← Segurança

(Alerta) O Perigo do Web Hosting

Lida 10774 vezes

Offline

KnowTheGuy 
Beta tester
Mensagens 458 Gostos 91
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Quick Poster Level 5 Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary Level 4 Avatar

O Perigo dos Web Hosting Partilhados (Shared) que muitos pensam que conhecem bem.. mas desconhecem o seu lado mau

Boa tarde, como muita gente sabe ou pode desconhecer venho alertar para os perigos do Web Hosting.. Existem perigo que pode fazer com que seja prejudicado ou até mesmo ficar sem website ou até mesmo bloqueado pelos motores de busca.

E perguntam porquê? Fácil

A Hospedagem Compartilhada (Compartilhar = Partilhar) é partilhada com vários clientes que pagaram é como uma celula.. essa célula permite que por exemplo a Hospedagem compartilhada aceite apenas 5-7 pessoas nessa célula

Isto quer dizer o quê? Que se alguma dessas 5-7 pessoas tiver um ataque de DDoS o vosso IP é o mesmo dessa hospedagem ou seja os outros clientes também ficam offline vice e versa

Mesmo que o ataque não seja direcionado para o vosso site.. ou mesmo que não recebam ataques, o que é verdade é que desses clientes se alguem levar um ataque pode prejudicar os outros

Se formos ver nas politicas de uso podem ver que o Web Hosting Partilhado é LIMITADO..
O Uso do CPU ou Scripts por mais de 120 segundos podem fazer com que o teu Site seja suspenso..

Um elevado tráfego ou o CPU nos 100% pode fazer com que sejas suspenso também.

Mas o que é que é mais grave? Se dessas 5/7 cometer algum SPAM seja ele por correio ou fazendo Phishing na hospedagem partilhada.
O IP poderá ir para uma black list (lista negra) como existe na Internet

Onde esse IP é bloqueado e notificado por vezes pelos motores de busca (sim porque eles também têm a sua própria base de dados de malware/phishing/spam em parcerias com outras empresas de monitorização e segurança.

Resultado.. Acaba por ficares sem Website e na maioria dos casos causar-te prejuizo.

Como posso acabar com isso e continuar a usar? Pelo menos para a solução do IP, alguns webhostings oferecem a possibilidade de comprar IP Dedicado só mesmo para ti e não Shared(partilhado).

No entanto o uso do CPU ou um ataque mesmo que mudes o IP caso recebas isso irá afectar os outros clientes da Célula por isso não duvidem que se um dia entrarem no vosso site e aparecer "Account Suspended" já sabem o que é.. ou pelo menos fazem uma ideia do que se irá tratar.

Não se trata de paranoia.. essa coisa de pensar "Isso nunca me aconteceu.. nunca tive um problema desses ou isso é impossivel"
Não é bem assim.. por nunca te ter acontecido.. a prevenção é a melhor coisa..

Quem avisa teu amigo é.. o ditado dita.

Solução? Procurem por Web Hosting "Dedicated" que é um Hosting apenas Dedicado para ti e não Shared, porem são mais caros.

E mesmo assim fica ciente que Web Hosting têm limites de memoria RAM pela qual quando estas a navegar ou tens imenso  tráfego nunca te deparaste com um erro destes?
 
Fatal error: Allowed memory size of 33554432 bytes exhausted (tried to allocate 7680 bytes) in /home/xyz/public_html/abc/tuv/wp-includes/kses.php(1005) : runtime-created function on line 1

Quem usa Wordpress já deve se ter deparado.. isso é um problema de exaustão ou seja que o site está a consumir muito ao ponto de "cair" entre aspas não é bem cair, mas fazer com que apareça esse erro..

Solução Permanente: Uma VPS é a melhor coisa a se fazer, instalar um Painel para quem é "Newbie" não é assim tão dificil, pegar num livros e estudar os comandos básicos de Linux.. ou então procurar uma VDS (Virtual Desktop Server) ambiente gráfico com Windows e/ou Linux

Lembrem-se disto "Um faz, todos pagam" isto pelo menos o site ficar offline

E não devo usar Web Hosting? Podes usar.. mas se o teu orçamento for maior porque não uma VPS/VDS?

