas ou penalizar o leyword-domainer e também milhões de pessoas que não veriam a sua "pesquisa" satisfeita?  :wink:

Como em tudo no algoritmo do Google, o domínio tem peso mas, há outras coisas que somadas suplantam o peso do domínio, é tudo uma questão de equilíbrio e adição.
Offline

tseonami 
Membro
Mensagens 191 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Na minha opinião, Por ordem de importancia

TLD,
Titulo,
headers
Conteudo original e actualizado
backlinks

outros poderão ter outra opinião.

Offline

Luís Sardinha 
Membro
Mensagens 291 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

TLD?