← Projectos

Logos Grátis

Lida 10319 vezes

Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não, não sou o autor do desenho da Hello Kitty... e também não acredito que os milhões de sites que utilizam de alguma forma a imagem da Hello Kitty tenham obtido uma autorização oficial da Sanrio! Desculpa, não me leves a mal, mas neste momento sinto que estás simplesmente a explorar argumentos para rebaixar este meu projecto e começas a entrar um pouco no ridículo.

Já admiti que errei ao pensar que com um serviço gratuito talvez houvessem "almas caridosas" a ajudar com um ou outro donativo. A dura realidade é que a maioria após estar servido é "obrigado e até à próxima"! Estou a tentar corrigir o erro de modo a que quem entre num site chamado "logos grátis" encontre realmente sugestões para criar um logo de forma gratuita, e com a possibilidade de me solicitarem a mim a criação do logo. Também vês algum mal nisso?

Não defraudei ninguém, já que os logos que já entreguei (tamanho grande) estão entregues e não pedi nada em troca. Apenas os novos pedidos ainda não atendidos é que já seguem com estas "regras".

"gosto de pensar num logo como uma forma de tornar o meu projecto único e distinto"... como é óbvio e já deverias ter notado, o meu público-alvo não são empresas, a próxima cadeia de fast-food ou uma nova marca de calçado. São bloggers (muitos deles nos blogspots, SAPOs e afins). Em alguns casos até me pedem para ser eu a colocar lá o logo no site, e faço-o com muito gosto. Quem me conhece sabe que gosto de ajudar e sempre ajudei, agora é que me deu a maluqueira de cobrar dinheiro por criar logos rascas! ;)
Portanto, concordo com a tua afirmação, e quem me dera ter aqui 800€ à mão para criar logos para os meus 4 projectos que tenho online... Muitos bloggers não se importariam de ter esse dinheiro para investir em algo único e distinto, e como não têm jeito para fazer um logo, podem contar comigo para que pelo preço de uma ida a um restaurante, tenham um logo que até "não é horrível" criado por mim.

De qualquer forma obrigado pelos teus comentários. São pontos de vista diferentes mas sempre interessantes.
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Acho que te devias certificar de que todos os teus "clientes" sabem que os logos contêm imagens que não foram criadas por ti. E também acho que não devias cobrar pela criação de logos que contenham o trabalho de outras pessoas. Pesquisar uma imagem qualquer no google e juntar-lhe um texto colorido não é assim tão difícil, e se todos soubessem que, muitas vezes, é apenas isso que fazes, provavelmente não te encomendariam nada.

O facto dos teus clientes não serem empresas não invalida o que disse há pouco. Um logo sem originalidade não tem valor absolutamente nenhum.Um elemento visual distinto é um factor que poderá ajudar imenso na popularização de um site.

Como já disse anteriormente, acho muito estranho teres investido num domínio e criado um site para poderes "oferecer" logos. Parece-me um nível extremo de generosidade, daí ter dúvidas relativamente às tuas intenções.

Mais uma vez, boa sorte. Mas aconselho-te a deixares bem claro a toda a gente que as melhores partes de alguns dos teus logos não foram criadas por ti. Não é um trabalho original, não tens o direito de lucrar com ele, e não acredito que toda a gente que te encomenda logos esteja consciente desse facto.
Offline

Orlando 
Membro
Mensagens 21 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Desde já quero dar os parabéns ao Miguel pela iniciativa! Acho perfeitamente justo que se pague pelo trabalho criativo! Se criar logos fosse fácil toda a gente o fazia, mas tirando as empresas que cobram balúrdios por esse serviço, ainda não tinha visto ninguém a ter uma iniciativa destas pelo que desde já merece o meu aplauso!

Na internet existem milhares de blogs que nem se quer um logotipo têm, qual é o problema de pagarem um quantia simbólica pelo trabalho quanto a mim de "grande qualidade" e não de "qualidade duvidosa" como alguém aqui referiu!
O Miguel pode não ser profissional, mas se virem o seu portefólio de logos criados, podem ter a certeza que muitos ficarão de boca aberta com a qualidade dos mesmos! E qual é o problema de pagarem pelo tempo despendido na criação do logotipo, o Miguel não pede quantias exageradas o valor que ele pede quanto a mim até é bastante baixo dada a qualidade dos logotipos!

