← Domínios

Esoterica envia SPAM a titulares de dominios .PT

Lida 24835 vezes

Offline

Henrique Mouta 
Equipa
Mensagens 1189 Gostos 3
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Viva,
Tenho um domínio .com.pt (isto aplica-se igualmente aos .PT) e fiquei completamente estupefacto quando hoje de manha recebi um email da Esoterica.pt com o seguinte assunto:

A/C Henrique Mouta transferência OMEUDOMINIO.com.pt

O email em questão é a "informar" que a Esotérica oferece a transferência de domínios .PT e que iria poupar 21€ ao transferir o domínio para eles...

Primeiro, este email é um SPAM descarado e já o reportei como tal além de transferência de domínios .PT não ter qualquer custo visto apenas ser alterada a entidade gestora do mesmo...
Mais estupefacto fiquei quando contactei a empresa (é registrar oficial FCCN) onde tenho este domínio registado e me informaram que eles mesmo receberam emails deste género a convida-los a transferir o próprio domínio para a esoterica o que demonstra que a Esoterica esta a enviar emails para TODOS os registos titulares de domínios nacionais...
Além disso, o preço de renovação deles (21€ + IVA) é completamente ridículo comparativamente às outras ofertas do mercado..

O que têm a dizer sobre este acto de desespero para conseguir domínios de uma empresa grande como a Esoterica (ClaraNet)?
Offline

almargo 
Membro
Mensagens 377 Gostos 1
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Vaurdan,

Eu também recebi e já dei seguimento a uma queixa contra esses senhores.

Lamentável.

Começo a ver muito desespero em certos players... esta não é a forma certa  de vender serviços.

Abraços
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Sou titular de .pt e com.pt e não recebi nada. Com isto quero dizer que provavelmente não enviaram a todos os titulares de domínios... Nunca tiveste nenhum serviço da esotérica?
Offline

almargo 
Membro
Mensagens 377 Gostos 1
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Nuno,

Garantidamente foi para uma grande fatia de clientes / detentores de dominios .pt

Isto porque vários clientes meus receberam e garantidamente nunca tiveram nada lá. (nem página tinham sequer).

Alguns receberam ontem, eu hoje. Podes ainda ser contemplado.

 :grin:
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Realmente esta situação é no mínimo lamentavel e ainda por cima parte dum grande player como a Esoterica que é o 6º maior registrar da FCCN.

Sou titular de .pt e com.pt e não recebi nada. Com isto quero dizer que provavelmente não enviaram a todos os titulares de domínios... Nunca tiveste nenhum serviço da esotérica?
Nuno,
Se até nós recebemos emails a convidar-nos à transferencia dos nossos domínios é provavel que estejam realmente a enviar a todos visto que como deves imaginar nunca tivemos nenhum serviço na esoterica.. No entanto como existem mais de 300 mil domínios registados é provavel que ainda venhas a receber...

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Vale, vale tudo
Vale o que vier
Vale o que quiser

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Apenas sou titular de um .com.pt e não recebi mas um cliente meu recebeu e reencaminhou-me.

1- Se o titular do domínio / email destinatário for uma empresa, não pode ser considerado SPAM de acordo com a legislação portuguesa. Contudo deve obrigatoriamente permitir a remoção, algo que acontece;

2- É uma técnica agressiva, pouco usual, mas não me parece ilegítima;

3- Os registrars autenticados pela FCCN têm acesso normal à base de dados de todos os domínios registados? Se sim, está explicada a fonte. Se não, seria interessante saber a fonte para criar esta base de dados visto que mesmo para fazer esta recolha automaticamente a partir do whois, teriam de ter acesso à base de dados de domínios registados.
Offline

almargo 
Membro
Mensagens 377 Gostos 1
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Apenas sou titular de um .com.pt e não recebi mas um cliente meu recebeu e reencaminhou-me.

1- Se o titular do domínio / email destinatário for uma empresa, não pode ser considerado SPAM de acordo com a legislação portuguesa. Contudo deve obrigatoriamente permitir a remoção, algo que acontece;

2- É uma técnica agressiva, pouco usual, mas não me parece ilegítima;

3- Os registrars autenticados pela FCCN têm acesso normal à base de dados de todos os domínios registados? Se sim, está explicada a fonte. Se não, seria interessante saber a fonte para criar esta base de dados visto que mesmo para fazer esta recolha automaticamente a partir do whois, teriam de ter acesso à base de dados de domínios registados.

1- Exacto. Mas muitos dos meus clientes não são empresas. São particulares (os que receberam, claro)
2- Não, mas depende do ponto 3
3- Que eu saiba, não têm.
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Titular de .pt e não recebi nada, qualquer das maneiras passava-me ao lado.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Apenas sou titular de um .com.pt e não recebi mas um cliente meu recebeu e reencaminhou-me.

1- Se o titular do domínio / email destinatário for uma empresa, não pode ser considerado SPAM de acordo com a legislação portuguesa. Contudo deve obrigatoriamente permitir a remoção, algo que acontece;

2- É uma técnica agressiva, pouco usual, mas não me parece ilegítima;

3- Os registrars autenticados pela FCCN têm acesso normal à base de dados de todos os domínios registados? Se sim, está explicada a fonte. Se não, seria interessante saber a fonte para criar esta base de dados visto que mesmo para fazer esta recolha automaticamente a partir do whois, teriam de ter acesso à base de dados de domínios registados.

1- Correcto mas não deixa de ser nada ético
2- Não me parece legitimo utilizar informações do whois para tais fins além de que não me parece que a recolha tenha sido feita de forma manual
3- Não, os registrars não têm esse tipo de acesso, a única coisa que têm de privilegiado é uma lista dos registrars com o numero de domínios que cada um tem.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

também recebi.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

1- Exacto. Mas muitos dos meus clientes não são empresas. São particulares (os que receberam, claro)
2- Não, mas depende do ponto 3
3- Que eu saiba, não têm.

1- Então aí estão a ultrapassar o risco.
2- Exacto.
3- Pois... este para mim é mesmo o ponto mais curioso. "Adivinharam" os domínios registados (LOL), arranjaram forma de aceder à base de dados para scrapar os conteúdos ou então têm ligações privilegiadas dentro da FCCN.

Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sou titular de .pt e com.pt e não recebi nada. Com isto quero dizer que provavelmente não enviaram a todos os titulares de domínios... Nunca tiveste nenhum serviço da esotérica?

Também não recebi nada ainda, mas é preciso lembrar que o envio de grandes quantidades de emails é feita gradualmente, não tudo ao mesmo tempo. No nosso jogo quando enviamos a newsletter levar quase uma semana a mandar tudo.

Isto para dizer que ainda é possível recebermos esse SPAM. Caso aconteça mando directo para a CNPD.

:superspam:
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Aconselho a todos a enviarem uma queixa/denuncia à DNS.PT (request@dns.pt), se houver muitas pessoas a fazer essa denuncia, decerto que eles vão actuar, as empresas deverão fazer queixa/denuncia à entidade da concorrência, e é algo que farei caso algum cliente reporte.
Offline

KBugDesigner 
Membro
Mensagens 274 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Ontem tivemos conhecimento destes envios, na última semana recebemos indicação de envio de SPAM por parte da Visual-Fusion e agora Esotérica.

Lamentável que as empresas provedoras que devem respeitar na integra as regras Anti-Spam sejam as primeiras a efectuar este tipo de envio.

Já procedemos a queixas para as entidades competentes.


Cumprimentos,

João Neves