No blog encontra-se:
"A verdade é que Tráfego Ilimitado não existe e as empresas que o praticam ou estão a fazer overselling ou então protegem-se com Termos de Serviços (ToS’s) e Políticas de Utilização Aceitáveis (PUA’s) que limitam absurdamente a utilização do serviço aos clientes."
Ora, então: http://www.webtuga.pt/pua
Ou seja, estãoa "limitar" algo "ilimitado".
O tráfego está sempre limitado tecnicamente pela capacidade da infra-estrutura, rede e largura de banda, mas não é nosso objectivo andar atrás dos clientes para cobrar taxas ou forçar upgrades caso estes ultrapassem o limite estimado estabelecido nos Termos de Serviço. Esta alteração veio ajudar o cliente, uma vez que este não tem que se preocupar em contabilizar o tráfego para o site ficar online até ao final do mês, nas alturas com maior abundância de tráfego.
Se anteriormente um cliente com o plano Cloud Base, poderia apenas atingir os 25GB, neste momento não tem que se preocupar com esse limite. No entanto, tratando-se de um serviço de alojamento partilhado, o cliente está sujeito a ter uma utilização responsável do serviço, pelo que deverá compreender que se o seu consumo de tráfego ultrapassar constantemente 3-4 vezes o consumo estimado definido na PUA, poderá ser um indicatório de que necessita de fazer um upgrade ao seu serviço ou optimizar melhor o seu site.
Ao contrário do que acontece com a maioria dos restantes fornecedores que anunciam "tráfego ilimitado", no nosso caso os limites esperados estão explícitos, não deixando o cliente na duvida, se este pode usar 50GB, 100GB, 300GB, 500GB ou mais...
Citando novamente o blog:
"Indignado, vai contactar o suporte do seu serviço de alojamento e irá receber algumas respostas como:
- Nos Termos de Serviço não autorizamos ficheiros com mais de 10MB;
- Nos Termos de Serviço informa-mos que o serviço serve apenas para páginas web e não disponibilização de ficheiros para download;
- A sua conta de alojamento está a consumir recursos (neste caso a largura de banda) em excesso (apesar de ter tráfego ilimitado)"
O artigo serve para elucidar o cliente e não só criticar as empresas que fazem oferta de tráfego ilimitado. Existem várias formas de fornecer um serviço, sendo umas mais honestas que as outras. A WebTuga opta por fornecer o serviço da forma mais honesta e simplificada possível.
Existem vários fornecedores em que os Termos de Serviço/Politicas de Utilização Aceitáveis são vagos, confusos e contraditórios. Na WebTuga tentamos que sejam o mais completos e esclarecedores possíveis.
E relativamente ao "não autorizamos ficheiros com mais de 10MB", nos termos de serviço encontra-se:
( http://www.webtuga.pt/termos-de-servico )
"2.6 O alojamento de ficheiros com tamanho superior a 100 MB terá que ser previamente autorizado pela WebTuga.
2.7 A WebTuga reserva o direito de cobrar ao subscritor taxas adicionais por qualquer consumo de tráfego, espaço, CPU ou memória que exceda os recursos atribuídos mensalmente ao serviço subscrito.
2.9 Não é permitida a disponibilização de serviços de alojamento de elementos multimedia (imagens, videos, músicas) para utilização de sites de terceiros/hotlinking.
(...)
2.12 Os planos de alojamento partilhado têm um limite de 250.000 inodes. Todas as contas que ultrapassem este limite poderão ser alvo de suspensão imediata."
A WebTuga autoriza ficheiros com mais de 10MB e inclusive com mais de 100MB, no entanto, conforme indica o ponto 2.6, estes terão que ser previamente autorizados pela WebTuga.
Quanto ao ponto 2.7, onde é referido que reservamos o direito a cobrar ao subscritor "taxas adicionais por qualquer consumo de tráfego", este refere-se aos planos que não são abrangidos pela tráfego ilimitado, uma vez que apenas os planos actuais foram actualizados.
