← Conversa Geral

O futuro da Internet

Lida 41945 vezes

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Olha que daqui a umas décadas as empresas que só procuram o lucro vão sofrer na pele a sua política. Pensas que vai haver sempre tanto dinheiro disponível para o consumismo desenfreado? Os bancos vão reduzir cada vez mais os créditos e isso vai fazer com que cada vez mais empresas colapsem. Isso, por sua vez, aumenta o desemprego e diminui o consumismo. Isto é uma cobra a morder a cauda.

Menos lucro e mais consciência é sinónimo de estabilidade e confiança. Lucro desenfreado é sinónimo de colapso.

Isso são profecias catastróficas com base em soundbytes.

Mas o que é que entendes por empresa com mais consciência? E de que forma é que isso dá mais estabilidade e confiança? E já agora, o que é estabilidade para ti? Será emprego das 9h às 17h durante 30 anos?! ...

A visão do Carlos não é assim tão utópica, a realidade é que existem empresas todos os dias a arruinarem-se precisamente graças ao capitalismo selvagem, um exemplo disso acontece em Portugal onde ainda se usam modelos de gestão do tempo da pedra e depois vê-se o que acontece.

Portugal não é um país onde impera o capitalismo. Nós somos uns pseudo socialistas que pedem emprestado sucessivamente ao estrangeiro para pagar o nosso estilo de vida e ainda os insultamos indignados por causa da taxa de juro.

Não estou a ver nenhuma empresa que tenha fechado por causa do "capitalismo selvagem". Podes dar-me um exemplo?

@ganha,

O teu comentário é muito longo e com poucos paragrafos. Vou passar a refutação... :)

Nao sei se é bem assim, o dinheiro (lucro) é apenas uma das primeiras necessidades das pessoas, mas não deve ser o objectivo de ninguem (não podemos esquecer que as empresas são geridas por pessoas) quem já estudou ou mesmo praticou um pouco de gestão sabe que chega um momento em que o dinheiro já não satisfaz, e por incrivel que pareça existem muitas pessoas que não trabalham pelo dinheiro.

Para dar um exemplo real (exemplo citado no livro Drive de Daniel Pink, que alias, é uma leitura que recomendo).

Ha cerca de pouco mais 10 anos, existiam dois modelos de negocios (pode se dizer concorrentes), com a diferença dos objetivos, um era o lucro o outro não.

O primeiro projeto, com objectivo de lucro foi criado por uma grande empresa, que criou um departamento, com ferramentas de última geração e contratou excelentes profissionais com optimos salários para criar e desenvolver o produto, apenas com o objetivo de obter grandes lucros.

O segundo projeto, muito mais modesto, não tinha recursos para contratar profissionais e contava apenas com a colaboração voluntária de pessoas cujo único objectivo era ajudar, sem receber nada em troca.

A questão é, qual dos dois projetos teve sucesso?

O primeiro projeto foi o MSN Encarta da Microsoft, que já não existe (http://bits.blogs.nytimes.com/2009/03/30/microsoft-encarta-dies-after-long-battle-with-wikipedia/
), o segundo é obviamente, a wikipedia...
 Henry Ford

Já sabemos que o lucro é dinheiro mas estar a dizer que o dinheiro é lucro é estar a misturar na cesta da fruta muitos tipos de frutos.

O objectivo primordial das empresas é a obtenção de lucro. Isto é ensinado (ou pelo menos era...) em qualquer curso de gestão de empresas.

As pessoas nascem para viver. Isso implica acções emocionais e racionais.

Uma empresa nasce para dar lucro. Caso ontrário, para quê criá-la? Para dar prejuízo?! (Infelizmente em PT há algumas assim...)

Os exemplos que deste são irrelevantes.

A wikipedia é um projecto sem fins lucrativos. Não é uma empresa.

O tal da MSN Encarta foi uma tentativa de negócio que falhou. So what? O Thmas Edison, se não estou em erro, antes de conseguir acender a lámpada electrica com sucesso tentou 700 e tal vezes. Falhar faz parte do processo do sucesso.