Sinceramente não percebo o "ressabiamento" do y2j, talvez esteja com este discurso porque não foi ele que teve esta iniciativa, ou não tem imaginação para criar logotipos de "qualidade duvidosa". Enfim para terminar mais uma vez muitos parabéns Miguel pelo teu trabalho, e votos de muito sucesso neste teu projeto!
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Sinceramente não percebo o "ressabiamento" do y2j, talvez esteja com este discurso porque não foi ele que teve esta iniciativa, ou não tem imaginação para criar logotipos de "qualidade duvidosa". Enfim para terminar mais uma vez muitos parabéns Miguel pelo teu trabalho, e votos de muito sucesso neste teu projeto!

Não vejo de que forma poderia eu sair beneficiado em trabalhar de graça para alguém. E também não vejo porque é que haveria de querer ser eu a ter uma iniciativa baseada na criação de logos compostos por imagens desenvolvidas por outras pessoas. Iniciativas desse tipo não fazem parte dos meus planos.

Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

E eu não compreendo o que é que te está a incomodar tanto neste projecto. A "Hello Kitty"? Seria capaz de pegar num enorme punhado de sites que utilizam nos seus banners e logos, ícones e outras partes de trabalhos que não foram originalmente criados por eles. Ainda bem que não te lembraste que as fontes de texto utilizadas, também não foram criadas por mim!!! Ou que mesmo as imagens que foram criadas por mim, até podem ter sido baseadas em ideias de outros.
Obrigado Orlando pelo teu comentário! Gostava de ler mais opiniões sobre o assunto. :)
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Miguel, parabéns pelo projeto, mas tenho de concordar (em parte, não totalmente) com o y2j. Na minha opinião, o logo ser para blogspots ou wordpress.com não está em questão. A questão é as pessoas pagarem um valor justo por aquilo que lhes está a ser oferecido. O que tu realmente ofereces é um serviço de composição de imagens, o que não tem mal nenhum e é tão legítimo como outro serviço qualquer.

O que eu acho que seria mais benéfico para ti e mais justo para o cliente, era fazeres uma troca de serviços compensadora para ambas as partes. Tu fazes a composição do logótipo e a outra pessoa fornece-te um outro serviço/produto qualquer: seja um bloco de publicidade, um artigo no blog, um vale do adwords, uma publicação no Facebook. Algo que sintas que é justo para ti.

Isto por uma razão muito simples: o processo de criação de logotipos é moroso e necessita de uma grande capacidade criativa. Não acredito que te tenhas empenhado na criação dos logos que te encomendaram, quando dizes que no dia seguinte já estavam prontos. Isso é praticamente impossível, o que fizeste foi uma composição de texto e imagens em formato pequeno que, repito, é perfeitamente legítimo.

Agora também acho ingénuo da tua parte colocares o site online e esperares que te caíssem donativos pelo trabalho. É como os desenvolvedores de software freeware, por vezes utilizamos durante anos e nunca pensámos em doar. Mas se o software fosse pago à partida, nunca o teríamos comprado.

O mesmo se passa com o teu serviço: como potencial cliente, se precisasse realmente de um "logo" para um site simples falaria contigo. Mas se sei que me vais cobrar 10€ à partida não te irei pedir, porque os serviços não têm qualidade para o preço pedido.

