← Marketing

O que é Marketing Multinível ?

Lida 6094 vezes

Offline

Mister_Magoo 
Membro
Mensagens 594 Gostos 38
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Quick Poster Signature Level 5 Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Marketing multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede, é um sistema de marketing caracterizado pela formação de uma rede de contatos através da indicação de novos associados, por parte dos antigos.

De acordo com Will Marks[1] “O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes”.

Conceito

O marketing multinível é um sistema derivado das vendas diretas. Este sistema em forma de rede (networking) tem se consolidado num cenário de revolução organizacional. Segundo alguns estudiosos de administração, o marketing de rede é considerado um sistema mais eficaz em determinadas situações de mercado.[2]

Segundo tais autores, a globalização alterou a disposição do cenário econômico nos anos 80. Sendo assim, as empresas começaram a caminhar em direção ao marketing de relacionamento, justificando a necessidade de criar vínculos de fidelização com os clientes.

O sistema de marketing multinível possui vários sinônimos. Entre as denominações que o mercado mais utiliza, estão:

Marketing de Rede (MR)

Marketing Multinível (MMN)

Multi Level Marketing (MLM)

Network Marketing (NM)

História

O médico e químico Dr. Carl Rehnborg foi um cientista notável ao mesmo tempo em que era um homem com visão inovadora sobre negócios. No início de sua carreira como representante de vendas de companhias americanas na China, na década de 20, Carl decidiu dedicar-se ao estudo sobre nutrição. Após concluir que as pessoas não consumiam as quantidades adequadas de vitaminas, ele desenvolveu a técnica de desidratação e concentração de nutrientes em cápsulas.

Sua importância para a fundação do sistema de marketing multinível deu-se quando ele pensou numa forma diferente de distribuição e comercialização dos produtos de sua empresa (Nutrilite Products Inc.).

Ao contrário dos sistemas de comercialização e distribuição vigentes na época, o marketing multinível se diferenciava pelo fato de criar uma rede de vendedores e distribuidores. Ao mesmo tempo em que realizavam as vendas, distribuíam os produtos e divulgavam a marca através do “boca-a-boca”, os vendedores tinham a possibilidade de indicar outros vendedores. Além da redução dos custos com logística, disponibilidade de estabelecimentos físicos (escritórios, depósitos, etc.), campanhas publicitárias em meios de comunicação de massa e outros custos envolvidos na comercialização dos produtos, os negócios que se apoiavam no sistema de marketing multinível diferenciavam-se do mercado por conta de seu contato entre empresa,

distribuidor e consumidor. Essa relação criava entre empresa e consumidor um laço mais estreito e pessoal.

Ondas

A evolução do sistema de marketing multinível divide-se em ondas (períodos). Ou seja, cada onda possui características diferentes no que se refere ao modelo de sistema multinível e suas especificidades. As ondas, historicamente definidas são:

Primeira onda (1941 – 1979)

A primeira onda inicia-se logo após a criação do marketing multinível por Carl, quando o primeiro plano de comissões para diferentes níveis foi implantado em sua empresa naquela época. Durante este mesmo período, algumas pessoas e empresas aproveitaram o desenvolvimento do sistema de marketing em rede e desenvolveram o esquema em pirâmide. Este tipo de esquema possui uma estratégia bem parecida com o marketing multinível. Porém, a diferença essencial é que o multinível é uma ferramenta de negócios com o fim comercializar produtos e/ou serviços, ao contrário do sistema em pirâmide, que recruta pessoas com o intuito de movimentar dinheiro somente.

O fim da primeira onda dá-se quando a Comissão Federal de Comércio[3], em 1979, define o marketing multinível como um negócio legítimo, ao contrário do esquema em pirâmide.

