← Negócios Online

Como tornar empresário em nome individual

Lida 164089 vezes

Offline

jony21 
Membro
Mensagens 13 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

No japão abrir uma empresa custa apenas 2€ aqui cobram fortunas  [-(
Offline

JVieira 
Membro
Mensagens 54 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

No japão abrir uma empresa custa apenas 2€ aqui cobram fortunas  [-(

não é bem assim. se te inscreveres como empresário em nome individual não pagas nada, não pagas segurança social durante 1 ano (se for o teu 1º trabalho) e até ultrapassares os 10.000€ de vendas também não pagas IVA.
A mim parece óptimo para começar um negócio, não sei onde estão as fortunas
Offline

rocheiro 
Membro
Mensagens 2 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary

boa tarde, de momento trabalho por conta de outro e tambem estou colectado porque sou arbitro de futebol passando recibos verdes como prestador de serviços. De momento faço reparação/manutenção de computadores ...... num espaço que criei em casa.Estou a pensar arranjar um espaço para poder receber os meus clientes porque em casa nao dá muito jeito.A minha Duvida é a seguinte para meter publicidade na frente do espaço que irei arranjar tenho obrigatoriamente de registar uma marca e logotipo ou empresa ? se por exemplo meter apenas "reparação/manutenção de computadores " ou algo parecido irei ter algum problema se n tiver nada registado ? Pelo que ja andei a ver na internet como prestador de serviços apenas posso fazer reparaçao de computadores nao podendo vender material.... por enquanto vou apenas fazer reparaçao e comprar material spr que for preciso em outras lojas entao se tudo correr bem ja penso em outros voos e aí ja tenho que ser empresario em nome individual se nao tou em erro. agradeço a quem me pudesse ajudar,

Cumprimentos
Offline

João Simões 
Membro
Mensagens 1177 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

boa tarde, de momento trabalho por conta de outro e tambem estou colectado porque sou arbitro de futebol passando recibos verdes como prestador de serviços. De momento faço reparação/manutenção de computadores ...... num espaço que criei em casa.Estou a pensar arranjar um espaço para poder receber os meus clientes porque em casa nao dá muito jeito.A minha Duvida é a seguinte para meter publicidade na frente do espaço que irei arranjar tenho obrigatoriamente de registar uma marca e logotipo ou empresa ? se por exemplo meter apenas "reparação/manutenção de computadores " ou algo parecido irei ter algum problema se n tiver nada registado ? Pelo que ja andei a ver na internet como prestador de serviços apenas posso fazer reparaçao de computadores nao podendo vender material.... por enquanto vou apenas fazer reparaçao e comprar material spr que for preciso em outras lojas entao se tudo correr bem ja penso em outros voos e aí ja tenho que ser empresario em nome individual se nao tou em erro. agradeço a quem me pudesse ajudar,

Cumprimentos

Penso que não tenhas qualquer problema por ai, a não ser alguma taxa por causa da publicidade. Em relação à venda de material, com recibos verdes podes faze-lo escolhendo a contabilidade organizada e seleccionando uma opção que te permite a venda de material, se não me engano :)
Offline

rocheiro 
Membro
Mensagens 2 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary

Em relação à venda de material, com recibos verdes podes faze-lo escolhendo a contabilidade organizada e seleccionando uma opção que te permite a venda de material, se não me engano :)

pelo que ja tive a ler em foruns para se poder vender material tenho que criar empresa e se tiver outras soluçoes por enquanto quero apenas manter os recibos sendo trabalhador independente e passando recibos como prestador de serviços, e ao que parece Tecnico de informatica (reparaçao de computadores) está inserido da categoria de Prestador de erviços cirs 1519 tal como arbitro de futebol.
agora minha incerteza é sobre a publicidade nao sei se é possivel fazer ou se poder fazer é necessario ser empresario em nome individual. obrigado
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Olá, bem vindo ao +t.

Para colocar publicidade tem de ir pedir autorização. Normalmente na câmara municipal. Depois deverão dizer-lhe o que é necessário da sua parte.

Penso que terá de mostrar um "mockup"/esboço da publicidade e esta terá de ser aprovada previamente.
Offline

Tiago Martins 
Membro
Mensagens 932 Gostos 9
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Estive a ler o tópico todo e uma coisa deixou-me curioso, sendo que eu trabalho a part-time num Mcdonalds e já desconto para a SS, caso me registe como empresario em nome individual e continue lá a trabalhar não tenho de pagar esses tais xxx € (não sei o valor actual) por mês para a segurança social?
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Estive a ler o tópico todo e uma coisa deixou-me curioso, sendo que eu trabalho a part-time num Mcdonalds e já desconto para a SS, caso me registe como empresario em nome individual e continue lá a trabalhar não tenho de pagar esses tais xxx € (não sei o valor actual) por mês para a segurança social?

Se já fazes descontos para SS então não precisas descontar como empresário em nome individual, mas vais para IRS sobre o valor que receberes.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Se já estiveres a descontar para outro ou se tiveres a estudar, podes pedir isenção da segurança social.
Já alguém sabe confirmar o se tiveres a estudar?
Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sou novo e, não sei muito sobre isto, quais os descontos para a Segurança Social?