Dou-te um exemplo: http://www.lowgo.org/precos.html

Compara a qualidade dos trabalhos. A empresa, começou por fazer os logótipos a 10€ (atualmente são 20€).
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

E eu não compreendo o que é que te está a incomodar tanto neste projecto. A "Hello Kitty"? Seria capaz de pegar num enorme punhado de sites que utilizam nos seus banners e logos, ícones e outras partes de trabalhos que não foram originalmente criados por eles. Ainda bem que não te lembraste que as fontes de texto utilizadas, também não foram criadas por mim!!! Ou que mesmo as imagens que foram criadas por mim, até podem ter sido baseadas em ideias de outros.
Obrigado Orlando pelo teu comentário! Gostava de ler mais opiniões sobre o assunto. :)


Eu acho que tu estás a levar demasiado a sério uma simples opinião dada por mim. Eu achei estranho alguém estar a oferecer logos, e até criar um site propositadamente para isso, e manifestei-me. Parece-me surreal uma pessoa comprar um domínio, criar um site, apresentar serviços de forma "profissional" e perder tempo a criar logos para os outros, sem querer ganhar nada em troca. E a prova disso é que agora já não é totalmente gratuito, como era há 2 dias atrás. Tu dizes-me que não foi premeditado, mas a mim, simplesmente, não me apetece acreditar que sejas assim tão ingénuo e inocente. Posso até estar errado, mas não me apetece acreditar nisso, e estou a manifestar a minha opinião, pois isto é um fórum público. Não queres receber opiniões menos favoráveis, contacta os teus potenciais clientes através de um meio privado.

E eu não percebo porque é que tu achas que é aceitável fazeres algo só porque muita gente faz. Se muita gente começar a assaltar bancos, isso significa que deixa de haver problema em fazê-lo? Eu também já utilizei imagens que não eram minhas em alguns sites que tive, mas nunca as vendi nem tentei ficar com os louros do trabalho.  dos outros. Tu estás a divulgar os logos como sendo teus, e as pessoas estão a elogiá-los como se fossem teus. Como o Diogo disse, tu apenas compões imagens.



Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu acho que tu estás a levar demasiado a sério uma simples opinião dada por mim. Eu achei estranho alguém estar a oferecer logos, e até criar um site propositadamente para isso, e manifestei-me. Parece-me surreal uma pessoa comprar um domínio, criar um site, apresentar serviços de forma "profissional" e perder tempo a criar logos para os outros, sem querer ganhar nada em troca. E a prova disso é que agora já não é totalmente gratuito, como era há 2 dias atrás. Tu dizes-me que não foi premeditado, mas a mim, simplesmente, não me apetece acreditar que sejas assim tão ingénuo e inocente. Posso até estar errado, mas não me apetece acreditar nisso, e estou a manifestar a minha opinião, pois isto é um fórum público. Não queres receber opiniões menos favoráveis, contacta os teus potenciais clientes através de um meio privado.

E eu não percebo porque é que tu achas que é aceitável fazeres algo só porque muita gente faz. Se muita gente começar a assaltar bancos, isso significa que deixa de haver problema em fazê-lo? Eu também já utilizei imagens que não eram minhas em alguns sites que tive, mas nunca as vendi nem tentei ficar com os louros do trabalho. dos outros. Tu estás a divulgar os logos como sendo teus, e as pessoas estão a elogiá-los como se fossem teus. Como o Diogo disse, tu apenas compões imagens.

Y2j, ao contrário do que o Diogo Pinto fez, e que aproveito para agradecer, tu limitaste-te a deitar abaixo o projecto com apenas criticas destrutivas que em nada ajudam. És livre de dar a tua opinião, mas podias ter tido uma atitude mais correcta, do tipo, "estás a fazer mal, recomendo que faças antes assim"! Seria uma forma de partilhares a tua perfeição com aqueles que erram, dão cabeçadas mas estão sempre prontos a aprender e melhorar!

"Eu também já utilizei imagens que não eram minhas em alguns sites que tive, mas nunca as vendi nem tentei ficar com os louros do trabalho"... tu pegaste em 2 ou 3 casos em que usei uma imagem de terceiros (como é o caso da Hello Kitty) e generalizaste!!! Viste todos os logos?

Estou a ponderar rever este projecto, até porque o Diogo deixou uma boa sugestão, a da troca do logo por um serviço. Se bem que para já parece-me complicado controlar isso, e agora gostava de ter a vossa opinião: imaginemos que eu trocava um logo por um link no site do "cliente"... nada me garantia que no dia seguinte à entrega do logo, ele retirasse o link, e eu nada podia fazer! Como lidar com isso?