Segunda onda (1980 – 1989)

No início da década de 80, algumas centenas de empresas que utilizavam o sistema de marketing multinível explodiram nos Estados Unidos. Grande parte delas nascia em garagens e fundos de quintais sem nenhuma estrutura básica de organização. A experiência frustrou muitos negociantes e distribuidores que aderiram ao sistema de marketing multinível. Naquela época, os distribuidores acumulavam milhares de funções, além da necessidade de comprar cada vez mais produtos a fim de subir nos planos de carreira das empresas. Esta quantidade de fatores negativos resultavam em estoques parados, desgaste físico e emocional dos distribuidores e, no final das contas, muito pouca ou nenhuma margem de lucro.

Terceira onda (1990 – 1999)

A terceira onda é caracterizada pela presença de novas tecnologias e mão-de-obra especializada na administração destes tipos de negócios. Neste cenário, executivos profissionais trabalhavam para reverter a imagem do marketing de rede e torná-lo menos árduo para os distribuidores. As companhias apostavam em sistemas informatizados, novas tecnologias de comunicação e técnicas sofisticadas de administração a fim de tornar o marketing multinível mais eficaz. Outro fator de destaque é que as condições dos planos de compensação ficaram mais plausíveis. Ou seja, os distribuidores deixaram de ser pressionados a investir mais tempo e dinheiro do que dispunham para tocar o negócio.

Quarta onda (anos 2000)

Essa onda levou alguns especialistas a acreditar que o marketing de rede está propenso a crescer ainda mais no século XXI. Prova disso é que grandes empresas multinacionais têm investido em empresas de marketing multinível ou em programas próprios de marketing de rede em suas empresas. Este impacto é resultado da imagem que o marketing multinível tem construído através das empresas que trabalham com o sistema e o aplicam com seriedade.

Quinta onda (previsão)

Apesar de não estabelecida, a quinta onda é uma previsão de especialistas do ramo. Segundo eles, a internet representa o caminho mais eficiente para a criação de um bom “network”. Afinal, conceitualmente, a internet nada mais é do que uma rede mundial. Além da ampliação da rede de contatos dos distribuidores, a internet seria responsável por agregar inovações no processo de comunicação e relacionamento entre empresas, distribuidores e consumidores.

Fonte: wikipedia.org

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Cuidado com o Marketing Multinível, na maior parte das vezes não passam de esquemas piramidais mascarados de negócios espectaculares. É um negócio recheado de pseudo-profissionais que tem proliferado graças à ingenuidade de muitos. Fica o aviso.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Estes esquemas todos de Marketing cheira-me tudo a SPAM, eu pelo menos tudo o que seja publicitar sites na net chamo Spam, independentemente da forma como é feito.

É para lembrar-me que posso estar a cometer ilegalidades e estar prevenido.
Offline

frodo_sda 
Membro
Mensagens 70 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Marketing Multínivel (fonte: eu mesmo)

Esquema em Pirâmide em que podes ganhar muito dinheiro se estiveres no topo da pirâmide e perder bastante dinheiro se estiveres no fundo, sobretudo quando a "bolha" rebentar.
Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Ha negócios  de grande sucesso em que toda a gente ganha, desde que trabalhe e em que não seja necessário pagar para entrar ou consumir x por mês.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Marketing Multi-nivel não tem nada a ver com piramide, embora um esquema em piramide se enquadre num multi-nivel.

Maketing multi-nivel quer dizer que existem varios tipos de comissoes a serem destribuidos por varios niveis.

Exemplo, vamos imaginar que tenho uma loja, quero/posso pagar no maximo 15% do valor do produto e pago ao meus vendedores principais 10% das vendas, depois pago 5% sobre os ganhos de todos os vendendores arranjarem.

Ou seja
-Vendedor principal ganha 10%
|__ Sub vendedor ganha ganha 10% tambem e dá 5% ao vendedor de cima a ganhar

e assim sucessivamente

Neste caso apenas tou a usar dois niveis, mas isto pode-se expandir ate um número considerável.

Isto é multi-nivel
Offline

frodo_sda 
Membro
Mensagens 70 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Descobri um video criado por um expert na área que realmente acredita no sistema.

http://www.mmnexpert.com/marketing-multinivel-um-conceito-de-negocio-que-funciona/

Vejam-no por vossa e conta e risco, o gajo consegue ser bastante convincente.