Vai pedir emprego à wikipedia para veres se o que te pagam dá para pagar a renda.

----------------

A todos, para deixar claro a minha posição:

Eu sou a favor da liberdade precedida de responsabilidade.

O que se passa agora, online e offline, não tem nada a ver com capitalismo. Estes problemas, ou outros similares, surgiam à mesma noutro tipo de sistemas. (Olhem para os países não capitalistas)

O grande problema está na natureza humana, ou melhor, a capacidade de o reconhecer. Existe sim um problema, que faz parte da natureza humana, de soberba e negligência. A primeira por parte de players que se aproveitam das suas posições privilegiadas para ganhar muito dinheiro, e a segunda por parte dos responsáveis que deviam vigiar os primeiros.

E como estes segundos são os que vêm dar a cara depois de haver m**** lançam uns soudbytes para os eleitores deitando a culpa ao "capitalismo selvagem" e aos "especuladores nos mercados".

F*** that! As pessoas adoptam estes soundbytes mas continuam a querer ter em casa o microondas (Chinês), o telemovel (Sueco), o carro (Alemão se possível) e um apartamentozito a pagar a 30 anos ao banco.

Em cima disto querem "estabilidade" no emprego das 9h às 17h e alguém que crie empresas "conscientes" para LHES dar este emprego.

KEEP DREAMING! ;)
Offline

Emanuel Santos 
Elite
Mensagens 848 Gostos 2
Feedback +25

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Vocês não perceberam nada.  :superlol:

Não falo de Filosofia, mas sim de Economia. Também não digo para não procurarem o lucro, porque se fosse esse o caso não utilizaria a palavra capitalismo consciente.

Os economistas dizem que, no futuro, as empresas que só dirigem os seus esforços para o lucro (capitalismo selvagem) não vão ter sucesso. Por outro lado, as que dirigem os seus esforços para o lucro, mas também para a comunidade e para os indíviduos (capitalismo consciente) vão ter sucesso. Podemos extrapolar essas lições para os sites que são as "empresas" da Internet.

Atualmente parece que ainda utilizamos o modelo económico de Adam Smith, quando o modelo económico do matemático John Nash é que está certo: o melhor resultado surge não quando buscamos o melhor para nós, mas sim quando buscamos o melhor para nós e para o grupo!

O que eu proponho é que os novos sites, ao invés de buscarem apenas o lucro desenfreado, procurem o lucro e também melhorias para as comunidades e para o ser humano. A Internet só tem futuro se tomarmos em conta o ser humano como ser emocional. Se continuarmos a oferecer racionalismo radical a Internet vai-se afundar.
Olha que daqui a umas décadas as empresas que só procuram o lucro vão sofrer na pele a sua política. Pensas que vai haver sempre tanto dinheiro disponível para o consumismo desenfreado? Os bancos vão reduzir cada vez mais os créditos e isso vai fazer com que cada vez mais empresas colapsem. Isso, por sua vez, aumenta o desemprego e diminui o consumismo. Isto é uma cobra a morder a cauda.

Menos lucro e mais consciência é sinónimo de estabilidade e confiança. Lucro desenfreado é sinónimo de colapso.

Penso que ainda não percebeste o que é capitalismo. Na sua essência é o mercado livre e não regulado, qualquer tentativa de regulação acaba por criar desfasamentos na distribuição de riqueza. Não existe outro modelo económico melhor para elevar a qualidade de vida do homem vulgar. Neste momento não deve existir nenhum país que segue este modelo económico na sua integra infelizmente, pois como está bem representado pelo exemplo da Wikipedia, não é preciso a intervenção estatal para fazer coisas conscientes. Outro bom exemplo é o +T.

