← Hosting

Vantagens de alojar VPS em Portugal

Lida 3359 vezes

Offline

beHappy 
Membro
Mensagens 5 Gostos 0
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Karma Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary

Viva,

Tenho actualmente um VPS XEN em UK com muita qualidade e bom desempenho, no entanto 80% do meu tráfego é nacional.
Não me posso queixar da rapidez do mesmo, mas acredito que sendo local teria ainda melhor desempenho, no entanto os preços que se encontram por cá são superiores o que me faz pensar no tema.

Terei vantagens em apostar num VPS Nacional, particularmente nos rakings e no desempenho?

Obrigado
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Teoricamente com os sites alojados em Portugal tens melhor desempenho e consequentemente é possivel que isso tenha influencia nos motores de busca pelo que a decisão esta no teu lado, se achas que compensará ou não...
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

A questão que deves colocar é se compensa pagar mais para ter um desempenho que possivelmente no máximo pode melhorar 10 ou 20%. Compara o ping do servidor onde estás com um possível servidor nacional e saberás se há uma diferença substancial.
Tendo em conta que normalmente um servidor nacional tem preços superiores, no que respeita a desempenho penso que pouco fará, as redes estão muito avançadas e as fronteiras quase não se notam, será uma alteração mínima com certeza, no entanto, terás suporte em PT, facturação nacional e tráfego nacional (caso interesse). 
Já tive alojamento nacional mas neste momento tenho tudo internacional e estou contente com os serviços, nunca notei diferença alguma na performance e tenho alguns sites bastante populares.
Offline

beHappy 
Membro
Mensagens 5 Gostos 0
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Karma Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary

Boas,

Em relação ao ping estamos a falar de 40/50 ms para 10 ms o que a realidade é quase imperceptível.
Quanto à rapidez da entrega das páginas, apesar de não ser muito visível existe sempre uns milisegundos que somados vão agradar ao G.

Provavelmente terei de experimentar, mas o valor é um grande impeditivo.
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Na minha opinião pouca diferença tem, também tenho uma VPS em UK e uma em PT e o preço esse é bastante diferente, até em termos de uptime a VPS UK é melhor.
Só ainda tenho em PT para ajudar um pouco o mercado nacional.
Offline

beHappy 
Membro
Mensagens 5 Gostos 0
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Karma Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary

Sim, na realidade ao comparar sites semelhantes ao meu em http://whichloadsfaster.com mas alojados em Portugal, dá quase sempre um empate ao fim de várias tentativas.

As minhas dúvidas prendem-se mais pelo Gooogle, pois haverá certamente uma melhoria (como referido em cima) nem que seja de 10% e isso pode significar melhorias de posicionamento.

Não sei se já alguém fez esse teste!
Offline

Luís Casanova 
Membro
Mensagens 565 Gostos 9
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Até hoje sempre tive problemas com as portuguesas a nível de ataques DDoS, enquanto que em UK e FR não tenho tido razões de queixa.
Também eram para ocasiões bem diferentes, muda apenas o ping (algo que não se nota muito) e muito provavelmente nos motores de busca.