Mas apesar disso continuo a achar que é um esquema em pirâmide - embora haja alguns +- legítimos, como a HerbaLife por exemplo.
Offline

Mister_Magoo 
Membro
Mensagens 594 Gostos 38
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Quick Poster Signature Level 5 Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Para quem naõ entendeu MMN é vendas e recrutamento. Onde isso tem haver com pirâmide ? Pirâmide não tem produtos para vender somente entra dinheiro. Veja Avon e Natura vendas e recrutamentos. Também é pirâmide ? Avon ja trabalha com MMN no Japão e USA. Vendas diretas e mmn ja é um sucesso e cresce a cada dia até mesmo grandes bancos ja tem mmn.

frodo_sda
Marketing Multínivel (fonte: eu mesmo)

Esquema em Pirâmide em que podes ganhar muito dinheiro se estiveres no topo da pirâmide e perder bastante dinheiro se estiveres no fundo, sobretudo quando a "bolha" rebentar.

Peço desculpas por idzer isso pelo visto você entrou em alguma furada e julga como se todos fossem iguais.

Somente para lembrar o mmn foi criado em 1941 por um mêdico americano é um sistema totalmente legalizado nos USA.
O sistema ponzi criado em 1970 hoje em dia conhecido como pirâmide é furada é uma fraude deve ser denunciado e infelizmente algumas empresas e pessoas fazem do mmn uma ferramenta nessas empresas de pirâmides e queima todo o trabalho das outras empresas sérias.

Se quiser da uma lida http://harmonianatureza.com.br/ ainda estou atualizando aos poucos o site.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Foi por isso que eu escrevi "esquemas piramidais mascarados" porque são suficientemente diferentes para serem legais, o que não implica que seja um sistema mais velho que a minha avó e que tem proliferado - como já disse - devido a pessoas que procuram ganhar grandes quantidades de dinheiro com relativa facilidade. HerbaLife's, 4life's e a lista continua, é tudo areia do mesmo saco, tal como são a maior parte dos especialistas em "Marketing Multínivel" que não têm quaisquer problema a reclamar títulos que não são os seus.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Pera, isso de ser como a oriflame não é um esquema, mas porque existe um produto.

Neste caso, estamos a falar de sites, podemos considerar que é semelhante e não é esquema?
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

A meu ver a diferença entre MLM e "pirâmide" está na existência de um produto.

A herba.life é um MLM: existe um produto.
As famosas "bolhas" são pirâmides: não existe produto, somente dinheiro que passa de mão em mão, até que os últimos a pagar não têm quem lhes pague a eles.

Pessoalmente não tenho nada contra o MLM mas tende a tornar as pessoas envolvidas umas "chatas" do c******. Estão sempre a falar do seu "biz" e sempre a tentar convencer as pessoas mais próximas a entrar. Aliás, esse é o primeiro grande argumento:

Ah e tal, é fácil! Reúnes os teus amigos e família e num instante estás a ganhar dinheiro. É o ataque à rede quente - rede de pessoas mais próximas de ti.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

É o chamado marketing do parasitismo!
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

hmmmmm....

parasitemarketing.com - está livre! :D
Offline

Mister_Magoo 
Membro
Mensagens 594 Gostos 38
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Quick Poster Signature Level 5 Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Que bom o tópico com várias opiniões diferentes.
Porém so fica chato quem quiser isso não é uma regra porém por causa de alguns assim todos ficão com a fama
Offline

Pereira 
Membro
Mensagens 71 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Acabo por falar um pouco por experiência própria, e digo que o conceito em si é espetacular.
Podes ganhar muito mas muito dinheiro, no entanto é necessário que trabalhes a sério...
O "esquema" permite, e influência na cooperatividade e na partilha de conhecimentos e meios, o que é simplesmente excelente.
No entanto e como em todos os ramos/negocios existem pessoas que se querem aproveitar e então fazem a coisa de maneira a apenas eles ganharem...
No entanto é como disse, é importante que as pessoas saibam no local onde se estão a meter.