← Conversa Geral

A pirataria informática - Sic

Lida 18104 vezes

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Senhor cjseven saiba que ao comprar qualquer CD ou DVD virgem/novo está a pagar uma taxa para os direitos de autor independentemente de gravar nesses CD/DVD's material protegido por direitos de autor.

O que eu sugeri é que o mesmo método fosse aplicado à internet. O que acabaria com a Pirataria na internet. Não fora da mesma. Quem combate a pirataria poderia focar-se no que realmente dá prejuízo que é a venda a empresas de software pirata bem como a venda nas feiras de milhares de filmes e músicas. Para não falar que esta taxa também seria uma grande ajuda para todas a produtoras. Provavelmente salvaria muitas da falência...

Muito mais fácil e eficaz do que andar aí a fechar sites que na prática não resolve absolutamente NADA. Pirate Bay é o maior exemplo disso mesmo. Quantos milhões já foram gastos a tentar fechar aquele site? Nem vale apena falar. Em vez de sermos lógicos e práticos preferem andar a brincar aos caçadores de piratas. Quando este "mal" pode ser resolvido de uma forma muito mais prática como uma simples aplicação de uma taxa que visa pagar os direitos de autor dos conteúdos transferidos pela internet.

Pelos vistos subi de posto ou é somente cinismo?! O Senhor, para quem acredita, está no céu.

Se reparaste eu disse que não sabia como resolver o "problema". Se a questão nos direitos de autor dos cds virgens é assim, tb não concordo inteiramente mas até compreendo a sua aplicabilidade..

Agora comparar a Internet com CDs é, na minha opinião, absurdo. A Internet não é um suporte de dados, ninguém consegue ir ao banco num CD, ninguém faz sites num CD, ninguém escreve em forums num CD, etc, etc, etc.

Por outro lado, aplicar uma taxa iria apenas legitimar o aparecimeto de mais sites que usam a propriedade dos outros, sem licença, para benefício próprio. A mim não me parece justo - é a minha opinião.

Concluindo, e voltando ao "senhor", se disse anteriormente alguma coisa ou dei a entender que te estava a criticar, não era essa a minha intenção. Apenas coloquei a minha opinião, e sempre que o faço, tento fazê-lo assertivamente.

Cumps,
Antonio

Offline

BTREV 
Membro
Mensagens 338 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Será que a comparação da internet com CD/DVD's é assim tão absurda?

Na internet pode-se alojar bem como transferir conteúdos protegidos por direitos de autor. Exactamente como nos CD/DVD's.

Se eu gravar um filme para um CD e for a sua casa e passa-lo para o seu computador é exactamente igual a você sacar o filme da internet.

A internet não é um meio físico de armazenamento de dados como os CD/DVD's. Totalmente correcto, mas é um meio "virtual" que funciona na prática quase da mesma maneira.

A questão aqui é será justo todos pagarem esta taxa se nem todos transferem conteúdos protegidos pelos os direitos de autor? Quem coloca essa questão, deve-o fazer também em relação aos CD/DVD's onde a taxa já existe há muitos anos e provavelmente nem todos têm conhecimento disso.

Que pensam vocês destas taxas?
Será mais uma fonte de rendimento para o estado e editoras ou a simples solução para a pirataria?

Taxa em vigor:

Analógicos:
Cassetes áudio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,14
Cassetes vídeo (VHS) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,26
Digitais:
CD:
CD R áudio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,13
CD R data . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,05
CD 8 cm . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,27
Minidisc . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,19
CD RW áudio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,19
CD RW data . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,14
DVD:
DVDR . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,14
DVDRW . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,30
DVDRAM . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1,00
HD DVD-R SL -----------------------------------0.14
BD-R SL ---------------------------------------0,14
BD-RE SL --------------------------------------0.30

Exemplo: DVD-RW 2x (caixa 10x) Preço inclui 3.00 EUR de taxa de direitos de autor. Preço € 12.10
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

A pirataria não tem solução. Só tem solução se todos comprarem os produtos.

Não é uma taxa que paga softwares de 100, 200, 300 ou mais euros, por isso não é solução e mesmo que fosse não deixaria de ser ilegal. Outra questão seria como é que esse dinheiro seria distribuído se não há controle naquilo que as pessoas transferem da internet.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

A pirataria não tem solução. Só tem solução se todos comprarem os produtos.


Este tipo de mentalidade é que não vai dar a lado nenhum, sem solução ou impossível.


Bem que podíamos fazer aqui um brainstorming de ideias para resolver o problema, quem sabe não inventamos uma forma de deixa de existir pirataria ou reduzi-la no mínimo (acho que há quem goste de ser pirata por isso extinguir não é fácil). :grin:


Eu sugiro uma maior liberalização e redução nos preços de filmes, músicas e jogos. E como ninguém que ganhe 10 quer passar a ganhar 5milhoes com as vendas, há a hipótese de boicotar as salas de cinema no Mundo o que não me parece muito concretizável ou tirar crédito aos artistas.

Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Este tipo de mentalidade é que não vai dar a lado nenhum, sem solução ou impossível. Pelo menos não é conversa de engenheiro de certeza.


