← Sugestões

Deviam ser adoptadas medidas para não deixar o fórum morer

Lida 11450 vezes

Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Vejo isto cada vez mais parado. Há planos para uma administração mais proactiva do mesmo, que se foque também no seu crescimento? Seria uma pena ver um site com esta história tornar-se irrelevante, quando na realidade tem tanto potencial.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Olá @y2j tens sugestões?

Offline

kimi 
Membro
Mensagens 11 Gostos 4
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 10 Posts Level 4 Avatar Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Level 3

Tenho a mesma opinião em relação ao rumo do site.
Para começar SSL, em 2020 não ter SSL é um sinal de que já está ao abandono.
Vários tópicos e publicações nas secções erradas, e ninguém as move ou remove, quando necessário.
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Olá @y2j tens sugestões?

Bem, eu não sei até que ponto é que isto está mau. Lembro-me que há uns 5 anos ainda vinha aqui e via sempre umas centenas de pessoas online a qualquer altura, o que significa que ainda tinha um número razoável de visitantes. Não sei se agora está mesmo deserto ou se continua a ter visitas. Mas acho que antes de mais é o dono do site que tem de querer saber. Se o dono já desistiu do projecto, não há nada a fazer. Portanto, para começar, quem manda nisto precisa ou de voltar a investir o seu tempo aqui ou tentar vender o site a quem tenha interesse.

Segundo, acho que a equipa deve ser reformulada e composta por pessoas que se voluntariem a  contribuir activamente para o site. Posts regulares, artigos, tutoriais e de preferência uma boa estratégia de divulgação. Se possível até investir algum dinheiro em publicidade e criação de conteúdo. Um canal de youtube seria uma excelente ideia, e uma página de instagram também.

É apenas uma ideia. Acho realmente uma pena que isto esteja assim, tendo em conta que costumava ser uma referência na área. Já sabemos que fóruns já não são o que eram, mas ainda há fóruns que continuam muito activos. E um fórum que fala de um tema tão apetitoso tem potencial para estar melhor do que está.
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Tenho a mesma opinião em relação ao rumo do site.
Para começar SSL, em 2020 não ter SSL é um sinal de que já está ao abandono.
Vários tópicos e publicações nas secções erradas, e ninguém as move ou remove, quando necessário.

Verdade, reparei nisso no outro dia e fiquei estupefacto. No entanto vejo que agora, por exemplo, há 220 pessoas online. Não é totalmente mau. Se o site ainda tiver uns poucos milhares de visitantes únicos por mês ainda tem potencial para recuperar. Ninguém posta, mas pelos vistos ainda há quem o visite.
Offline

tiagocardoso 
Membro
Mensagens 200 Gostos 38
Feedback +2

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Webmaster Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary Linux User Mobile User Level 5 Level 4

O site basicamente virou um OLX para bloggers e pessoas a procura de formas de ganhar dinheiro o que em si é bom porque demonstra que ainda é um site com procura.
Não há muito a fazer, o problema é a comunidade em si, talvez fazer mais secções onde as pessoas possam criar artigos/tópicos informativos ajudasse! :D
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Eu administro os grupos portugueses de webmasters e conheço a grande parte dos utilizadores que eram mais ativos por aqui, infelizmente 90% deles desapareceram da internet (mudaram de área, reformaram-se, foram de férias permanentes, etc).

Mas sim concordo, em todos os meus videos, entrevistas, etc sempre falo do mais tráfego, mas a verdade é que muita gente migrou para os grupos (e mesmo nos grupos não participam ativamente). Continuamos com o grande problema de em Portugal partilhar informação ser um tabu.
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Eu administro os grupos portugueses de webmasters e conheço a grande parte dos utilizadores que eram mais ativos por aqui, infelizmente 90% deles desapareceram da internet (mudaram de área, reformaram-se, foram de férias permanentes, etc).

Mas sim concordo, em todos os meus videos, entrevistas, etc sempre falo do mais tráfego, mas a verdade é que muita gente migrou para os grupos (e mesmo nos grupos não participam ativamente). Continuamos com o grande problema de em Portugal partilhar informação ser um tabu.

Mas é inegável que nunca foi feito grande esforço para tentar manter o fórum activo. E acho que quando se chega à conclusão de que não há nada a fazer, não há mesmo nada a fazer.

Talvez não fosse má ideia apostar na criação de algum conteúdo interessante e divulgá-lo através de mail. Muitos fóruns onde já participei contactavam-me ocasionalmente com newsletter e afins, e por vezes era assim que me lembrava deles.

