← SEO

Bookmarking em Portugal

Lida 9082 vezes

Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Não percebo o porque de ridicularizar a discussão com comentários como "chegou o seo na web", etc... esta não é uma discussão ridícula, para começar toda a gente que procure por seo vai encontrar referencias à criação de links em directórios/agregadores,etc... portanto é normal haver duvidas e opiniões diferentes quanto a isto.

Site A - sem links de directórios, agregadores, directórios de artigos, etc...
Site B - com links de directórios, agregadores, directórios de artigos, etc...

Na minha opinião o site B vai ficar melhor posicionado no Google e receber mais tráfego...

Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Eu nao estou a ridicularizar a discussão, até a acho bastante importante. Era das que se devia ter mais vezes tendo em conta o forum onde estamos.

A resposta foi dirigida ao utilizador que disse

Citar
Agora já percebo porque é que cá em Portugal a maioria dos webmasters apenas ganha uns trocos...

Isto sim é ridicularizar a discussão.
Offline

Pedro IM 
Membro
Mensagens 41 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

Eu nao estou a ridicularizar a discussão, até a acho bastante importante. Era das que se devia ter mais vezes tendo em conta o forum onde estamos.

A resposta foi dirigida ao utilizador que disse

Isto sim é ridicularizar a discussão.

Vê-se mesmo que não percebeste onde eu quis chegar.
Já que não querem discutir, o que seria de interesse para muitos membros do forum, apenas manifestei o meu espanto.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Podiam ter respostas menos evasivas e começar a dar casos práticos ou fundamentos para os vossos argumentos. A comunidade só tem a ganhar! :)

Na minha opinião, a potencialidade deste tipo de backlinks não tem o potencial que tem lá fora devido à fraca adesão que houve a este tipo de websites em Portugal. Os agregadores mais conhecidos cá em Portugal (que de hoje em dia já não são o que foram) são muito específicos e exclusivos. Acho que todo o tipo de backlinks são importantes, mas o mais importante é a qualidade. Também é importante ter em mente não automatizar o processo e ser o mais manual possível.

No entanto, para já, ainda não é um tipo de backlink que produzo regularmente.
Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Na minha opinião todos os backlinks são importantes, seja eles de social bookmarking, directorios, blogs, etc... é claro que têm que ser follow, caso contrário poderá ser trabalho em vão... Alguns backlinks poderão ter pouco valor, e noutros terem mais valor, mas isso no global é positivo, porque é necessário ter backlinks de baixo valor e alguns de alto valor para ser um seo natural sem manipulações.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Vê-se mesmo que não percebeste onde eu quis chegar.
Já que não querem discutir, o que seria de interesse para muitos membros do forum, apenas manifestei o meu espanto.

Olá Pedro,

Não disse que não valia a pena discutir, disse que eu não ia estar a discutir a minha opinião pessoal sobre este assunto em particular, que é o social bookmarking. Porque já o fiz muitas vezes neste fórum, ao longo dos anos, e já mudei te opinião muitas vezes também, é natural o algoritmo também muda.

Sei que este tema é controverso, principalmente para quem se está a iniciar na área. Pois é natural encontrarem artigos/tutoriais sobre SEO, em que este assunto e em especial este tipo de links é referido e pensam que descobriam a roda (atenção não me estou a referir a ninguém, não gosto é passar ideias erradas para os beginners, de uma área que adoro e que é mal tratada por muita gente). Como já sei que muita gente vai discordar da minha opinião, disse que não me apetecia discutir os meus motivos. Mas uma vez mais vou fazê-lo, não me custa nada.

Este tipo de links, são bons para quem está a começar um projecto e precisa de espalhar o site na web, começar a construir a sua reputação o seu linkbuilding, etc, como é óbvio. Mal não vão fazer. Aliás podem fazer, se não tiverem cuidado e se pecarem pelo exagero. Pois o google detém um perfil de todas as pessoas (link builders), ou seja, quem anda a spammar links, e quando um site sai dentro do "radar" do algoritmo, ou seja, dentro do comportamento normal e padrão de um site, é marcado com uma flag no seu perfil link/user/site. Flag essa que mais tarde ou mais cedo, será revista manualmente por um "funcionário" da google (mas tarde ou mais cedo, mas será revisto, é por isso que quando se cai, a queda é grande). E todos os links que foram "plantados" são revistos, se forem tidos como spam, esse pessoa (esse linkbuilder) é marcado como spammer, e os seus sites passam a perder relevância nas serps. Mas claro esta parte estamos a falar de grandes mercados e pessoas que fazem isto profissionalmente, demora mais tempo a chegar aos mais pequenos. A maior parte das pessoas que participou nesta discussão, nem tem perfil para ter essa relevância manual dos revisores... Espero não ter ofendido ninguém, não era essa a minha intenção. Adiante.

Passando a lição de como funciona o processo manual de revisão da equipa de qualidade do Google. Vamos falar então mais concretamente deste tipo de links. Este tipo de links não vos beneficia directamente nas serps, eu pessoalmente aconselho a adoptar esta estratégia nas primeiras semanas de vida de um site, pois irá ajudar no processo de indexação do google e de formação do vosso perfil de site no algoritmo. Agora isto como estratégia de link building é muito rudimentar, hoje em dia o valor de um link já não é o mesmo que era há uns anos, conseguir links é fácil! hoje todo o tipo de links será importante, mas os naturais terão como é óbvio a maior relevância, e acreditem (não me apetece estar a explicar como funciona um algoritmo), o algoritmo identifica o tipo de links muito facilmente.... Mas o mais importante é existir qualidade, para que o vosso site possa ser partilhando "manualmente", em blogs, em redes sociais, em todo o lado, mas de preferência pelos utilizadores e não como um processo "comprado" feito por alguém. Pois imaginem, quanto tempo vai demorar esse processo, até quando vão conseguir ter tempo e dinheiro para criarem os vossos links? Quando se fartarem(acabar o dinheiro) de criar links o site morre? É que tem de ser um processo continuo, todos os dias, todos os meses, todo o ano, a web não para, o algoritmo está 24/7 a funcionar.

Mas agora a razão principal que me leva a dizer que estes links são perca de tempo. Eu tenho a sorte de trabalhar em sites com qualidade, com muito tráfego, com muita concorrência. Ou seja, com muitos links, todos os dias, todas as semanas, todos os meses aos milhares. Se a minha estratégia de SEO/offsite/linkbuilding se for basear nos links de fraca qualidade... O SEO não era o mercado que é hoje. Todos têm links aos milhares, não são os links a principal razão na posição dos serps em grandes mercados. É preciso trabalhar, é preciso optimizar, é preciso ir ao pormenor. SEO é o processo de optimização em que levamos uma visita gratuita a atingir um objectivo, que será um lead. E quem está a pensar que vai fazer isso com links plantados... Bad news. Não vai! Pelo menos a nível interessante.

Já agora, dica de SEO do dia: Microformats/Microdata e Schema.

Obrigado.
Offline

Pentium386 
Membro
Mensagens 19 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

Deixo-te mais 2:

http://digacultura.net/ (temporariamente indisponível)
http://www.dihitt.com.br/ (brasileiro)

Obrigada, não conhecia estes sites.