← Negócios Online

Questões Prestação serviços + Contabilidade

Lida 6085 vezes

Offline

bsilva 
Membro
Mensagens 0 Gostos 0
Troféus totais: 4
Trófeus: (Ver todos)
Level 1 Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Boas,

Sou estudante e também web developer em part-time e começo agora a ter ganhos bastante substanciais.

Tenho algumas dúvidas em qual será a melhor opção no que toca a "legalizar" todo o meu serviço.

Cobro um X valor hora, todos os meus clientes estão fora de Portugal, a maior parte nos estados unidos e 1 na europa (UK).

Passo o valor em que estou isento de iva (10k), mas é-me impossível cobrar o IVA aos clientes, portanto a ter que ser pago (é preciso para clientes fora da europa?) teria que ser suportado por mim.

Em relação a estabelecer uma sociedade unipessoal ou empresário em nome individual, qual me trás mais vantagens? Sei que depende de vários fatores, mas estariamos a falar de quanta % dos ganhos totais em descontos grosso modo?

E por último, alguém tem um contacto de um bom contabilista na zona do Porto e arredores com experiência neste tipo de coisas?

Agradeço desde já!
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

E porque não recibos verdes?
Offline

Lucas Web 
Membro
Mensagens 54 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Não precisas de contabilista. Abre actividade a recibos verdes, cujas faturas/recibos podes passar quer a clientes nacionais quer internacionais, é o que uso para declarar os meus ganhos como tradutor e produtor de conteúdo. No primeiro ano, estás isento de pagamentos à segurança social e só pagas IVA se preveres rendimentos superiores a 10mil.
Offline

jleao 
Membro
Mensagens 305 Gostos 29
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Penso que para efectuares prestação de serviços para fora de portugal, tens que estar obrigatoriamente no regime do IVA.
Quanto a criares uma sociedade unipessoal, tens que ter atenção aos custos e ver se realmente compensa criares uma sociedade. aqui fica uma lista de despesas que podes contar a partida
Constituição da sociedade e respectivo registo
Encargos c/ segurança social (em função de ordenado recebido)
Seguro AT
Técnico Oficial de Contas(obrigatório)
Offline

bsilva 
Membro
Mensagens 0 Gostos 0
Troféus totais: 4
Trófeus: (Ver todos)
Level 1 Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Tenho já um projeto em carteira que me iria garantir mais de 10k anualmente, mas penso que ao abrigo do artigo 6 do CIVA não tenho que pagar o IVA mesmo para mais de 10k, certo? Relembro que tenho 1 cliente no UK e o resto nem na Europa está.

Se me constituir como ENI, ficam 70% dos meus rendimentos sujeitos a IRS. Desses 70%, quanto tenho que pagar de IRS?
Constituir empresa não será para já opção visto não ter mais do que 30% de despesas no negócio, talvez no futuro.

Por fim, quanto teria que pagar de segurança social para um rendimento de menos de 3000€ mensais, isto depois do 1º ano?
Offline

Octávio Alves 
Membro
Mensagens 963 Gostos 36
Feedback +25

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Tenho já um projeto em carteira que me iria garantir mais de 10k anualmente, mas penso que ao abrigo do artigo 6 do CIVA não tenho que pagar o IVA mesmo para mais de 10k, certo? Relembro que tenho 1 cliente no UK e o resto nem na Europa está.

Se me constituir como ENI, ficam 70% dos meus rendimentos sujeitos a IRS. Desses 70%, quanto tenho que pagar de IRS?
Constituir empresa não será para já opção visto não ter mais do que 30% de despesas no negócio, talvez no futuro.

Por fim, quanto teria que pagar de segurança social para um rendimento de menos de 3000€ mensais, isto depois do 1º ano?

Podes confirmar o teu escalão de segurança social aqui: http://www.economias.pt/escaloes-de-rendimentos-trabalhadores-independentes-para-a-seguranca-social/
Offline

jleao 
Membro
Mensagens 305 Gostos 29
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Se me constituir como ENI, ficam 70% dos meus rendimentos sujeitos a IRS. Desses 70%, quanto tenho que pagar de IRS?

Para saberes instala o simulador de IRS  do portal das finanças e podes ter uma ideia muito aproximada