← Google

Google Adwords VS Analytics

Lida 5144 vezes

Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Estive a fazer uma análise a um site que tenho publicado no adwords e ocorreu-me comparar as estatisticas do Adwords com as do analytics. Fiquei espantado...
Nas estatisticas do Adwords mostra-me hoje 2000 impressões e 180 cliques, pagos a 0,06 por clique. Fui ver ao analytics e as visitas com origem em: googleads.g.doubleclick.net / referral  são apenas 15.
As visitas vindas do adwords vem assinaladas como?
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Lê bem a documentação do AdWords / Analytics que eles explicam lá algures motivos e razões para as diferenças.

Eu também as tenho e, enquanto não forem muito significativas, não me preocupo muito.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Mas as minhas são bem significativas, ontem por exemplo paguei mais de 10€ em cliques e no analytics não tive mais que 25 visitas vindas do googleads.g.doubleclick.net. Nas estatisticas estão 187 cliques em todo o dia e no analytics apenas aparecem 25... A diferênça é abismal. 
Estarei a deitar dinheiro fora?
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Eu estive agora a ver as minhas e tenho  diferenças de 1 a 5 cliques no máximo (num universo de 150 a 180 cliques/dia), que admito ser limpeza de cliques duplicados, desfazamento horário ou coisas do género...

No AdWords estás a ver em ADVERTISING->Adwords->Campaigns (verão nova Analytics)?
Offline

Rogerio 
Elite
Mensagens 198 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas ...

Estarei a deitar dinheiro fora?
Penso eu que se esta a fazer esta pergunta é porque provavelmente esta a deitar dinheiro fora.

Penso também que a relação adwords&analytics é muito mais complexa do que comparar cliques vs visitas.

É preciso saber se existem grupos de anúncios por keywords e se cada keyword leva o parâmetro &keyword={keyword} (ou ainda &Network={ifContent:conteudo}{ifSearch:pesquisa} para rede de conteúdo e rede de pesquisa) para o analytics e/ou se há objectivos definidos no analytics, dessa forma é possível fazer um rastreamento mais próximo da realidade e com menos divergências.

Eu na minha modesta experiência nunca tive problemas com grandes diferenças entre os dois, mas também para mim, a conversão sempre foi mais importante que as visitas, e sempre comparei cliques vs conversão e nunca cliques vs visitas...

Era bom saber um pouco mais sobre o objectivo da campanha antes de saber se esta a deitar dinheiro fora ou não. Se esta a utilizar o adwords apenas para trazer visita, esta utilizando de forma errada. O adwords é excelente para converter visitas, e uma vez que você que controla as conversões, fica fácil saber se esta a deitar dinheiro fora, ou não.

O que é que você quer que o visitante que veio através do adwords faça?

compre alguma coisa?
faça um registo? (membro/newsletter)
segue no twitter?
gosta no facebook?
adiciona do google+?

uma conversão é quando o visitante faz aquilo que você quer e pode ser uma série de coisas, e uma vez que você tem o número de clique vs aquantidade de conversões, ficas a saber o custo da conversão e se vale a pena continuar com a campanha....

E ninguem melhor do que você para saber se  esta a deitar dinheiro fora, o dinheiro que já gastou, compensou? deu resultado? se sim continua, se não para....
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

A minha ideia era dar a conhecer os productos de uma loja online, é sempre importante vender mas considero suficiente que os visitantes entrem no site e vejam os productos.
Ora se me apercebo que no analytics me aparecem apenas 1/4 das visitas provindas dos cliques que estou a pagar, fico receoso...
O certo é que activei um cupão do adwords e por isso não estou a pagar todos os cliques, eu activei um cupão de 50€ e coloquei 30€ do meu bolso. Será que a google está a papar o dinheiro do cupão com cliques inexistentes para passar aos cliques dos 30€ que paguei?
Já estou um pouco desiludido com o adwords...
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Certamente alguma coisa não está a ser bem feita.

A minha experiência com o AdWords tem sido muito positiva (investimentos mensais na ordem dos 500 EUR).

Nunca tive a sensação de estar a ser "papado", como referes. A Google tem sido sempre correcta, e os resultados muito positivos.

Provavelmente estás a ver os dados de forma errada. Se quiseres, autoriza a conta "diabinhomor@gmail.com" para consultar a tua conta AdSense para te ajudar a compreender os dados.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Obrigado pela resposta.
Acho que não é dificl interpretar os dados:

1 clique devia corresponder a 1 visita no site... independentemente de se compram ou não alguma coisa e do tempo que lá estejam.

Podem ocorrer tal como dizem nos termos de serviço, algumas divergências entre as estatísticas de um lado e do outro, porém considero que se me cobram 187 cliques e apenas recebo 25 visitas provindas da campanha, está algo mal.

Se alguns cliques são fraudulentos ou duplicados, não os deviam cobrar... ou será que eles no fim do mês fazem a estimativa e apenas cobram os válidos?
Eu estou a comentar o que está nas estatisticas mas não sei como funciona no fim do mês os ajustes para pagamento. 
 
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Tudo o que te posso dizer é que nunca me senti defraudado pela Google, e nas centenas de cliques que recebo por dia há diferenças de apenas 1 a 5, o que considero razoável.

Lembrei-me de outra possibilidade:
- verifica se TODAS as páginas do site incluem o código google analytics (ou pelo menos as landing pages das campanhas)
- verifica também se o código JavaScript está a ser executado corretamente

Por exemplo, se tiveres um código JavaScript de outra coisa qualquer que "rebenta" logo no início da página, isso pode fazer com que o código JavaScript do google analytics não seja executado...

E só nos apercebemos disso se formos ver na consola JavaScript.


Em suma, se estás a ver as estatisticas bem, então verifica se no site está tudo ok.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Acredito que não seja politica deles, mas no meu caso está a ser estranho.
O o código do google analytics está na header pelo que aparece em todas as páginas. Outras visitas está a contabilizar, trafego directo, ask, bing, etc. Mas ainda hoje estive a ver e continua com uma diferença grande, já diminuiu a diferença mas continua a ser metade do que marca nas stats do adwords.
Vou deixar mais um tempo e no final do mês vou contactar o suporte da google para ver que me dizem sobre isto.

Cumprimentos