E talvez um blog oficial do site também fosse uma boa ideia. Não estamos a falar de um tema que está morto. Antes pelo contrário. E há muito sitio onde divulgá-lo.

Mas lá está, isto é algo que o dono do site teria de ter vontade de fazer. A iniciativa cabe-lhe a ele. Mas se nada for feito em pouco tempo o site estará apenas a ocupar espaço num servidor qualquer.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Mas é inegável que nunca foi feito grande esforço para tentar manter o fórum activo.

Isto não poderia estar mais longe da verdade. Durante anos, equipas de voluntários esforçaram-se para trazer conteúdo interessante para cima da mesa, que investiram horas a moderar e a participar aqui e a trabalhar em backstage para se conseguir fazer alguma coisa de interessante com o fórum.

Ele está "morto" porque é o ciclo natural das coisas. Não existiu nenhuma nova geração que viesse para ficar e dinamizar isto. E ao contrário do que tu pensas, este "site" não tem um dono. Esta comunidade foi responsável pelo lançamento de muitas carreiras e é de cada um que ao longo do tempo vai participando aqui. Os administradores não têm mais responsabilidades que os próprios utilizadores no que diz respeito a lançar e revitalizar o fórum, porque todo o trabalho aqui realizado é e manter-se-á voluntário.

A iniciativa não cabe ao dono do site, que não ganha nem perde nada com o bom funcionamento do fórum. Quem tem a ganhar são as pessoas que participam aqui e abrem asas para outros voos. Foi o meu caso.

Os fóruns, ao permitir anonimato, tornam-se selvas autênticas onde toda a gente faz e acontece. Mas tem uma coisa ainda mais bonita: permite-nos olhar sem preconceito para toda a comunidade e formar belas e duradouras amizades.

Se tens capacidade de revitalizar isto e lhe dar outro rumo, não tenho dúvida que o nosso headmaster @Nuno te dará a liberdade total para o fazeres.

Eu continuarei a participar em tópicos interessantes com o conhecimento que possuo. E irei continuar a aprender com o conhecimento de todos vós. Mas não tenho a disponibilidade que tinha há 5 anos atrás, quando andava por aqui diariamente.

Arregaça as mangas e muda isto. Tens o meu apoio.
Offline

telmototy 
Membro
Mensagens 51 Gostos 66
Feedback +3

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary Level 5 50 Posts Fourth year Anniversary Third year Anniversary Level 4 Level 3

Isto não poderia estar mais longe da verdade. Durante anos, equipas de voluntários esforçaram-se para trazer conteúdo interessante para cima da mesa, que investiram horas a moderar e a participar aqui e a trabalhar em backstage para se conseguir fazer alguma coisa de interessante com o fórum.

Ele está "morto" porque é o ciclo natural das coisas. Não existiu nenhuma nova geração que viesse para ficar e dinamizar isto. E ao contrário do que tu pensas, este "site" não tem um dono. Esta comunidade foi responsável pelo lançamento de muitas carreiras e é de cada um que ao longo do tempo vai participando aqui. Os administradores não têm mais responsabilidades que os próprios utilizadores no que diz respeito a lançar e revitalizar o fórum, porque todo o trabalho aqui realizado é e manter-se-á voluntário.

A iniciativa não cabe ao dono do site, que não ganha nem perde nada com o bom funcionamento do fórum. Quem tem a ganhar são as pessoas que participam aqui e abrem asas para outros voos. Foi o meu caso.

Os fóruns, ao permitir anonimato, tornam-se selvas autênticas onde toda a gente faz e acontece. Mas tem uma coisa ainda mais bonita: permite-nos olhar sem preconceito para toda a comunidade e formar belas e duradouras amizades.

Se tens capacidade de revitalizar isto e lhe dar outro rumo, não tenho dúvida que o nosso headmaster @Nuno te dará a liberdade total para o fazeres.

Eu continuarei a participar em tópicos interessantes com o conhecimento que possuo. E irei continuar a aprender com o conhecimento de todos vós. Mas não tenho a disponibilidade que tinha há 5 anos atrás, quando andava por aqui diariamente.

Arregaça as mangas e muda isto. Tens o meu apoio.

bem dito. o dono não tem muito a ver com isto, o bom funcionamento do fórum é do nosso interesse! até pq quase de certeza que ele não faz ou faz pouco dinheiro com o site. é pena o fórum estar um bocado a morrer, tenho agora 20 anos e faço quantias simpáticas de dinheiro na internet, podem crer que grande parte se deve ao facto de ter encontrado este fórum com 15 anos onde aprendi muita coisa! eu ainda continuo a cá vir todos os dias, ou de 2/3-em 3 dias para ver o que vai acontencendo.