← Blogging/Comunidades

Fonte?! O que é isso?

Lida 25165 vezes

Offline

Zompixau 
Membro
Mensagens 511 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sim, eu sei, mas notícias do dia-a-dia do poker, que são os torneios que fornecem as informações a todos os meios de comunicação, acho que não é preciso, pois no artigo faço referência ao torneio.

Agora em artigos, como este já ponho o link da fonte.


Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Só se for via Press Realese é que não precisas de por Fonte.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Deve-se por sempre que possivel... façam um esforço, não custa nada e só dignifica o vosso trabalho... não se atrapalhem com links e backlinks para a concorrencia.


Plágio e Roubos é coisa de meninas...
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Eu estou a falar de imagens. E não estavas lixado, só te ficava bem ;) Eu por exemplo, para por videos no videos loucos: youtube. Tenho um canal cheio de videos. Procuro. Como uso o leitor predefinido não coloco nada.

Mas se fossem imagens e fizesse hyperlink, ficaria-me bem? Chegar lá, copiar e vir embora? ;)
Então vês uma noticia na sic. Crias um post sobre ela, e metes no fim: Fonte: Sic. É? xD As imagens tão em todo o lado, de certeza que no site onde as vimos também já as tinham visto noutro lado, não são os autores delas.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

1- copiar ideias

Toda a gente utiliza fontes de informação. E a maior parte da informação no mundo é informação mastigada que por sua vez vai ser mastigada outra vez, e assim por diante. Poucos de nós inventa algo de novo (pelo menos com frequência) - tenhamos consciência disso.

O facto de nos basearmos noutros conteúdos para escrever os nossos próprios conteúdos, não exige qualquer tipo de referência à fonte - senão toda a informação continha uma lista de fontes (até ao cumulo de listarmos o Camões, ou algo que o valha, como fonte da lingua portuguesa).

Para as imagens é a mesma coisa. Eu posso tirar um fotografia semelhante e não preciso de dar créditos ao individuo que a tirou primeiro. Agora se utilizar uma fotografia tirada por outra pessoa...

2- copiar conteúdos

Copiar conteúdos, integralmente ou parcialmente, pode ser, em primeiro lugar, totalmente proibido (é necessário verificar os termos do site), ou possível, mas certamente com a indicação da fonte.

Aqui entram tb as traduções.

O que costumo fazer (claro que dá mais trabalho do que copy/paste e alternar parágrafos) quando quero escrever um novo artigo é:

- recolher 2 ou 3 fontes,
- reescrever o conteúdo mais interessante
- evitar seguir a mesma estrutura das fontes, assim como o titulo.

Desta forma, não creio, de maneira nenhuma, que seja necessário ou mesmo obrigatório colocar as fontes. Ao fim e ao cabo, qualquer um pode escrever sobre o que quiser, certo?
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

sublinho o que o cjseven disse! ;)
Offline

Zompixau 
Membro
Mensagens 511 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

É como eu faço, leio determinada notícia em mais que um site, e faço eu um artigo... Acho que não faz diferença pôr a fonte ou não...

Para determinados casos ponho fonte, para outros não...
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Depende o que seja, se leres nalgum sitio que um bife é bom e disseres no teu blog que o bife é bom não é um cópia...

cjseven, fizeste-me lembrar a minha professora de Português do 6 ano que dizia "copiar de um só sitio é plagio, copiar de vários sitios é pesquisa" LOL (para quem não percebeu ela estava a ser irónica... não há meias cópias, nem cópias assim assim.


Qual é o problema de indicares o primeiro site onde leste a noticia X ou Y?




Nós portugueses somos culturalmente um país de invejosos... somos, não há nada a fazer... podemos colocar fontes de onde ficamos a saber um determinado facto/noticia mas não perdemos o 10x mais tempo a disfarçar a copia do que se indicássemos a fonte.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Claro que cada caso é um caso. Dois extremos:

Saiu o ipad. Artigos sobre o ipad aos quilos. A maior parte é informação mastigada. Desde que não se copie na integra os textos, não acho necessário colocar fontes.

Um blogger de referência lança um post sobre 5 técnicas (mesmo inovadoras) para obter 50% de CTR no adsense. Bem... neste caso considero ético referir a fonte. Aqui até acho melhor escrever um mini artigo sobre o autor / blog e fazer referência ao post - as keywords estão lá na mesma e todos os beneficios tb. ;)
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

É isso mesmo, assim de tudo é uma estão de bom senso.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

sublinho o que o cjseven disse! ;)

Tu sublinhas o que ele diz... