Mensagens - Miguel Patrício

Páginas: 1 2 3 4 ... 36
16
Obrigado Bruno, o teu blog já foi adicionado ao Tuga Bloggers ;)

17
Olá pessoal,

Acabei de lançar juntamente com 2 amigos, um novo projecto, espero que seja do vosso agrado! :)

O TugaBloggers.pt é um projecto 100% nacional, criado pelas mãos de 3 bloggers com já alguma experiência e notoriedade na blogosfera portuguesa.

De entre outros recursos a ser lançados futuramente, disponibilizamos desde já uma tabela com dados estatísticos reais, recolhidos e tratados pela nossa equipa.

Nesta primeira fase (Beta), poderá ter acesso ao nosso ranking de blogs nacionais, onde constam dados referentes à média de visitas diárias e à presença nas diversas redes sociais.

Pretendemos ajudar os bloggers nacionais a ganharem mais notoriedade na blogosfera, e como tal, estamos a oferecer nesta primeira fase, a possibilidade de exibirem uma descrição dos seus blogs na nossa plataforma.

O QUE OS BLOGGERS TÊM A GANHAR COM ESTA EXIBIÇÃO NA NOSSA PLATAFORMA

Muito… mas mesmo muito! A informação ficará visível não só para outros bloggers com quem poderá estabelecer parcerias, como também ficará disponível para empresas em busca de blogs onde possam divulgar serviços e produtos.

Como vê, nós queremos ir mais além do que as outras plataformas convencionais, aqui iremos promover a competitividade entre bloggers no sentido de melhorarem o seu desempenho e proporcionarem uma melhor oferta a quem os procura.

Ficaremos a aguardar com expectativa o seu feedback. ;)

18
Projectos / Re: Logos Grátis
« em: 18/Jul/2014 15:32 »
Ok Carlos, és capaz de ter razão, foi um mal entendido. Não elevo a fasquia porque conheço as minhas limitações... mas nunca se sabe! ;)
Obrigado pelos conselhos!

19
Projectos / Re: Logos Grátis
« em: 18/Jul/2014 14:27 »
Obrigado Carlos, essa é também uma boa sugestão. Pena é que o nome do domínio "logosgratis" não se adequa a esse mercado... e daí, talvez haja forma de dar a volta! ;)

Há aqui algumas arestas a ser limadas, mas para já vou lançar um serviço básico em que os pagamentos são feitos sobre a forma de divulgação dos meus projectos.

Assim que tiver tudo alinhavado, volto a divulgar a página... espero que desta vez ninguém fique revoltado! :D

20
Projectos / Re: Logos Grátis
« em: 18/Jul/2014 13:25 »
Obrigado pelas sugestões gp10, mas na realidade eu estou longe desse nível de qualidade... Começo a chegar à conclusão que a palavra logótipo foi mal escolhida por mim, porque estou a ser mal interpretado com aquilo que pretendo fazer.

Eu apenas quero criar algo simples, mesmo muito simples, aliás, podem ver no logosgratis.pt que os "logos" que criei são do mais simples que existe, e no entanto acho que ficam bem nos sites onde foram colocados.

Ou seja, no fundo a ideia é simplesmente embelezar os cabeçalhos dos blogs, trocar os titulos simples por títulos mais trabalhados e pouco mais do que isso.

21
Projectos / Re: Logos Grátis
« em: 18/Jul/2014 00:29 »
Diogo, eu sei fazer uma ou outra coisa no photoshop, neste momento a minha limitação é que o portátil que utilizo não tem uma placa gráfica capaz de correr esse software em pleno. Com o inkspace (open source) também dá para fazer umas coisas interessantes.

A tua ideia é interessante, mas estava a pensar em algo mais imediato... entrego o logo sem marca-de-água após ver ser divulgado um dos meus projectos online. Claro que vai ter de haver bom senso e tudo irá ficar esclarecido nas trocas de email.

E lamento a minha possível má interpretação, mas o y2j começou com uma abordagem a roçar o insulto. Existem outras formas de expôr uma opinião, mais construtivas. Mas agora compreendo, até porque tive alguma curiosidade em ver de que forma o y2j abordou outros tópicos aqui do fórum e constatei que já vai um pouco do temperamento da pessoa. Nada contra.