Mas compreendo o que queres dizer e estou completamente de acordo, a única forma de alterar o rumo da sociedade é fazer as massas deixar de comprar coisas inúteis e isso só pode ser feito elevando a consciência do individuo. Em vez disso temos um sistema educacional industrializado, o pensamento crítico é pouco incentivado e formamos robots de fábrica e não indivíduos. Estamos a chegar a um ponto que estamos inteiramente dependentes de 8h horas de trabalho diárias e não sabemos de outras opções, a nossa vida está confinada à repetição inerte. Depois de 12 anos de educação formal temos poucas ou nenhumas destrezas tangíveis, estamos expostos e revoltados.

Um jovem que decida plantar o seu sustento apenas espera o gozo e a ridicularizarão. Claramente que as suas expectativas de vida são do outro mundo, a No Man's Land.

Nós não pensamos individualmente, temos sempre em mente o que os outros pensam de nós e isso é muito susceptível à manipulação. Hoje em dia é possível sobreviver com muito pouco, mas somos levados a viver acima das nossas possibilidades económicas devido ao pensamento de grupo.

Neste momento na Europa segue-se as teorias económicas de Friedman e Keynes, ambas com uma visão bastante colectivistas das nossas vidas. Segundo Keynes é válido criar um produto e passados alguns meses espetá-lo numa lixeira apenas para criar emprego. Isto não é capitalismo selvagem, é consumismo que condiciona as nossas vidas e nos foi enxovalhado pela garganta a baixo.
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

A minha visão não é utópica. Existe aqui um membro no fórum que pratica o capitalismo consciente: o André Freitas que tem a empresa de alojamento PTWebtech. Só fui cliente dele durante um ano, mas, nos meus conhecimentos em psicologia social e biologia comportamental, fiquei com a impressão que ele toma os seus clientes como seres emocionais e não apenas como bioprodutos deste estilo de vida consumista. Por isso mesmo, o André é o que está em melhor posição para ter um empresa estável e admirada por o público.

É importante perceberem também que quando falo dos seres humanos como um ser emocional, não me refiro a um ser que só quer amor e paz. Refiro-me à totalidade das emoções humanas, como medo, desejo de pertencer a um grupo, ódio, amor, alegria, tristeza, etc.

O consumismo, tal como conhecemos hoje, só existe há cerca de 250 anos. Antes disso não existia classe média, e a classe baixa não via o consumo exagerado como forma de preencher o vazio, tal como hoje acontece. Quando ocorreu a Revolução Industrial, os novos-ricos tinham muito dinheiro, mas não eram aristocratas, não pertenciam à nobreza. Para serem aceites pela nobreza, e para se sentirem nobres, começaram a consumir muito e a comprar magníficos palácios. Outros empresários da altura aproveitaram isso e criaram a classe média, e mais tarde houve produtos em massa para os pobres. Este consumismo desenfreado, que na sua origem tinha como objetivo chegar à nobreza, perdeu-se. Hoje as pesssoas não querem pertencer à classe alta; hoje as pessoas só querem dinheiro no bolso para gastar. O objetivo primordial de ser nobre descarrilou em consumismo desenfreado.

Para vocês terem sucesso nos vossos sites, precisam de tomar os vossos visitantes como indíviduos que se movem mais por a emoção do que por a razão (experiências científicas comprovam que o ser humano se move mais por a emoção do que pela razão). Se conseguirem mexer com as suas emoções, têm sucesso garantido. Se por outro lado, os tratarem como bioprodutos consumistas, criam uma parede entre vós e eles. Porque acham que homens como o Luís Filipe Vieira, Pinto da Costa e Alberto João Jardim têm sucesso? Por conseguirem mexer com as emoções do público, por conseguirem fazer com que eles pertençam a um grupo. O primeiro coloca o Benfica como uma entidade divina (cria um sentimento de grupo exaltado), o segundo apela ao ódio aos mouros (mexe com o ódio instintivo das pessoas a outros grupos) e o terceiro apela ao ódio ao continente (cria uma identidade forte madeirense). Não considero isso como boas acções, mas apenas dou o exemplo deles para vos mostrar que o ser humano precisa de pertencer a um grupo.

Vocês não necessitam de exercer o controlo da "manada" dessa forma. Existem inúmeros caminhos e o melhor é desenvolver as comunidades e o ser humano. Significa ouvirem realmente o que as pessoas têm para dizer. Se fizerem isso, o vosso site vai ter uma estabilidade perpétua. Precisamos de tratar os seres humanos como seres emocionais e não como zombies que estão numa vitrina.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

LOL

Então...

- advogas o consumismo / capitalismo consciente seja lá o que isso é;
- recomendas mexer com as emoções para ter sucesso (algo que o marketing já faz há muito. Para quê? LUCRO!!!";
- metes a colherada da história, que assumo ser a tua especialidade mas pouca relevância tem para o caso;
- e rematas novamente com as emoções dando o exemplo de 3 artistas que, pelo que dás a entender, manipulam / aproveitam-se das emoções das pessoas para conseguir os seus objectivos.Não há dúvida que eles estarão conscientes do que fazem mas é este tipo de consciência que advogas?

Ou estamos a bitaitar sobre alhos e bugalhos?

Se sim, então alinho...

[T]emos de exigir sempre uma cadeira confortável para nos sentarmos e nunca nos esquecermos que para limpar bem os vidros não há nada como o Ajax.

[R]econheçam que não estou a falar da equipa Holandesa da grande cidade de Amesterdão.

[E] procurar o melhor dentro de nós faz todo o sentido, assim como olhar pela janela principalmente quando vamos de comboio ou de autocarro.

[T]á-se bem!

[A] relva do vizinho parece sempre mais verde do que a nossa.

E dou por encerrada a minha participação nesta discussão. Nunca consigo evitar meter-me ao barulho nestes temas... :D
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

cjseven, para não nos perdermos nos mares da retórica e da filosofia, vamos voltar à discussão base.

Acho que sabes que a Internet nasceu de forma democrática e para as pessoas poderem partilhar conhecimentos e experiências. Entretanto, nos últimos anos, o marketing e o capitalismo tomaram conta deste espaço. Surgem então os "deuses modernos" como o Google, Facebook, Youtube, etc. Acho que concordas comigo quando digo que a Internet parece que caminha para o totalitarismo racional e capitalista. Onde está a democratização inicial da Internet? Porque é que agora todos criam sites apenas para ganhar dinheiro? O objetivo inicial não era partilhar conhecimentos e experiências?
Offline

Paulo Gil 
Membro
Mensagens 233 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Uma grande parte dos sites transmite conhecimentos e experiências e ganham dinheiro com isso, que mal tem ?
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Carlos,

A Internet não nasceu de uma forma democrática. A Internet nasceu nos "laboratórios" militares dos USA. Posteriormente, e como quase em tudo que é tecnologia militar, passou para a generalidade da população.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet

A Internet serve para várias finalidades, entre os quais a partilha / divulgação e obviamente a finalidade comercial, que no fundo é o que a sustenta.

Se não houvesse possibilidade de fins comerciais o que seria da Internet? Achas que haveria investimentos na sua estrutura física como há hoje? Achas que tinhamos Internet a 100MB por 30€ ou algo similar? Serviria apenas para blogs de opinião ou de partilha de informação? (Tendo em conta que muita da informação partilhada é relativa a informação comercial, então a Internet ficava reduzidissíma a "meia dúzia" de entidades).

A Internet é uma força da democratização. Aliás, nunca houve uma força tão grande da democratização. São os "youtubes", os "googles" e "facebooks" e outros, incluindo sites das mais variadas indoles, que constituem essa força.

Queres prova mais poderosa da democratização do que qualquer pessoa poder publicar as suas ideias / negócios / conceitos, sejam eles criticáveis ou não, estejamos de acordo com eles ou não?

Graças à net temos casos como o wikileaks, que concordemos ou não com a extensão das publicações, é uma prova dessa democratização. Em que época seria possível a um Assange (simples membro do povo) ter um impacto tão grande na "demos cracia" global? Olha para o impacto que as revelações dos corruptos da Tunísia estão a ter em vidas de milhares de Tunisinos, e por efeito dominó, no Egipto e no Iemen.