Bem que podíamos fazer aqui um brainstorming de ideias para resolver o problema, quem sabe não inventamos uma forma de deixa de existir pirataria ou reduzi-la no mínimo (acho que há quem goste de ser pirata por isso extinguir não é fácil). :grin:


Eu sugiro uma maior liberalização e redução nos preços de filmes, músicas e jogos. E como ninguém que ganhe 10 quer passar a ganhar 5milhoes com as vendas, há a hipótese de boicotar as salas de cinema no Mundo o que não me parece muito concretizável ou tirar crédito aos artistas.
Se eles reduzem os preços dos filmes não conseguem continuar a funcionar... Principalmente se forem daqueles filmes que não ganham repercurssão em termos de nome, que é o que acontece com grande parte dos filmes portugueses.
E agora não me venham com a história do "Mas eles ganham muito", tudo bem, mas têm uma estrutura de que envolve gastos proporcionais, ou também acham que as pessoas que ganham mais gastam o mesmo (nos custos fixos) que os que ganham metade ou um terço?

A pirataria, e agora focando-me apenas na musical, tem uma resolução que já está a ser implementada: os CD's não vendem, então disponibilizem-nos gratuitamente (noutros formatos, como, por exemplo, online). Depois ganham nos concertos ;) É ai que entram os criativos...

Um exemplo real: os Homens da Luta estão a vender por cerca de 15€ um MP3 (que é uma guitarra e um megafone, ou seja, é algo exclusivo) com 2GB de espaço e com o álbum deles lá dentro, podendo ainda adicionar outras músicas que queiras...
Assim vendem a sua música porque tem algo atractivo e útil, apesar de não ganharem tanto, têm de ganhar na mesma...
Offline

ljfuzeira 
Membro
Mensagens 97 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Offline

Paulo Gil 
Membro
Mensagens 233 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Ainda queria ver como eles depois iriam saber as quantidades ("níveis de pirataria")  que passava por cada ISP    :lol:




Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Vamos voltar ao tempo dos 56kbs não tarda..
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Estas medidas,

qualquer dia está é tudo bloqueado...
Offline

caytan0 
Membro
Mensagens 8 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Eighth year Anniversary

E quem não faz downloads de música ou de qualquer material com direitos de autor. Também pagaria a taxa?

Eu sinceramente não sei qual a melhor forma de se manter o tal "equilibrio" nesta situação, mas não me parece que vá lá com taxas "para todos".

Qualquer dia até para ir à casa de banho se paga taxa... Ah, pois! Afinal já pagamos isso - vem na factura da água! :)

Por mim podem ir eliminando os sites que se dedicam à pirataria, principalmente os que têm a lata de vender os produtos roubados. No fundo estão a ganhar dinheiro com algo que não é deles e sem autorização para o fazer.

Por outro lado quem é músico ou desenvolve algum produto digital tem de se ir adaptando:
- tentar bloquear as possibilidades de pirataria;
- adicionar valor ao produto (i.e. suporte no software, bilhetes para concertos na compra de um cd, caixas de cds personalizadas, etc);
- focar nas Oportunidades da Internet e minimizar as Ameaças.

Quem preferir culpar o mundo e a Internet, e refugiar-se na falta de sorte e na culpa dos outros, hmmmmmmm... Que se faça à vida!

Acho que essa taxa só seria dificil de ser implementada e de entrar em vigor perante os autores, pois a ideia nem é assim muito disparatada.

Vou comparar com os automóveis. Quem tem carro é obrigado a pagar imposto de estrada mesmo que o tenho o ano inteiro fechado na garagem. Quem tem carro paga seguro mesmo que não vá ter um acidente. Porque simplesmente paga.

São maneiras que o estado arranja para ganhar algum dinheiro e poder continuar a criar estradas.

Isso funciona muito bem na teoria, mas depois qual o artista ou realizador ou autor recebia mais?
Muito sinceramente, acho uma solução para a pirataria muito pouco viável BTREV.

Cumps.
Offline

BTREV 
Membro
Mensagens 338 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Acho que essa taxa só seria dificil de ser implementada e de entrar em vigor perante os autores, pois a ideia nem é assim muito disparatada.

Vou comparar com os automóveis. Quem tem carro é obrigado a pagar imposto de estrada mesmo que o tenho o ano inteiro fechado na garagem. Quem tem carro paga seguro mesmo que não vá ter um acidente. Porque simplesmente paga.

São maneiras que o estado arranja para ganhar algum dinheiro e poder continuar a criar estradas.

Isso funciona muito bem na teoria, mas depois qual o artista ou realizador ou autor recebia mais?
Muito sinceramente, acho uma solução para a pirataria muito pouco viável BTREV.

Cumps.

Os artistas têm o dinheiro deles tendo sucesso. Os concertos é que fazem dinheiro. VideoClips e Cd's apenas promovem o "produto". Tu ouves uma música sacada da internet e gostas. Se tiveres oportunidade não a ias ouvir ao vivo? Claro que ias. E é aí que eles ganham.

Simplesmente esta taxa apenas contemplava o prejuízo das editoras com a suposta pirataria. Pois como o próprio nome indica são as editoras que editam e lançam o disco para o mercado. O Artista normalmente só recebe X % da percentagem da venda dos CD's. Com esta taxa em vigor a percentagem até poderia ser maior. Visto vir combater a crise, supostamente, causada pela pirataria.

Pegando no exemplo que tu destes. É obrigatório pagares imposto de selo / estrada e seguro e etc. Mesmo que tenhas o carro o ano todo fechado na garagem. Mas é necessário. Talvez não seja o mais correcto, mas era seguramente uma solução. Simples e prática!

Até porque se pensarmos nas taxas em vigor que estão mal ou não eticamente 100 % correctas.. Acho que o número de caracteres permitidos nesta mensagem não chegava...