Já agora, a título de curiosidade, as ferramentas que utilizo para a "composição de imagens" são o Inkspace, o paint.net e o powerpoint (este apenas para utilizar um ou outro efeito que mesmo sendo possível fazer no inkspace, aqui torna-se mais simples).

Sim, é um serviço simples e de qualidade apenas aceitável, mas curiosamente tem agradado a muitos. Depois de ver o site que o Diogo indicou, tenho de dar o braço a torcer e admitir que, sendo assim, 10€ é muito pelo o que estou a fornecer. Aceito sugestões ;)
Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas pessoal,

Com base nas excelentes sugestões do Diogo Pinto, estou a reformular o logosgratis.pt de modo a que os logótipos sejam entregues de forma gratuita, bastando para tal que o "cliente" partilhe um dos meus projectos online.

Uma vez que vou proceder a essas alterações no imediato, gostaria de pedir aos moderadores, caso fosse possível, para eliminarem este tópico, moverem-no para outro quadro ou pelo menos o renomearem. Apenas para que eu possa divulgar novamente já com o novo conceito e sem causar confusões com este tópico. Agradecia imenso :)

Obrigado Diogo por não ires pelo caminho mais fácil do "bota abaixo" e me dares umas dicas para dar a volta à situação. Votos de muito sucesso ;)
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Boas pessoal,

Com base nas excelentes sugestões do Diogo Pinto, estou a reformular o logosgratis.pt de modo a que os logótipos sejam entregues de forma gratuita, bastando para tal que o "cliente" partilhe um dos meus projectos online.

Uma vez que vou proceder a essas alterações no imediato, gostaria de pedir aos moderadores, caso fosse possível, para eliminarem este tópico, moverem-no para outro quadro ou pelo menos o renomearem. Apenas para que eu possa divulgar novamente já com o novo conceito e sem causar confusões com este tópico. Agradecia imenso :)

Obrigado Diogo por não ires pelo caminho mais fácil do "bota abaixo" e me dares umas dicas para dar a volta à situação. Votos de muito sucesso ;)

Olá Miguel,

Não tens de agradecer, parece-me a mim que te precipitaste com a decisão de oferecer os logos, mas também acho que o y2j não está a deitar abaixo, apenas a dar opinião dele, que é válida como todas as outras :)

Acho que deves optar sim por uma forma de trocar serviços, no entanto a boa fé terá de ser a base dessas relações comerciais. Por exemplo, entregas o 200x200px e combinas um banner 300x250 durante 1 mês. Só passado um mês é que entregas a versão final com os tais 800x800px.

Para finalizar, sugiro que optes por estudar ferramentas mais profissionais (como Photoshop ou Ilustrator). Além de melhor qualidade de trabalhas, são ferramentas extremamente versáteis que te poderão vir a ser úteis a desenhar muito mais coisas que apenas logotipos. Existe muita informação na internet para aprenderes sobre o assunto :)

Um abraço,
Diogo
Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Diogo, eu sei fazer uma ou outra coisa no photoshop, neste momento a minha limitação é que o portátil que utilizo não tem uma placa gráfica capaz de correr esse software em pleno. Com o inkspace (open source) também dá para fazer umas coisas interessantes.

A tua ideia é interessante, mas estava a pensar em algo mais imediato... entrego o logo sem marca-de-água após ver ser divulgado um dos meus projectos online. Claro que vai ter de haver bom senso e tudo irá ficar esclarecido nas trocas de email.

E lamento a minha possível má interpretação, mas o y2j começou com uma abordagem a roçar o insulto. Existem outras formas de expôr uma opinião, mais construtivas. Mas agora compreendo, até porque tive alguma curiosidade em ver de que forma o y2j abordou outros tópicos aqui do fórum e constatei que já vai um pouco do temperamento da pessoa. Nada contra.

Eu já devia ter aprendido com os erros, em tempos lancei um site chamado freeminiapps (não renovei dominio) onde expunha aplicações desenvolvidas por mim em vb.net. Embutida na aplicação tinha um link para fazer donativo caso gostasse da aplicação. Depois de mais de 1000 downloads, nem 1 cêntimo me foi oferecido! Desmotivei e desisti. Já devia ter aprendido que ninguém dá nada a ninguém! :)

Relativamente ao pedido que fiz de eliminar, mover ou renomear este tópico, será possível fazê-lo?
Offline

gp10 
Membro
Mensagens 177 Gostos 2
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Boas Miguel,

Uma das áreas de actuação de uma das minhas empresas é o branding e por isso criação de logótipos. Só para teres uma ideia, nós levamos entre 250€ a 10.000€ por isso (depende do que se quer) e sou considerado low-cost, quando é coisas maiores passo a uma empresa parceira e os valores podem atingir os seis digitos (claro que não é só por um logótipo).  Fazer logótipos requer investimento e tempo para pensar (o meu último grande logótipo feito para um novo site meu demorou 2 meses a fazer) para não te baseares em logos rascas até porque não és a santa casa à espera de donativos. O meu conselho é: cobra 10€ ou 20€ e começa a comprar e a arranjar FONTES para não te tramares. Outra coisa nós não utilizamos photoshop, utilizamos Illustrator. Os clientes bons não gostam de coisas baratas muito menos gratuitas, já tive de subir o preço bastante para dar segurança ao cliente (ri-te, diz que e ridículo, concordo contigo em qualquer expressão que uses mas para mim MELHOR) porque eles querem "PROFISSIONAL" e "PROFISSIONAL É CARO".

Se tens família e outras coisa para fazer não leves à borla, com 22 projectos a 10€ já tinhas comprado fontes e eventualmente o Illustrator (não sei o valor da licença unitária) ou então uma torre qb para correr o Illustrator e qualquer pessoa que vá abrir o site tem 10€ de certeza, caso contrário é apenas mais um spammer que ainda tem vai manchar a reputação. Há um livro muito bom de inspiração para logotipos chama-se "Logo Design" e é da Taschen
Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obrigado pelas sugestões gp10, mas na realidade eu estou longe desse nível de qualidade... Começo a chegar à conclusão que a palavra logótipo foi mal escolhida por mim, porque estou a ser mal interpretado com aquilo que pretendo fazer.

Eu apenas quero criar algo simples, mesmo muito simples, aliás, podem ver no logosgratis.pt que os "logos" que criei são do mais simples que existe, e no entanto acho que ficam bem nos sites onde foram colocados.

Ou seja, no fundo a ideia é simplesmente embelezar os cabeçalhos dos blogs, trocar os titulos simples por títulos mais trabalhados e pouco mais do que isso.
Offline

Carlos Gandra 
Membro
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Olá Miguel,

Se o que pretendes fazer são composições gráficas, já pensaste em criar imagens de capa para as redes sociais, como o Facebook?

Penso que se adequava mais do que logótipos e seguramente existe mercado, qual é o site que não tem presença nas redes sociais?

Depois e uma vez estando em contacto com o cliente, nada te impede de lhe poderes fazer uns serviços extra, como ajustar alguma coisa no próprio site a nível de cores, headers, banners, whatever. Se ele gostar do teu trabalho, é mais provável recorrer a ti novamente ;)

Quanto ao tópico, repensa no novo modelo de negócio que queres então levar em frente e cria um novo tópico a apresentar o "novo" serviço. Depois este fica bloqueado naturalmente.

Bom trabalho!
Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obrigado Carlos, essa é também uma boa sugestão. Pena é que o nome do domínio "logosgratis" não se adequa a esse mercado... e daí, talvez haja forma de dar a volta! ;)

Há aqui algumas arestas a ser limadas, mas para já vou lançar um serviço básico em que os pagamentos são feitos sobre a forma de divulgação dos meus projectos.

Assim que tiver tudo alinhavado, volto a divulgar a página... espero que desta vez ninguém fique revoltado! :D