Se o teu orçamento for mesmo limitado inferior a 4€ então usa Web Hosting (apesar de OVH ter VPS de 3,5€ que vale bem a pena)

[/font]
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Deves ter algum contrato com a OVH que só falas neles... :)
Uma VPS tem também risco de ataques, tem o risco de não estar bem configurada e um bm hacker fazer um port scan e detectar formas de entrar. Uma vps está dentro de um servidor, se um ataque conseguir deitar o servidor abaixo vão as vps todas abaixo ao mesmo tempo. A vps tem recusros limitados também, uma vps com 2 cores e 512Mb de ram não presta nem para um site pequeno porque basta teres um plugin a consumir demasiados recursos por algum erro que já ficas off. Quem não tem conhecimentos e compra uma vps não gerida, se surge um problema vai andar à nora até que alguém ajude a resolver.
Tens alguma razão no que dizes mas é preciso ver as duas faces da moeda e não colocar a farinha no mesmo saco, porque existem bons provedores de alojamento partilhado e até é um dos tipos de alojamento mais usados, eu cheguei a ter sites em alojamentos partilhados por mais de 4 anos sem nenhum problema.
Uma vps não é uma solução perfeita e  se não contratas um serviço de protecção ddos, estão tão sujeito como num alojamento partilhado ou ainda mais...
Eu tenho servidores dedicados, mas ainda tenho alguns sites para linkbuilding espalhados em alojamentos partilhados e sou ciente que riscos há em qualquer tipo de alojamento.
No que respeita a SPAM também podes correr o risco de comprar um vps que tenha já um ip blacklisted, porque há milhares de malfeitores que compram vps para fazer spam e assim que o ip fica banido abandonam e comprar outro com ip novo, mas esse ip vai ser posteriormente vendido a outra pessoa com o vps.
Uma empresa de alojamento pode facilmente apelar em caso de ficar com um IP blacklisted e podes ter a certeza que mais fácil removem da lista negra um IP pertencente a uma empresa de alojamento do que a um particular que tenha uma vps. Além disso as empresas de alojamento possuem vários IPS e podem mudar o IP de mailing quando este fique blacklisted, resolvendo o problema de imediato.
É preciso ver sempre os prós e contras de tudo.
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts


Solução? Procurem por Web Hosting "Dedicated" que é um Hosting apenas Dedicado para ti e não Shared, porem são mais caros.


Nem sei por onde começar,  :superlol:

Fiquei curioso, o que é Web Hosting "Dedicated" ?

ps: Hospedagem em Português = Alojamento.

Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Nem sei por onde começar,  :superlol:

Fiquei curioso, o que é Web Hosting "Dedicated" ?

ps: Hospedagem em Português = Alojamento.


Suponho que se esteja a referir a um servidor dedicado. Segundo este conselho alguém que crie um site deve ter logo um dedicado.
Eu não sou provedor de alojamento mas fico chocado com a forma como é aqui falado dos serviços de alojamento, até parece que os alojamentos partilhados são todos iguais e quem presta esse serviço são uma banda de incompetentes que não sabem lidar com a segurança e bom funcionamento dos servidores que gerem. Contratar uma vps por meia dúzia de euros é que pode ser considerado um atentado porque de certeza que vai ter muitos pontos por onde um hacker se possa deliciar...
Offline

KnowTheGuy 
Beta tester
Mensagens 458 Gostos 91
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Quick Poster Level 5 Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary Level 4 Avatar

Nem sei por onde começar,  :superlol:

Fiquei curioso, o que é Web Hosting "Dedicated" ?

ps: Hospedagem em Português = Alojamento.

O que é um Web Hosting dedicado? É um web hosting apenas dedicado para uma pessoa que não use recursos ou não partilhe com as outras pessoas, é fácil de perceber e entender.
Este tipo de hospedagem não é muito comum, mas quando o é.. é relativamente um pouco mais caro que Shared.
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

No tópico inicial não considero que os pontos referidos sejam "perigos", mas sim limitações ou desvantagens de um serviço de alojamento web partilhado.

O facto dos recursos serem limitados num ambiente partilhado é lógico, pois de outra forma não seria alojamento partilhado mas sim dedicado. Se não existissem limitações, um único cliente poderia consumir os recursos todos do servidor, deixando os restantes sem recursos para processarem os pedidos dos seus sites.

Uma vez que é um serviço partilhado, este permite que sejam alojados múltiplos clientes no mesmo servidor e que o custo seja mais reduzido, o que não quer dizer que seja a solução para todos os sites e/ou projectos.

O facto de se optar por uma solução de alojamento dedicado (VPS, Cloud Server, Servidor Dedicado), não impede também que um ataque DDoS coloque igualmente os sites offline. Num servidor partilhado pode haver suspensão da conta do cliente que está a ser atacado, enquanto que numa solução dedicada podem por exemplo fazer null route ao IP.

A mesma situação é verificada relativamente ao Spam, ou seja, o facto de existir a possibilidade de ter um IP dedicado, não impede que alguns serviços (DNSRBLs e serviços de Reputação de IP) bloqueiem o mesmo caso os "vizinhos" (IPs da mesma gama) pratiquem o envio de Spam ou estejam infectados com malware que permita envio de Spam.

"Pegar num livros e estudar os comandos básicos de Linux" não é solução recomendada a ninguém, pois tem tudo para dar errado. Ninguém com experiência e conhecimentos técnicos avançados deve optar por gerir o seu próprio servidor.

