← Arquivo

Processos de Marketing de Artigos para gerar backlinks

Lida 2770 vezes

Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Olá a todos. Para começar com a minha participção aqui no blog do mais tráfego irei partilhar com todos uns métodos fáceis (e já bem conhecidos por muitos) de obter backlinks para um vosso website. O processo é relativamente simples e apenas precisa de algum tempo para que consigam criar um bom artigo e submetê-lo a um directório. Vou começar pelas introduções teóricas a este tema, desenvolvendo depois um pouco cada técnica.

Introdução - o que é Marketing de Artigos

Marketing de Artigos, na minha perspectiva de MMO, não passa pela construção de artigos e sua posterior venda. Esse processo tem algumas desvantagens: criam um artigo e obtêm uma comissão pelo trabalho. Essa comissão é fixa. Porque não fazem multiplicar essa comissão?
Criem artigos e, em vez de os venderem, coloquem-nos em directórios gratuitos. Mas o que ganham com isso? Geralmente os directórios de artigos são sites com grande Pagerank e os seus links são dofollow. Ou seja, ao criarem um artigo e ao colocarem o vosso link na fonte ou na vossa biografia (aspectos a abordar mais tarde) irão ganhar um backlink de alguma qualidade. Parece fácil? Acreditem que é.

Os conteúdos dos artigos

Para um backlink para o vosso website ter mais relevância o conteúdo deve ser relevante. Ou seja, ao terem um blog sobre "jardins de inverno" não vão escrever sobre "canecas de porcelana". Falem antes de plantas que possam ser adaptadas aos jardins de inverno.
O conteúdo deve ser relevante, mas deve contar também com:
  • Keywords principais a serem trabalhadas;
  • Número de palavras superior a 250, com conteúdo interessante (não se ponham a escrever palha).
No entanto, para um artigo num directório não ultrapassar o vosso website (é raro), têm de ter cuidado com a quantidade de artigos que colocam nos directórios. O conteúdo mais relevante e interessante deve estar sempre no vosso blog e não no directório. Vocês querem ganhar, não fazer ganhar os outros.

Quais os principais directórios de artigos?

Existem dezenas (talvez centenas ou milhares) de directórios de artigos com alto pagerank que tornam possível a submissão gratuita de artigos com links. Maior parte dos webmasters prefere variar entre os diversos existentes, mas eu prefiro utilizar apenas um: utilizo regularmente o GoArticles. As suas vantagens prendem-se essencialmente em:
  • Aceitarem links dofollow;
  • Aceitarem conteúdo em português.
A sua principal desvantagem reside no facto de diversas redes sociais não aceitarem conteúdo deste website, tornando impossível a sua submissão a estas.

Não fique contente com a minha escolha: o Google é nosso amigo! Uma pesquisa por "directórios de artigos" ou "article directory" pode ser uma boa forma de ganhar backlinks de diversas fontes com alto Pagerank (que não é tudo, atenção).

Já escrevi um artigo, e agora?

Parabéns! O primeiro passo já foi feito. Se já tem o artigo escrito (com uma linguagem correcta, espero) pode submeter o seu artigo a um directório que o aceite. Geralmente a sua publicação é instantânea e não pende da aprovação dos moderadores.
Mas antes de publicar, é preciso colocar o link algures na página de artigo. Mas onde colocar? Alguns marketers experientes recomendam que os links sejam colocados na "resource box" ou na "bio box". Este espaço serve para gerar nos seus artigos um espaço sobre o autor, indicando dados referentes à sua vida. Olhem para o exemplo da minha resource box:

Citar
Diogo Pinto, jovem webmaster desde 2008, é autor do website keyword1 onde fala de diversos assuntos como keyword2.

Onde está keyword1 e keyword2 devem substituir por keywords que querem ver "trabalhadas" e deixar um link para o vosso website. O código geralmente é em HTML, pelo que deixo em baixo a sua sintaxe:

Citar
<a href="http://www.omeusite.com/keyword1">keyword1</a>

Depois de colocarem na resource box o vosso link podem então publicar o artigo e deixar passar o "suminho"!

Pós-submissão - espalhar o artigo

Se já publicou o seu artigo com o link, quer que a página onde ele se encontra seja encontrada pelos motores de busca para o link ser indexado e a partir daí passar informações para o seu website. Aqui tem algumas breves dicas do que fazer depois de publicar o artigo:

  • Fazer um ping ao artigo em diversos websites;
  • Submeter o artigo a redes sociais - estas são geralmente boas impulsionadoras da indexação de websites nos motores de pesquisa.

A palavra chave para obterem os resultados, é, depois de todo este processo, "paciência". Esperem que o grande G! leve o seu tempo a encontrar e indexar o link nos artigos. Mais tarde o vosso website irá agradecer. Poderá demorar, mas saber esperar é uma virtude!

Dicas úteis para um marketing de artigos com sucesso

O marketing de artigos não serve apenas para gerar backlinks. Serve também para vender produtos, gerar tráfego, etc, etc. Para o ajudar a tirar o máximo partido destes processos de linkbuilding deixo aqui algumas dicas:

  • Não revelem tudo nos artigos - façam o visitante clicar no vosso link. Não influencia o linkbuilding mas gera tráfego, que pode gerar links orgânicos;
  • Não coloquem links nos próprios artigos, mas sim na resource box - o visitante terá mais facilidade em encontrar o link e alguns directórios não vêem a prática de linkar keywords no artigo com bons olhos;
  • Façam ping e submetam os vossos artigos a redes sociais;
  • Tenham paciência - como já disse em cima, saber esperar é uma virtude!

Espero que façam o melhor uso possível destes pequenos para gerar mais backlinks e, consequentemente... mais tráfego!





Artigo para o blog, se te interessar, Nuno ;)
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Para a semana já vão ter acesso ao blog (e essas coisas todas). Sorry...

Estou sou a acabar uma surpresa, que é uma coisa genial... "It will blow your minds!"

É tão genial que não sei como lhe vou chamar, não existe nada assim...   #-o

Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Não há pressa :D

Aproveito para todos os "elites", admins e mods reverem o artigo e fazerem-me  chegar a vossa opinião... Além de me ensinarem mais um pouco, melhoram a aprendizagem do leitor do blog ;)

Fico à espera dessas novidades Nuno :)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Genial genial é o artigo que o Diogo acabou de escrever...  :shock:

Parabens!

PS. Acabei de perder vontade de escrever seja o que seja para não ser envergonhado..
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Genial genial é o artigo que o Diogo acabou de escrever...  :shock:

Parabens!

PS. Acabei de perder vontade de escrever seja o que seja para não ser envergonhado..

Tu não queres é trabalhar :lol: hheheh

Quero fazer uma boa base de dados de artigos que é para depois termos conteúdo para atraírmos leitores... É importante ;)
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Parabéns pelo artigo!

Apesar de ser muito do que intuitivamente todos vamos conhecendo e utilizando por vezes é bom ser escrito, até para quem tem menos experiência e tu conseguiste isso de forma organizada. Não me refiro só a este artigo, mas aos outros que tens feito.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sim é um bom artigo para o blogue que sempre irá servir para ajudar o pessoal que entra nisto a começar bem.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Excelente Digui!

Estou sou a acabar uma surpresa, que é uma coisa genial... "It will blow your minds!"

Great :grin:
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Diogo precisas de ajuda?
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Isto não vale a pena publicar? Eu tinha ideia que já tinha publicado no blog, mas fui pesquisar e não tinha nada lá...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Claro que vale a pena, sem duvidas algumas.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Como é que isto passou? Não tens acesso ao blog Diogo?