Eu já devia ter aprendido com os erros, em tempos lancei um site chamado freeminiapps (não renovei dominio) onde expunha aplicações desenvolvidas por mim em vb.net. Embutida na aplicação tinha um link para fazer donativo caso gostasse da aplicação. Depois de mais de 1000 downloads, nem 1 cêntimo me foi oferecido! Desmotivei e desisti. Já devia ter aprendido que ninguém dá nada a ninguém! :)

Relativamente ao pedido que fiz de eliminar, mover ou renomear este tópico, será possível fazê-lo?

22
Projectos / Re: Logos Grátis
« em: 17/Jul/2014 22:15 »
Boas pessoal,

Com base nas excelentes sugestões do Diogo Pinto, estou a reformular o logosgratis.pt de modo a que os logótipos sejam entregues de forma gratuita, bastando para tal que o "cliente" partilhe um dos meus projectos online.

Uma vez que vou proceder a essas alterações no imediato, gostaria de pedir aos moderadores, caso fosse possível, para eliminarem este tópico, moverem-no para outro quadro ou pelo menos o renomearem. Apenas para que eu possa divulgar novamente já com o novo conceito e sem causar confusões com este tópico. Agradecia imenso :)

Obrigado Diogo por não ires pelo caminho mais fácil do "bota abaixo" e me dares umas dicas para dar a volta à situação. Votos de muito sucesso ;)

23
Projectos / Re: Logos Grátis
« em: 17/Jul/2014 20:02 »
Eu acho que tu estás a levar demasiado a sério uma simples opinião dada por mim. Eu achei estranho alguém estar a oferecer logos, e até criar um site propositadamente para isso, e manifestei-me. Parece-me surreal uma pessoa comprar um domínio, criar um site, apresentar serviços de forma "profissional" e perder tempo a criar logos para os outros, sem querer ganhar nada em troca. E a prova disso é que agora já não é totalmente gratuito, como era há 2 dias atrás. Tu dizes-me que não foi premeditado, mas a mim, simplesmente, não me apetece acreditar que sejas assim tão ingénuo e inocente. Posso até estar errado, mas não me apetece acreditar nisso, e estou a manifestar a minha opinião, pois isto é um fórum público. Não queres receber opiniões menos favoráveis, contacta os teus potenciais clientes através de um meio privado.

E eu não percebo porque é que tu achas que é aceitável fazeres algo só porque muita gente faz. Se muita gente começar a assaltar bancos, isso significa que deixa de haver problema em fazê-lo? Eu também já utilizei imagens que não eram minhas em alguns sites que tive, mas nunca as vendi nem tentei ficar com os louros do trabalho. dos outros. Tu estás a divulgar os logos como sendo teus, e as pessoas estão a elogiá-los como se fossem teus. Como o Diogo disse, tu apenas compões imagens.

Y2j, ao contrário do que o Diogo Pinto fez, e que aproveito para agradecer, tu limitaste-te a deitar abaixo o projecto com apenas criticas destrutivas que em nada ajudam. És livre de dar a tua opinião, mas podias ter tido uma atitude mais correcta, do tipo, "estás a fazer mal, recomendo que faças antes assim"! Seria uma forma de partilhares a tua perfeição com aqueles que erram, dão cabeçadas mas estão sempre prontos a aprender e melhorar!

"Eu também já utilizei imagens que não eram minhas em alguns sites que tive, mas nunca as vendi nem tentei ficar com os louros do trabalho"... tu pegaste em 2 ou 3 casos em que usei uma imagem de terceiros (como é o caso da Hello Kitty) e generalizaste!!! Viste todos os logos?

Estou a ponderar rever este projecto, até porque o Diogo deixou uma boa sugestão, a da troca do logo por um serviço. Se bem que para já parece-me complicado controlar isso, e agora gostava de ter a vossa opinião: imaginemos que eu trocava um logo por um link no site do "cliente"... nada me garantia que no dia seguinte à entrega do logo, ele retirasse o link, e eu nada podia fazer! Como lidar com isso?

Já agora, a título de curiosidade, as ferramentas que utilizo para a "composição de imagens" são o Inkspace, o paint.net e o powerpoint (este apenas para utilizar um ou outro efeito que mesmo sendo possível fazer no inkspace, aqui torna-se mais simples).