Para cada situação existe uma solução. O alojamento partilhado é suficiente para a maioria dos pequenos projectos e sites, no entanto quando se tratam de sites com bastantes visitas e com consumos de recursos elevados, é necessário investir numa solução adequada às necessidades. Posso garantir que essas soluções não são certamente servidores virtuais a 3.5€/mês.
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

O que é um Web Hosting dedicado? É um web hosting apenas dedicado para uma pessoa que não use recursos ou não partilhe com as outras pessoas, é fácil de perceber e entender.
Este tipo de hospedagem não é muito comum, mas quando o é.. é relativamente um pouco mais caro que Shared.

Desculpa, mas tens de me explicar melhor, é que continuo sem entender.

Contando que até servidores dedicados partilham recursos o que é para ti o web hosting dedicado?

Por curiosisdade. o que é que fazes a nivel profissional?
Offline

DanielPT 
Membro
Mensagens 196 Gostos 30
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Windows User Super Combination Combination

Este texto mais parece uma história do bicho papão para assustar os meninos a não comprar alojamento partilhado. Quando provavelmente em 90% dos casos os clientes em alojamentos partilhados (de qualidade) nem dão pelos problemas.

Sites pequenos não precisam de VPS ou Dedicados. E quando um site chega ao ponto de precisar é expectável que o webmaster perceba isso e faça o upgrade. Um webmaster que não perceba isso e meta as culpas no "malvado" alojamento partilhado precisa de rever os seus conhecimentos.
Offline

KnowTheGuy 
Beta tester
Mensagens 458 Gostos 91
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Quick Poster Level 5 Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary Level 4 Avatar

Desculpa, mas tens de me explicar melhor, é que continuo sem entender.

Contando que até servidores dedicados partilham recursos o que é para ti o web hosting dedicado?

Por curiosisdade. o que é que fazes a nivel profissional?

Sou estudante, mas por ser estudante significa que não entendo ou não percebo de Hostings?
Significa não saber instalar LAMP? Configurar IPTables? Usar o Nginx como reverse proxy para o Apache? Instalar o csf firewall?

Oh amigo, se não sabes o que é web hosting dedicado não é meu problema.
Vamos la ver uam coisa, na maioria dos casos um Hosting Partilhado pode ser uma VPS e apartir dai fazem Web Hosting Partilhado, um Web Hosting Dedicado não é nada menos nada mais que uma VPS privada ou um dedicado apenas para clientes muito limitado enquanto o Shared é partilhado por muito mais gente e não tem limitação(depende do server) , só que em "Web Hosting" onde tu não tens acesso ao ROOT.

Apenas ao Cpanel, ai tens o que é um web hosting semi-dedicado.

" Semi-Dedicated Linux Server is a Dedicated Server which is shared only between few clients. With our semi-dedicated server web hosting plan you enjoy all the same benefits of a dedicated server, you have access to a large portion of the server resources, allowing you to run more traffic and resource intensive websites as well as more complex scripts and softwares without CPU latency becoming an issue."

Para que serve um Hosting Partilhado

A Shared Web Hosting Service or virtual hosting service or derive host refers to a web hosting service where many websites reside on one web server connected to the Internet. Each site "sits" on its own partition, or section/place on the server to keep it separate from other sites. This is generally the most economical option for hosting as many people share the overall cost of server maintenance.

Aqui tens alguns exemplos de webhosting semi dedicated ou dedicado

https://www.bluehost.com/dedicated
http://warez-box.com/
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Não sei para quê tanto sensacionalismo, o fórum não é um site de virais :P

Tem vantagens e desvantagens, não recomendo nem a 90% dos users do fórum ter um servidor dedicado nem VPS.
1 - Não necessitam de tantos recursos.
2 - Provavelmente a maioria dos bloggers não ganham o suficiente para pagar o próprio servidor.
3 - Falta de conhecimento técnico.
4 - ...
5 - ...

Poderia enumerar tantos outros pontos, mas acho que nem vale a pena.

P.S.: Sou cliente de várias soluções de shared host com revendas, tenho 1 dedicado, 1 semi-dedicado,  13 vps e inclusive já prestei serviço de web hosting...

Tenho um amigo aqui do fórum, que depois de eu lhe recomendar uma mudança para um VPS da OVH e depois dele perder uns dias a migrar tudo o site desapareceu do Google por ter um IP bem sujo ;) Tudo tem de se analisar...
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts


Vamos la ver uam coisa, na maioria dos casos um Hosting Partilhado pode ser uma VPS e apartir dai fazem Web Hosting Partilhado, um Web Hosting Dedicado não é nada menos nada mais que uma VPS privada ou um dedicado apenas para clientes muito limitado

Agora fiquei a perceber o que tu chamas de web hosting dedicated.

Para refletir, chamar a uma azeitona de batata a mesma não se transforma em batata, ou na volta até se transforma se a conseguirmos publicitar dessa forma.

Boa Páscoa.

Ps: o facto de seres estudante, não invalida nada sobre o teu conhecimento técnico, apenas estava curioso.