A utilização da Internet como meio de obter rendimentos é legítima e NÓS somos uns privilegiados por viver nesta época. A Internet é uma ferramenta e à parte de "sistemas para ganhar dinheiro" mais ou menos duvidosos e que são extensões do mundo offline (quem nunca viu os anuncios no jornal "ganhe dinheiro em casa a dobrar circulares" e afins), a Internet serve também para essa finalidade de permitir aos individuos obter o seu rendimento de uma forma em que assumem a responsabilidade pelo seu futuro.

A Internet é um grande veículo que pode levar à independência financeira muita gente, se estiverem dispostos a trabalhar para isso. Agora contos de fadas e ganhe 1 milhão a coçar a micose, "fiem-se na virgem e não corram" (versão portuguesa do Keep Dreaming).

Quantos aos projectos criados, cada um tem os seus objectivos.

Compreendo perfeitamente que para ti a Internet não sirva como veículo para obter rendimentos legítimos. Provavelmente trabalhas offline e para ti está bem assim. Óptimo.

Mas deves compreender que para mim e para muitos outros, a Internet é o meu / nosso "emprego" que muitoooooo dificilmente trocaria por uma posição numa qualquer empresa, e que me sustenta, por agora, modestamente. Isto obviamente não impede que eu possa criar projectos não lucrativos (aliás, criar projectos não lucrativos é relativamente fácil. Dificil é criar projectos lucrativos).
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

A Internet nasceu no CERN para os físicos poderem trocar informações mais rapidamente. É um produto académico. Mais tarde, espalhou-se por o mundo com a criação da WWW. Atualmente, está a ser explorada e desnudada. O objetivo atual na Internet é ganhar dinheiro e não fazer com que o ser humano se torne mais inteligente e consciente do mundo ao seu redor. Ganhar dinheiro não é problema, o problema é querer ganhar dinheiro.

O mesmo acontece no mundo real. Cada vez existem mais centros comerciais (os santuários modernos dedicados aos deuses Mc´Donalds, FNAC, ZARA e SportZone) entanto que as Bibliotecas, as Igrejas e as praças das cidades estão vazias!

Os pensadores entendem o que digo. Os pinguins pré-programados por o estilo de vida moderno ultra-obsessivo não conseguem entender.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

A Internet nasceu no CERN para os físicos poderem trocar informações mais rapidamente.

Discussões de "origem" são dispensáveis mas qual a tua fonte?

Quanto ao resto do teu último post, já vi que te consideras um "iluminado". Pois bem, como se diz no mundo dos pinguins (que para comer têm que ir atrás do peixe), fica na tua que eu fico na minha!

Cumps,
+cj7

Offline

Paulo Gil 
Membro
Mensagens 233 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Mas queres voltar atrás no tempo ?

As bibliotecas estão vazias porque as pessoas conhecem o poder da Internet, muito se tenta que os alunos utilizem uma biblioteca mas o que eu vejo é uma grande parte de livros (cerca de 85%) sem serem utilizados.

Offline

Kikip 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Mas queres voltar atrás no tempo ?

As bibliotecas estão vazias porque as pessoas conhecem o poder da Internet, muito se tenta que os alunos utilizem uma biblioteca mas o que eu vejo é uma grande parte de livros (cerca de 85%) sem serem utilizados.



Que exagero. ainda à dias fui a uma biblioteca local, que estava com quase todos os lugares ocupados ;) A Internet ajuda, mas não substitui inteiramente os livros  :)
Offline

JoaoCardoso 
Membro
Mensagens 1519 Gostos 1
Feedback +29

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Só de ver esses testamentos fico com os olhos cansados, o que estão mesmo a discutir? :superlol: :P
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O cjseven disse tudo!
Offline

Kikip 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

O cjseven disse tudo!

Nem tinha lido, mas concordo inteiramente ;)