← SEO

Link Wheel - White Hat ou Black Hat?

Lida 10220 vezes

Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

um site pode ser penalizado sem ter feito nada de mal ou usado nenhuma tecnica de blackhat.

desenvolve, por favor : O
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Será que ainda não se aperceberam que o link building nada vale a não ser que seja de um site referência ou muito bem cotado. Isto é pura perca de tempo, este sistema é a base do que foi o link building bem feito há uns anos. Hoje o valor disto, é tão relativo...

O factor principal de um site hoje (nem ontem nem amanhã) é o seo on page. Basta estar atento para ver isto, páginas bem optimizados estão a passar à frente de páginas com dezenas de links (sem valor e com valor) em muitas pesquisas, keywords importantes, etc. O algoritmo está a ficar cada vez mais semântico. Com a quantidade de links que as redes sociais como o facebook e twitter estão a gerar hoje em dia, links esses que são cotados como os de qualquer outro site, estão a fazer com que se dê cada vez mais importância à semântica do código e da sua optimização de forma a ajudar os leitores a encontrarem o que querem.

 ;)



interessante perspectiva, Nuno. quando tivesses tempo podias desenvolver melhor a tua noção de semântica aplicada ao algortimo e ao código? acho que muitos aqui iam agradecer :)
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

e a conversa estava a ser tão interessante... :\
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Link wheel's são blackhat, sempre foram e nunca deixaram de ser, concordo inteiramente com o Nuno em relação ao on page SEO. Em relação à semântica e em curtas palavras tem a ver com a forma como escrevem.

por exemplo deixarem de usar <b> e passarem a usar <strong> quando querem dar destaque a um assunto, a correcta utilização das heading tags, utilizar <em>, etc

Na prática quer isto dizer que se o texto estiver bem estruturado e por exemplo um screen reader (muito usado por invisuais) o ler vai ler num tom natural (semântico), logo mais perceptível a "vida não inteligente", como os bots).

Exemplo:

<h1>A Rita é boa</h1>
A Rita é <strong>boa</strong>, <em>disse o Zé ao amigo</em>.
<h3>Mais coisas que o zé disse ao amigo</h3>
....

Pensem tambem sériamente em validar o vosso código, a google disse em público que o cólido válido não dá nenhum "bonus" para a posição nas SERPS, mas será que não retira?

Exemplo (meramente especulativo pq ninguem conhece o algoritmo)
Todos os sites começam por 50 pontos (numa escala de 100)
- existem factores que dão mais pontos se existirem (como quantidade de links) por isso vamos dar a este site de exemplo 10 pontos por ter alguns links

Estamos com 60 pontos agora.

Se o código tiver válido continuamos com os 60 pontos, mas SE o código não for válido perdemos 5 pontos, ficamos com 55 pontos.

Ou seja não dá mais pontos, mas tira-os!!
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

pensava que a semântica de que o Nuno falou estivesse relacionado com a LDA (ou LSI - confundo sempre os dois) e, em última instância, com as novidades que o Google Instant introduziu na pesquisa; mas a tua explicação também faz sentido.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

(Não confundam Web Standards com Web Semântica).


Qualquer esquema de criação de links (bem intencionado ou não) é sempre um risco, porque deixa de existir uma criação de backlinks natural e passa a existir uma criação propositada... mas isso quase todos fazemos, são riscos calculados.

Concordo que os links tenham cada vez menos importância na formula mágica do Google mas isso não significa que qualquer esquema de criação de backlinks não seja severamente punido pelo Google.

Ou seja pode ser cada vez menos relevante para subir pagerank e para ganhar posições mas é mais do que suficiente para banir sites.


Tenham cuidado, nestes casos se houver alguma dúvida não arrisquem...
Offline

Cacofb 
Elite
Mensagens 1036 Gostos 3
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

É white hat.. mas se formos ter em conta que é manipulado, muda de cor! Considero white por se misturar com a criação de backlinks naturais.
De qualquer forma, se for considerada black.. acaba por ser das mais básicas possíveis e muito dificeis de controlar.

Não pode ser considerada "natural" já que és tu que crias tudo.. mas é válida claro!!
Se fosse de forma natural, demoravas mt mais tempo.. Basicamente é um natural "mascarado".
Não tem de ser propriamente só artigos nesses sites.. podes ter vários websites / blogs a dominar certas keywords com o objectivo de remeter sempre para uma landing page.
O objectivo das link wheels é dominar os 10 resultados dos SERPS para uma determinada pesquisa.
Basicamente, acabas por dominar as pesquisas todas para essas keywords, logo a nível comercial, consegues tirar toda a vantagem disso.

Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Vou colocar um pouco da minha experiência para dar a minha opinião.

Vamos partir do principio que temos uma link wheel bem criada. Quer isto dizer que todas as páginas estão interligadas uma e uma só vez e que nem todas têm link para o website principal. Além disso, a wheel conta com conteúdo original e actualizado em determinadas páginas e conta com pelo menos um domínio próprio com IPs diferentes. O processo de criação desta wheel é demoroso e trabalhoso e contém algum investimento da nossa parte: dinheiro em conteúdos e domínios (em alguns casos). O google vai entender que algo de estranho se passa ali no meio. Não é normal (nos dias que correm) uma página estar interligada a outras vinte ou trinta numa cadeia finita. Mas ele também sabe que está ali investido tempo e dinheiro investido, em algo feito com qualidade, que não prejudica ninguém.