Outro ponto:
No blog encontra-se:
"Existem até casos de músicos ou grupos musicais que vêem a sua conta de alojamento bloqueada por partilharem as suas próprias músicas, sendo acusados pela empresa de hosting de partilharem conteúdo protegido pelos direitos de autor."
e
"O ficheiro do software ocupa 1GB de espaço, ou seja, cada download será 1GB de tráfego. Agora imagine que durante o software se torna popular e durante o primeiro mês 10.000 pessoas fazem download dele. São 10TB de tráfego."
E, na PUA, encontra-se:
"Não poderá utilizar o seu site para a publicação de material, que por determinação do WebTuga, possa ser considerado ilegal, imoral ou censurável.
Para fins desta política, "material" refere-se a todas as formas de comunicação, incluindo descrições narrativas, imagens (incluindo fotografias, ilustrações, imagens, desenhos, logótipos), programas executáveis, gravações de vídeo e/ou gravações de áudio."
Novamente, existe uma certa "incoerência" entre o post e a PUA.
Digamos que eu crio um site no Webtuga com um programa que eu desenvolvi (legal e "limpo"). Ou mesmo um filme/musica.
Se o webtuga determinar que o ficheiro é "ilegal, imoral ou censurável" (de que forma isso for), então terei a conta "limitada".
Certamente que a WebTuga não irá suspender ou limitar qualquer serviço ou remover qualquer ficheiro sem antes de confirmar de que se trata de um software protegido por direitos de autor, para o qual o detentor do site tenha autorização de partilha. Não é nossa política nem temos capacidade para poder percorrer todos os conteúdos/pastas dos sites dos clientes para verificar o que estes alojam.
No entanto, caso seja verificado por acaso algum software ilegal ou ficheiro suspeito em alguma operação de rotina, poderemos notificar o cliente para que este remova ou comprove que tem autorização para manter o conteúdo.
Tal como o nome indica, os serviços de Alojamento Web, servem para alojar páginas web e os conteúdos multimédia que as componham, não devendo ser utilizados para alojamento de ficheiros que ocupem muito espaço, backups, etc.
Para finalizar, no blog é referido:
"Estas empresas vivem na esperança de que 90% dos clientes, não vão ter um uso significativo de tráfego e apenas vão comprar o serviço na ilusão de que têm “tráfego ilimitado”. Por vezes os clientes vão pagar muito mais por um plano com tráfego ilimitado na empresa X do que um com limites e na realidade, o plano na empresa Y com limite de tráfego chegar-lhe-ia perfeitamente."
Então, basicamente,e atualmente, a webtuga vive "na esperança de que 90% dos clientes, não vão ter um uso significativo de tráfego e apenas vão comprar o serviço na ilusão de que têm “tráfego ilimitado”. "
Conforme já indiquei, o facto do limite de tráfego ter sido removido nos planos, não teve qualquer impacto visível nos consumos reais. No entanto irá certamente permitir que os clientes sintam-se mais seguros em saber que podem atingir 100GB de tráfego sem qualquer problema, do que estarem limitados a 25GB de tráfego e terem que fazer upgrade do serviço quando atingissem esse limite (Valores baseados no Plano CloudBase).
O "limite de tráfego estimado" definido na PUA, é 4 vezes maior do que o tráfego que era anteriormente fornecido, não estando este limitado apenas aos 100GB, podendo ultrapassar esse valor sem que o site fique inacessível, desde que não seja verificado um impacto no servidor e estabilidade da rede. Para o cliente, o preço do plano manteve-se, não tendo assim que pagar muito mais noutro fornecedor por tráfego ilimitado.
Criei o topico apenas para partilhar esta curiosidade de em tão pouco tempo a "mentalidade" alterar.
A nossa mentalidade não mudou muito, sendo visível por aquilo que defendemos. No entanto, a mentalidade dos clientes e do mercado manteve-se, tendo sido a WebTuga "obrigada" a adaptar-se.
Cumprimentos,
Teotónio Ricardo