Sim, é um serviço simples e de qualidade apenas aceitável, mas curiosamente tem agradado a muitos. Depois de ver o site que o Diogo indicou, tenho de dar o braço a torcer e admitir que, sendo assim, 10€ é muito pelo o que estou a fornecer. Aceito sugestões ;)

24
Projectos / Re: Logos Grátis
« em: 17/Jul/2014 18:12 »
E eu não compreendo o que é que te está a incomodar tanto neste projecto. A "Hello Kitty"? Seria capaz de pegar num enorme punhado de sites que utilizam nos seus banners e logos, ícones e outras partes de trabalhos que não foram originalmente criados por eles. Ainda bem que não te lembraste que as fontes de texto utilizadas, também não foram criadas por mim!!! Ou que mesmo as imagens que foram criadas por mim, até podem ter sido baseadas em ideias de outros.
Obrigado Orlando pelo teu comentário! Gostava de ler mais opiniões sobre o assunto. :)

25
Projectos / Re: Logos Grátis
« em: 17/Jul/2014 12:41 »
Não, não sou o autor do desenho da Hello Kitty... e também não acredito que os milhões de sites que utilizam de alguma forma a imagem da Hello Kitty tenham obtido uma autorização oficial da Sanrio! Desculpa, não me leves a mal, mas neste momento sinto que estás simplesmente a explorar argumentos para rebaixar este meu projecto e começas a entrar um pouco no ridículo.

Já admiti que errei ao pensar que com um serviço gratuito talvez houvessem "almas caridosas" a ajudar com um ou outro donativo. A dura realidade é que a maioria após estar servido é "obrigado e até à próxima"! Estou a tentar corrigir o erro de modo a que quem entre num site chamado "logos grátis" encontre realmente sugestões para criar um logo de forma gratuita, e com a possibilidade de me solicitarem a mim a criação do logo. Também vês algum mal nisso?

Não defraudei ninguém, já que os logos que já entreguei (tamanho grande) estão entregues e não pedi nada em troca. Apenas os novos pedidos ainda não atendidos é que já seguem com estas "regras".

"gosto de pensar num logo como uma forma de tornar o meu projecto único e distinto"... como é óbvio e já deverias ter notado, o meu público-alvo não são empresas, a próxima cadeia de fast-food ou uma nova marca de calçado. São bloggers (muitos deles nos blogspots, SAPOs e afins). Em alguns casos até me pedem para ser eu a colocar lá o logo no site, e faço-o com muito gosto. Quem me conhece sabe que gosto de ajudar e sempre ajudei, agora é que me deu a maluqueira de cobrar dinheiro por criar logos rascas! ;)
Portanto, concordo com a tua afirmação, e quem me dera ter aqui 800€ à mão para criar logos para os meus 4 projectos que tenho online... Muitos bloggers não se importariam de ter esse dinheiro para investir em algo único e distinto, e como não têm jeito para fazer um logo, podem contar comigo para que pelo preço de uma ida a um restaurante, tenham um logo que até "não é horrível" criado por mim.

De qualquer forma obrigado pelos teus comentários. São pontos de vista diferentes mas sempre interessantes.

26
Projectos / Re: Logos Grátis
« em: 17/Jul/2014 11:37 »
Para reverter a situação e não induzir ninguém em erro, irei em breve publicar artigos sobre como criar o seu próprio logo de forma gratuita.

27
Projectos / Re: Logos Grátis
« em: 17/Jul/2014 11:29 »
Em parte dou-te toda a razão, talvez tenha falhado na minha abordagem inicial... mas isso apenas aconteceu porque, ingenuamente, acreditei que juntamente com os parabéns e comentários do género "obrigado, o logótipo ficou muito bom", etc, poderia vir nem que fosse 1€ para pagar um café!!
Os logos de 200 px continuam gratuitos. Neste momento tenho uma pessoa que não vai querer o de maior dimensão, porque o de 200px serve perfeitamente para o site dele. E outros casos haverão.

28
Projectos / Re: Logos Grátis
« em: 17/Jul/2014 09:10 »
Ele não quer oferecer o serviço gratuitamente. Ele quer atrair atenção para depois começar a cobrar por um serviço de qualidade duvidosa. Porque é que um cliente haveria de querer um logo de dimensões tão reduzidas? E porque é que ele haveria de cobrar mais pelo envio do logo em tamanho aceitável? Isto está tudo muito bem pensado. Só lamento por aqueles que aplaudem e vêem muito boa vontade num projecto que, afinal de contas, tem tanto interesse monetário por detrás como qualquer outro. E ele só não disponibiliza o serviço como qualquer outro profissional porque n tem descaramento suficiente para isso, pois sabe muito bem que o que está a oferecer não é um trabalho de grande qualidade.

