← Desenvolvimento

Inovar em Portugal - Recrutamento

Lida 7481 vezes

Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Eu juntamente com um colega tivemos uma ideia que nos parece ter bastante potencial, penso que é uma coisa completamente nova e um pouco ousada, mas se arranjar pessoal interessado avanço com isto.

Leiam a descrição (ainda vai evoluir muito isto é só a ideia inicial) e deixem o vosso comentário (mau ou bom tudo é bem vindo).

Primeiro que tudo a esta ideia é mais virada para pessoal jovem, universitários, mas não é exclusivo se forem bons são todos bem vindos.
Hoje em dia existem centenas de cursos e o que acontece é que muita vezes as pessoas acabam os cursos e não tem qualquer experiência profissional, não tem nada para mostrar aos empregadores e isso dá desemprego. Outras acabam os estudos e têm uma ideia genial mas como não tem uma equipa por trás não conseguem por essa ideia em prática. O que eu quero criar é uma plataforma que vai ajudar tentar ajudar nestes aspectos.

O que quero fazer:
Inicialmente vai ser criado um portal de notícias, mas um portal que fala de tudo quer de tecnologia até moda. Depois a ideia passa por evoluir e ir desenvolvendo novas funcionalidades para ajudar em diversas áreas.

Recrutamento inicial:
Uma vez que pretendemos começar com um portal de notícias, vamos ter que recrutar estudantes de jornalismo, pessoal de informática com jeito para a escrita, pessoal daqueles cursos de direito e politicas, pessoal do ambiente, designers, etc. Vamos criar uma equipa enorme equipa multifacetada que irá dar uma mãozinha no projecto. Este projecto inicialmente é como se fosse um jornal ou uma revista generalista. Falamos de tudo, somos ousados, somos jovens e irreverentes...

Que mais valias tem o projecto para quem colabora:
Primeiro e o mais obvio é para o pessoal da comunicação/jornalismo, estes vão estar a criar uma personalidade na internet, vão criar trabalho para mostrar em futuros empregos. Nas outras áreas vai ser também uma mais valia pois vai mostrar a um futuro empregador que essa pessoa é trabalhadora e competente.

E o futuro:
Arranjar financiadores e patrocinadores e criar mesmo uma empresa que irá funcionar nos mesmo moldes mas com a vantagem de puderes cá ficar a trabalhar.
Se o projecto começar a andar, então podemos também alargar os horizontes e criar equipas de marketing e tentar começar a prestar serviços a outras empresas, equipas de gestão, planeamentos ambientais.
Vamos criar uma plataforma para tentar arranjar colaboradores para eventuais projectos. Por exemplo sou Eng. de Electronica e tenho uma ideia revolucionária mas preciso de ajuda nós tentamos reunir uma equipa multifacetada que se junte a esse projecto.
Tenho muito mais ideias mas isto já está a ficar maçudo...

O que acham da ideia? Alguém está interessado? Neste momento ainda só quero reunir uma equipa para discutir, para avaliar o projecto. Depois sim avançamos se tudo correr bem avançamos.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

É muito bom a ideia de um portal e tal, mas tens noção do trabalho e investimento que isso implica? Tens grandes empresas com portais enormes e que pagam a equipas enormes para lá trabalhar também.

1º Custos de publicidade. (Um grande portal não tem 1000 visitas diárias)
2º Tendo em conta que é um portal e que vão investir muito em publicidade, precisam de servidores dedicados.
3º Uma boa equipa não trabalha de borla, e no inicio não há resultados. Por isso alguém tem de meter o dinheiro à frente.
Etc.

E outra coisa...
Com poucas palavras, o que tem de inovador? Existem portais enormes que tem isso e mais ainda.

Sapo.pt
Clix.pt
Aeiou.pt
Etc.

Revê melhor o teu conceito de inovador, boa sorte.
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Desculpa lá, mas qual é a parte "completamente nova e ousada" do que acabaste de descrever?...
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

E esqueci-me de referir outra coisa, visto que o publico era mais reduzido (a jovens estudantes), também já existe.
forum.pt
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Primeiro não conhecia o forum.pt mas tem piada que eu à uns anos criei o Portal Universitário que estava a ser um sucesso até eu ir de erasmus, como fui mesmo no inicio do ano e o site ainda só tinha 6 meses de vida ele começou a morrer. Mas o forum.pt é um pouco a ideia que eu tinha inicialmente para esse projecto.

Quanto a este projecto não é isso, o meu público alvo não são jovens estudantes, o público alvo é toda a gente desde o mais novo ao mais velho. Tenho preferência sim é por jovens estudantes para colaborar no projecto, isto pode ser a rampa de lançamento para muitos.

Eu não quero ser o Sapo nem a Clix, quero criar uma entidade, ser mais jovem, quero inicialmente uma equipa de futuros jornalistas, futuros engenheiros, futuros gestores.
Todos juntos a dar uma maozinha para ajudar este projecto e com isso a criarem experiências profissionais, que serão uma mais valia para eles no futuro.

Quanto ao investimento, claro se tivermos 15/20mil pessoas por dia claro que vamos precisar de servidores dedicados, mas também vamos ter dinheiro para isso.

Quando digo que quero inovar quero criar um espaço onde os jovens podem começar a desenvolver competências, onde podem ter uma ideia de como poderá ser a vida profissional.

Se este projecto andar vamos tentar ir ter com as empresas vender serviços, com isso vamos não só financiar os nossos custos como vamos pagar aos nossos colaboradores, vai ser também uma ajuda para quem ande a precisar de um pouco mais de dinheiro para sair a noite  :-P

Se conseguir arranjar uma equipa multifacetada existe muita coisas que podemos fazer, por exemplo temos alguém que anda a estudar para fotografo, então podemos tentar arranjar algumas raparigas que querem ser modelos e fazer uma sessão fotográfica, agarramos num jornalista e faz uma pequena entrevista, e assim temos a nossa própria "FHM". Isto é só um exemplo básico de como 3 pessoas se podem ajudar mutuamente e saírem todos a ganhar.

