← Domínios

Domínios .pt - Alteração da Entidade Gestora

Lida 3061 vezes

Offline

Spellcraft 
Membro
Mensagens 30 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Viva,

Queria aqui perguntar se alguém me poderia esclarecer sobre a seguinte situação:

Ao ser colocado como nova entidade gestora de alguns domínios .pt já existentes, passados alguns dias recebo a informação que tenho de proceder ao pagamento dos domínios em causa. Ora estes domínios já se encontravam registados e supostamente com os pagamentos realizados.
Infelizmente, ao que parece, algumas entidades registadoras realizam os pagamentos dos domínios dos seus clientes não quando estes os registam mas sim periodicamente. Assim eu, ao ser colocado como entidade gestora de um domínio que ainda não foi facturado, recebo a informação que devo proceder ao pagamento do mesmo.

Esta é uma situação um pouco caricata, principalmente quando chega a parte de se ter de explicar a um cliente que o domínio do mesmo ainda não foi facturado, embora este já tenha realizado o pagamento do domínio, por vezes há alguns meses.

Já contactei a DNS.pt relativamente a este assunto, que segundo a minha opinião não deveria ocorrer, ao qual me respondem que o cliente deverá pedir a indemnização do pagamento do domínio onde originalmente o registou e realizar o pagamento do mesmo comigo.

Para resolver esta situação, opto antes por pedir aos proprietários dos domínios, para voltarem a colocar a empresa onde originalmente registaram os domínios como entidade gestora, aguardem que seja feita a facturação e depois voltem a colocar-me a mim como entidade gestora. Não é propriamente prático mas penso ser o mais indicado para a situação em causa.

O que pergunto é se há alguma forma de evitar estas situações? Por exemplo, saber se um domínio já foi facturado antes de dar o meu Nic Handle para o proprietário me colocar como entidade gestora.

Agradeço desde já os vossos esclarecimentos.

Cumprimentos.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O preço do dominio .PT está indexado à entidade gestora. Ao retirar uma entidade gestora e colocar outra o preço muda.

Além disso, os dominios .PT so ficam em periodo de renovação (só podem ser renovados) sensivelmente 30 dias antes de expirar.

Não vejo nada de errado nisso até porque não tens custos de transferencia do dominio pelo que "ganhas" um dominio e ainda querias que estivesse renovado!

Saudações
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O problema é que um dominio não é pago aquando do registo pelo menos foi o que ele deu a intender. Por acaso nunca me aconteceu problemas desses nem com dominios da anem nem com da dominios.pt
Offline

Spellcraft 
Membro
Mensagens 30 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

O preço do dominio .PT está indexado à entidade gestora. Ao retirar uma entidade gestora e colocar outra o preço muda.

Além disso, os dominios .PT so ficam em periodo de renovação (só podem ser renovados) sensivelmente 30 dias antes de expirar.

Não vejo nada de errado nisso até porque não tens custos de transferencia do dominio pelo que "ganhas" um dominio e ainda querias que estivesse renovado!

Saudações

Pois, mas o problema é que não se tratam de renovações. Estou mesmo a falar do pagamento associado à criação do domínio.
Isto acontece com domínios que acabaram de ser registados há semanas.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Já agora que empresas fazem isso?
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Fala com a empresa e com a dns.pt para arranjarem a melhor solução.
dns.pt é incompetência total, infelizmente estamos condenados a tal, fazem tudo mal, e isso viu-se na tentativa atabalhoada da liberalização dos domínios... Não digo que são incompetentes só por isso, mas sim pelos problemas que já tive, que até me deixa triste alugar domínios .PT :( Se confias na empresa onde alugaste os domínios, começa por falar com eles.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Os registratres oficiais da FCCN apenas pagam 3 vezes por ano em datas fixas os dominios registados e não quando o dominio é registado.

Assim, se o dominio mudar de entidade gestora, para um registrar não oficial, o mesmo tem de ser saldado na altura da troca de registrar.

De outra forma era um abuso. Registava-se o dominio através de uma entidade oficial, e depois muda-se o mesmo no dia a seguir.

Quanto a funcionar mal, a FCCN realmente pode melhorar o serviços sem dúvida, mas não funcionam assim tão mal e dão garantias de que o dominio é realmente do titular, evitando assim os problemas tão comuns de dominio pagos por uns e registados em nome de outros.

Penso que acima de tudo existe muita falta de informação sobre como funciona a FCCN, não querendo com isto ilibar a FCCN dos erros que comete e nos procedimentos algo arcaicos que muitas vezes apresenta.

Mas, nem tudo é mau. A FCCN irá implementar o protocolo EPP no seu registry em breve, para além do DNSSEC já em Janeiro.

Saudações