Não y2j, não me conheces e portanto é compreensível que vejas isto como uma manobra de marketing.

A minha ideia inicial era fornecer os logos sem qualquer restrição de tamanho e de forma gratuita, na esperança que de vez em quando alguém se prestasse a gratificar-me pelo meu trabalho ("de qualidade duvidosa" tal como referiste).

Pois, vê lá que eu pensei que podia ganhar algum dinheiro (mesmo que pouco) com o meu trabalho. Mas depois de ler as tuas palavras até fiquei a pensar: que pensamento tão ridículo que tive... achar que poderia ser recompensado pelo o tempo perdido a criar logótipos ("de qualidade duvidosa") para os outros!!! :shock:

Lancei o site há 2 dias e já tenho 22 pedidos de logos de variadas temáticas, já entreguei alguns sem pedir nada em troca... até ao momento ganhei a fantástica quantia de 0€. E não, o serviço não se limitou a entregar um logo, em alguns casos fui fazendo alterações até ficar do total agrado do "cliente" (cliente entre aspas porque não houve lugar a troca de serviço por dinheiro), num dos casos foi-me até cedido o acesso ao painel do wordpress para que fosse eu a colocar o logo, porque o "cliente" não estava à vontade para o fazer... e eu, que não tenho "descaramento suficiente", prontamente ajudei o "cliente" até que ele achasse que estava tudo impecável.

Podia ter estado a brincar com os meus filhos ou a passear à beira mar, mas não, fiquei a fazer um serviço porque me comprometi a tal e não queria deixar ninguém ficar mal. Um dia apenas foi o suficiente para abrir os olhos e pôr um travão nisto... Cheguei à conclusão que posso até criar uns 500 logos gratuitos, e com sorte umas 5 pessoas lá terão a amabilidade de fazer um donativo de 1€, e assim não pode ser! Desde inicio que deixei bem claro lá no site, que estava a contar com donativos simbólicos para apoiarem este projecto, portanto deixei bem claro que havia uma intenção de ser recompensado… só ao ver que essa compensação não fluía naturalmente, e que me estava a ser pedido mais do que a criação de logos, é que achei que tinha de alterar os planos iniciais.

Agora y2j, repara no seguinte: com um logo 200x200 até dá pra fazer alguma coisa, nem que mais não seja, para tirar ideias para criar o próprio logo. E desculpa, mas estou a pedir 10€… por mais que consideres de “qualidade duvidosa”, os meus logótipos estão a ser (estranhamente) bem aceites. Tens noção de quanto custa um logótipo feito por profissionais? Encontras facilmente na internet empresas que prestam o serviço por mais de 200€ cada logótipo. Inclusive encontrei uma empresa portuguesa que diz criar logotipos low-cost pela modesta quantia de 170€. E agora, 10€ é muito?

Tudo bem que os logos criados por essas empresas são vectoriais (podendo ser redimensionados infinitamente) e obviamente de qualidade superior, mas para quem quer um logo para simplesmente aplicar no seu blog, para quê essa exigência!? Já viste os logos que fiz e exponho no meu site (não estão lá todos)? São assim tão "de qualidade duvidosa"?

A minha resposta já vai longa! Atirem as próximas pedras… :(

29
Projectos / Re: Logos Grátis
« em: 16/Jul/2014 21:39 »
Boas pessoal,

Dada a enorme afluência de pedidos de criação de logos (nunca imaginei ter tantos logo no 1º dia em que lanço o serviço)... tive de tomar medidas para tornar este serviço mais justo, principalmente para mim.

Os logos vão continuar a ser gratuitos, mas apenas no tamanho 200 x 200px. No fundo, estou a criar uma amostra para que, caso seja do agrado do "cliente", mediante um donativo simbólico de valor igual ou superior a 10€, eu envio num tamanho superior (normalmente com largura maior que 800px).

Espero a vossa compreensão, opiniões e sugestões... ;)

30
Projectos / Re: Logos Grátis
« em: 16/Jul/2014 17:56 »
Boas. Solicitei um logo.

Vamos lá ver como fica :)

Vou dar o meu melhor! ;) Apenas peço compreensão para o facto de poder demorar algum tempo a responder aos pedidos... estão a chover pedidos!!! Já tenho 10 pedidos e já respondei a 3, sendo que 2 deles já adoptaram o novo logo nos seus sites! :)

Páginas: 1 2 3 4 ... 36