No entanto, todo o processo de criação de backlinks é discutivel. E só faz sentido se for bem feito. Agora aqui fica a minha sugestão para quem quer benificar das wheels para mais autoridade: a criação de cadeias infinitas que envolvem um mesmo nicho (cadeias não redundantes). Exemplo: nicho saúde. Uma página sobre cancro do pulmão. Link para um artigo num directório sobre cancro da língua. Link para uma página sobre cancro da língua. E por aí infinitamente (dependendo dos nichos).

Este método em Portugal ainda é um embrião (mais não seria de esperar) e sei que muitos newbies o vão tentar (especialmente depois de alguns MMO começarem a debater isto, coisa já ultrapassada lá fora). Mas lembrem-se que isto é tempo deitado ao lixo se não tiverem sites de autoridade como alvo (+1 ano, bom conteúdo e boa colocação nas SERPS). Em portugal ainda resulta este método, mas não sei por quanto tempo. Espero que por muito, mas duvido que assim seja.
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Diogo, dirias que o método da link wheel aberta, quando bem feito e sem abusos, tomando precauções a nível de tracking de adsense, analytics e wtools, pode ser praticamente infalível ?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Diogo, dirias que o método da link wheel aberta, quando bem feito e sem abusos, tomando precauções a nível de tracking de adsense, analytics e wtools, pode ser praticamente infalível ?

Achas que a partir do momento que estás a usar adsense, analytics e wtools tens alguma hipotese?
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Achas que a partir do momento que estás a usar adsense, analytics e wtools tens alguma hipotese?

Porque é que eu haveria de achar isso?
Offline

Cacofb 
Elite
Mensagens 1036 Gostos 3
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

O que eu acho é que se "inventa" muito e fala-se demais sobre o que o Google controla ou não controla.
Tá mais que provado que as Link Wheels funcionam muito bem.
Se os websites tem bom conteúdo e qualidade, e remetem para outros por serem nichos desse mercado, qual a desvantagem disso?
Tanto pode ser a mesma pessoa a criá-los todos, como o zé da esquina. Desde que forneçam a informação desejada e sejam uma mais valia nas buscas, não me acredito que sejam penalizados.

Adoram fazer do Google o todo poderoso que controla tudo e todos. Vejam as coisas duma perspectiva mais simples.. porque por vezes e nesta área do Internet Marketing, complica-se demais o que é simples e óbvio!
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

O que eu acho é que se "inventa" muito e fala-se demais sobre o que o Google controla ou não controla.
Tá mais que provado que as Link Wheels funcionam muito bem.
Se os websites tem bom conteúdo e qualidade, e remetem para outros por serem nichos desse mercado, qual a desvantagem disso?
Tanto pode ser a mesma pessoa a criá-los todos, como o zé da esquina. Desde que forneçam a informação desejada e sejam uma mais valia nas buscas, não me acredito que sejam penalizados.

Adoram fazer do Google o todo poderoso que controla tudo e todos. Vejam as coisas duma perspectiva mais simples.. porque por vezes e nesta área do Internet Marketing, complica-se demais o que é simples e óbvio!



sim, concordo .
Offline

ganha 
Membro
Mensagens 697 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O que eu acho é que se "inventa" muito e fala-se demais sobre o que o Google controla ou não controla.
Tá mais que provado que as Link Wheels funcionam muito bem.
Se os websites tem bom conteúdo e qualidade, e remetem para outros por serem nichos desse mercado, qual a desvantagem disso?
Tanto pode ser a mesma pessoa a criá-los todos, como o zé da esquina. Desde que forneçam a informação desejada e sejam uma mais valia nas buscas, não me acredito que sejam penalizados.

Adoram fazer do Google o todo poderoso que controla tudo e todos. Vejam as coisas duma perspectiva mais simples.. porque por vezes e nesta área do Internet Marketing, complica-se demais o que é simples e óbvio!


As pessoas especulam muito porque Google não passa muita coisa cá para fora... todos sabemos que Google é muito pouco transparente em quase tudo o que fazem
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Diogo, dirias que o método da link wheel aberta, quando bem feito e sem abusos, tomando precauções a nível de tracking de adsense, analytics e wtools, pode ser praticamente infalível ?

Se mantiveres contas com titulares diferentes e IPs diferentes em cada utilização não vejo o problema. O problema é conseguir as contas. O teu objectivo é que o google pensa que as páginas das wheels são de outra pessoa qualquer, porque se são tuas é para proveito próprio e és penalizado. A minha sugestão: webmaster tools nos sites principais, adsense nos sites principais, analytics nos sites principais com o mesmo titular. Nas páginas que servem de "wheel", nada dessas merdas, usa sitemeter, e deixa o google indexar sem recorrer ao wtools e ao analytics. Esquece o adsense, ele só interessa no site principal.