Desculpem a ignorância. ;)
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Já alguém sabe confirmar o se tiveres a estudar?

Eu acho que tal não é possível, trabalhador-estudante só te dá regalias na faculdade, mas digo isto sem qualquer certeza.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Eu acho que tal não é possível, trabalhador-estudante só te dá regalias na faculdade, mas digo isto sem qualquer certeza.
Na faculdade e em cursos com duração superior a 6 meses (que é o que frequento).
VOu ver se me informo disso, era bastante bom se se aplicasse neste caso.
Offline

João Simões 
Membro
Mensagens 1177 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Na faculdade e em cursos com duração superior a 6 meses (que é o que frequento).
VOu ver se me informo disso, era bastante bom se se aplicasse neste caso.

Também queria saber isso Jóni. Se souberes algo apita :)
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Estive a ler o tópico todo e uma coisa deixou-me curioso, sendo que eu trabalho a part-time num Mcdonalds e já desconto para a SS, caso me registe como empresario em nome individual e continue lá a trabalhar não tenho de pagar esses tais xxx € (não sei o valor actual) por mês para a segurança social?

Tem atenção que só não pagas Segurança Social dos recibos verdes se no McDonnalds auferires um determinado valor (que é próximo do ordenado mínimo). Se não o fizeres vais ter de pagar Segurança Social.

Em relação àqueles que estudam, não há isenção para ninguém. Eu estudo e passo recibos e são todos os meses 150€ para a Segurança Social, mesmo que não "facture" absolutamente nada.

No 1º ano em que iniciam a actividade têm isenção de Segurança Social. A partir dai são, no mínimo, os 150€\mês (dependendo do escalão em que forem enquadrados).

O IVA começam a pagar no ano a seguir a baterem os 10.000€ em facturação bruta. Têm de ir às finanças avisar e a partir do ano seguinte vai-vos ser tributado IVA.

IRS não há maneira de escaparem. No primeiro ano lembro-me que anexei a declaração de IRS com a dos meus pais (um anexo qualquer). A partir dai, Categoria B (s\ contabilidade organizada, onde não posso declarar despesas de actividade) - 70% de tudo o que facturam é tributável.

Para os mais "distraídos" (no que toca a finanças) pode-se também fazer retenção na fonte. Isto para serviços que se preste a entidades com contabilidade organizada.

A ideia na retenção na fonte é "reterem" imediatamente o valor do imposto a quem prestam o serviço, receberem menos e a "responsabilidade" de pagar o imposto referente a esse serviço é passada para a entidade empregadora. Em termos práticos ao final do ano devem estar praticamente "zerados" em termos de contribuições,  no que toca a rendimentos provenientes dos recibos verdes.

Sei que a legislação vai levar algumas alterações agora em Janeiro, mas ainda não me informei sobre exactamente quais.

Outro pormenor é que a isenção de pagamentos à Segurança Social no 1º ano de actividade apenas é válida caso não encerrem a actividade, mal o façam deixam de ter direito à isenção (ou seja, se abrirem actividade e encerrarem-na passados 3 meses, se voltarem a abrir começam logo a pagar SS, mesmo nos primeiros 9 meses de actividade).

Como após ter passado um recibo, geralmente espero 30 a 60 dias para que o pagamento seja efectivamente realizado, o que eu faço (para não pagar SS todos os meses) é tentar "agrupar" todos os pagamentos num mês.

Ou seja, imaginando que tenho 3 trabalhos previstos em 3 meses. Vou ter com quem me empregou e pergunto se posso passar o recibo no final do 2º mês - abro actividade, passo os 3 recibos e fecho a actividade passados uns dias (acho que até se pode fazer tudo no próprio dia). Assim só pago 1 mês de Segurança Social.

E amigos isto é o regime simplificado (lol). Porque depois ainda há o regime de contabilidade organizada que ainda é uma mixórdia maior - burocracias, papeis, deslocações à Loja do Cidadão. Para quem tem pouca experiência, se cobram 600€ ao cliente metam na cabeça que desses 600€, para ai 200€ são para o nosso "sócio" de negócios - o amigo Sócrates.

Para quem anda a lutar para pagar propinas, alojamento e alimentação (o meu objectivo é conseguir um vencimento líquido mensal de 500€, essa fortuna) tenho um objectivo pessoal de conseguir uma facturação bruta de perto de 700€\mês. Passados uns anos nisto, se ainda não tiverem um carteira de clientes mais "certinha" apetece é desistir de estudar, desistir de inovar e ir mas é trabalhara para o Continente.

Mas é o país que temos e cabe-nos a nós mudar estes paradigmas idiotas da escumalha toda que nos anda a governar (e mais a porcaria dos submarinos, TGV's, pontes e os restantes tachinho que para lá arranjam). É olhar para a frente, mandá-los à merd* quando passam nos seus BMW's e dizer a nós próprios que um dia vamos ter o real prazer de pôr essa escumalha no local devido - que é a varrer ruas e a ganhar 300€\mês para ver se se conseguem governar.
Offline

andrecab 
Membro
Mensagens 328 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

Sabem me dizer qual é a idade mínima para poder ser ENI? Ou se existe alguma idade mínima para o poder ser.