Manuel Ramalho Eanes - Rebranding da Optimus
Manuel Ramalho Eanes ex-Director de Marketing da Optimus, numa entrevista exclusiva ao MktOnline.net, aproveita para fazer um balanço sobre "o maior rebranding alguma vez feito em Portugal".
MktOnline.net - Uma década depois de se ter apresentado ao mercado como terceiro operador de telemóveis, a Optimus renasceu, este ano. O que esteve na base da mudança e quais foram os objectivos da mesma?
Manuel Ramalho Eanes - Na base desta mudança esteve em primeiro lugar o cumprimento de uma promessa. Nove anos passados do nascimento da Optimus, a promessa de entregar a todos a possibilidade de falar em mobilidade com qualidade superior e preço justo foi devidamente e completamente entregue.
Era preciso, portanto encontrar uma nova promessa e um novo “pacto” de relação com os nossos clientes e com os consumidores. Por isso mudámos de forma marcante, para poder dizer às pessoas que queríamos com elas construir um futuro móvel mais rico, mais livre mais de acordo com os seus desejos e por isso nos transformámos no magma e perguntámos “de que é que precisas”.
MktOnline.net - Com a nova imagem, a Optimus passou do boomerang ao magma; do "Experimenta" ao "De que é que precisas?"; de um pantone laranja a toda a gama de laranjas; o 'lettering' mudou para minúsculas; e o consumidor ficou no centro da acção. Pode explicar o porquê destas escolhas?
Manuel Ramalho Eanes - A resposta está de facto na pergunta. Colocar o consumidor no centro da acção implicou perguntar (“De que é que precisas?”), pôr-se ao seu serviço de forma completamente plástica (Magma), ficar mais perto (minúsculas) e ser mais rico em potencial (mais tons). É o conjunto que materializa a maneira como nos queremos relacionar com as pessoas – a proximidade, o optimismo a plasticidade rica de surpresas e de magia.
MktOnline.net - Não tiveram receio de que ao se querer tornar moldável a cada indivíduo, a marca não tivesse força suficiente para criar uma imagem na mente do consumidor?
Manuel Ramalho Eanes - Entendemos que as imagens fortes não se impõem mas antes se constroem a partir do conjunto de experiências de relação directa e indirecta com a marca. Não precisamos por isso de ser e significar o mesmo para todas as pessoas mas que haja algo de comum, positivo e rico muito forte no que sentem sobre nós e sobre como nos relacionamos com elas.
Está entrevista está no
http://MKTOnline.net ao qual para terem acesso a entrevista completa devem realizar um registo no portal.