Olá
Diogo Pinto.
Bom, entramos num campo mais "filosófico". Antes de mais, não me considero especialista na área - tenho-te a ti e a mais um meia dúzia de utilizadores aqui do fórum como referência, vejo o que fazem (tanto quanto me é possível) e tento absorver essa informação.
Nestas andanças sou um confesso adepto de marketing
bellow the line. Mesmo tendo em conta o Adsense (que me parece a plataforma mais "inteligente" que para ai anda), é muito, muito raro apanhar um banner que me aguce a curiosidade. Mais ainda em 90% dos casos preferia que ele não estivesse lá - tolero-os porque é uma realidade incontornável (e porque tenho consciência que é o suporte financeiro para muito projecto bom que para ai anda).
Mas do meu ponto de vista (enquanto utilizador) é conteúdo perfeitamente dispensável. Não melhora em nada a minha experiência no site.
Abrindo um pouco o jogo, o modelo de negócio que propus para este projecto em particular passava por tornar esse tipo de publicidade desnecessária - proporcionar a experiência agradável e útil que me fosse possível ao utilizador com o intuito de capturar a lead (está provado que o incentivo de +2 SMS é suficiente para tal). Pelo meio ainda deu para testar algumas coisas engraçadas (ex. quando coloquei login via FBConnect, tive uma quebra de quase 60% nos registos).
Quando lancei isto andei a bater a portas de RP's de discotecas\produtores de eventos aqui da zona. Até tinha um formulário para tentar segmentar mais a procura. A ideia era recorrer a este mecanismo para rentabilizar o site:
- O utilizador final via a solução como um serviço (ainda para mais gratuito) que o informava via SMS e email dos eventos que lhe interessavam a correr na sua área de residência.
- Eu tinha um mecanismo de rentabilização do site que (IMO) tinha muito mais potencial que 1, 2 ou 3 banners no site. Sabes isto melhor que eu, mas esta base de dados tem um valor potencial imenso para rentabilização - até porque esta comunicação via SMS de eventos (especialmente no mundo académico) é prática corrente (tolerada e que agrada ao consumidor).
Entretanto envolvi uma 2ª pessoa no projecto, para dar apoio na área financeira e sobretudo na área comercial (tratar destas parcerias). Ainda que tenha cumprido no apoio financeiro, o exercício comercial falhou redondamente - e eu de momento não tenho disponibilidade para dar o acompanhamento de que o projecto necessita (foi exactamente a razão de ter envolvido a 2ª pessoa).
A partir daqui procuraram-se alternativas (aka "dinheiro mais simples"). Serviço premium, montei uma API elementar, ... Não são soluções que potenciam o serviço ao máximo, mas para já cumprem o seu desígnio (sustentar a brincadeira).
Mas agradeço a tua opinião, a ver se até ao final do mês tento uma ou outra coisa diferente neste capítulo.
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jotix se quiseres expor melhor o que se passou, eu posso tentar ver. Para já a resposta que me deste é demasiado subjectiva para que eu possa fazer alguma coisa - preciso de saber para que rede tentaste fazer o envio e se te foi mostrada uma mensagem de erro, ou não.
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Vitor Teixeira também eu. Houve uma razão para a mudança, mas infelizmente foi algo que também não chegou a avançar.
Pode ser que ganhe coragem um dia destes e regrida com o design.
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duartini de momento não. Como referi por trás do site tens um modem GSM (com 3 cartões) ligado a um servidor - é assim que as SMS são enviadas.
Para grandes "encomendas" o que costumamos fazer é ligar um segundo modem. Depois encaminhar as respostas e chamadas para um outro número.
De momento nem sequer me é compensatório (€€) andar de volta desse problema. Até porque calculo que envolveria acordos com as operadoras o que nesta fase está completamente fora de questão...
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Agradeço a todos pelos comentários.