Continuem a fazer perguntas e a dizer coisas que não estão bem. Como eu disse a ideia está pouco trabalhada ainda, todas as críticas são boas para tentar evoluir o conceito.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

E outra coisa...
Com poucas palavras, o que tem de inovador? Existem portais enormes que tem isso e mais ainda.
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3


Claro que há portais que têm noticias sobre tudo, mas aqui a parte do portal é só o inicio, e no campo das notícias vamos fazer concorrência na medida do possível. Vamos tentar arranjar jovens jornalistas que queriam mostrar trabalho, queiram mostras competências. Quem sabe até podemos vir a vender notícias para os grandes jornais nacionais.

Vamos criar equipas de estudantes de informática e webdesigne e começar a fazer uns projectos interessantes. Equipas de marketing e fazer uns anúncios engraçados, arranjar empresas modernas que estejam disponíveis para ajudar.

Mas claro tudo tem que ser feito com calma e moderação. Muitas universidades já tem grupos de alunos, por exemplo de gestão que fazem uns trabalhos para fora, que tentam ter uma ideia de como é trabalhar profissionalmente. Nos vamos tentar fazer isto a nível nacional.

Nós vamos tentar esticar a corda... Ser inovadores
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pois, mas até ao momento não apresentaste uma única idea inovadora. Arranjar jovens jornalistas (de borla) com talento é dificil quando não apresentas algo realmente inovador e com potencial. Ou estás disposto a investir e pagar a esses jornalistas ou então vai ser mais complicado.
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Nós vamos tentar esticar a corda... Ser inovadores

Esticar a corda estamos a ver... inovar é que não.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Queres portanto fazer um site...
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Pois, mas até ao momento não apresentaste uma única idea inovadora. Arranjar jovens jornalistas (de borla) com talento é dificil quando não apresentas algo realmente inovador e com potencial. Ou estás disposto a investir e pagar a esses jornalistas ou então vai ser mais complicado.

Isso é verdade arranjar jovens jornalista pode ser complicado mas é uma questão de falar nas universidades e assim. O trabalhar de borla é relativo se o o projecto der dinheiro é para pagar aos colaboradores. E não é trabalhar de borla é melhorar competências, quantos não fazem parte de jornais universitários, não seria melhor fazer parte de um projecto maior com maior visibilidade?

Sinceramente não percebo o porquê de acharem que isto não tem inovação? Conhecem algum sitio onde é possível criar grupos de trabalho facilmente? Tipo tens uma ideia para fazer um jogo para iphone mas não percebes nada de design, onde arranjas um designer facilmente? Muito possivelmente não vais ter dinheiro para pagar por isso precisas de alguém que esteja disponível para fazer uma parceria. Este projecto tem como objectivo ajudar nesse capitulo. 

Eu já sabia que ia falar de um portal com notícias e que iam cair-me todos em cima a dizer que isso já existe, mas este projecto é para ser muito mais que um portal de notícias (isso é só o trabalho mais simples).

No fundo o objectivo é criar um local onde podemos reunir pessoal das mais variadas áreas e desenvolver projectos, entram em contacto com o mercado, tentar vender serviços. Arriscar... Ser Empreendedor...

Agora podem continuar a dizer que não existe inovação nenhuma mas comecem a justificar, se calhar o que eu quero fazer até já existe é para isso que estamos aqui a discutir.
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu tambem não entendo a inovação, mas faz e depois apresenta aqui para vermos que resultado deu. Assim é só teoria.  ;)
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Queres portanto fazer um site...

Tudo começa por aí mas apenas porque é o mais simples. Para os jovens jornalistas podemos começar com um site de noticias, um site amplo que envolva as mais determinadas áreas. Tentar começar a fazer verdadeiras reportagens, se forem mesmo tentar vender a jornais.

No fundo estamos a criar uma estrutura tipo uma empresa em que vai existir pessoas de todas as áreas, cada um ajuda no que sabe fazer, se alguém sabe fazer programas e eu sou bom em sites se calhar faço o site para a aplicação, o gajo de marketing tenta faz a publicidade, o gajo de jornalismo cobre a história, e o de gestão tenta meter a ideia no mercado. Se tudo correr bem podemos estar a abrir uma empresa.

Toda a ideia é muito ambiciosa, mas cada vez mais precisamos de arriscar, de tentar coisas novas... É pena que muita gente em Portugal ainda tem medo de dar um passo em frente de arriscar e falhar. Só se aprende com os erros mas sem tentarmos não vamos nunca fazer nada.

Mandem ideias e tentem entender a ideia, não se limitem a dizer que não tem originalidade, digam o que está mal mas digam se dá para melhorar...
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Eu tambem não entendo a inovação, mas faz e depois apresenta aqui para vermos que resultado deu. Assim é só teoria.  ;)

Eu vim aqui para partilhar a ideia para recolher opiniões, não disse que ia avançar com isto assim à campeão.
Este é um projecto que só funciona se tiver muita gente a colaborar, gente de várias áreas, aqui estou a falar quase só com programadores é um mundo demasiado pequeno para o que quero.
Mas o objectivo é recolher opiniões, se vir que isto não dá em nada siga, até porque tenho outro projectos onde ando a trabalhar a sério.
Offline

oscarino 
Membro
Mensagens 618 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Podes ir directo ao assunto "preciso de alguém que me faça um site assim e assim."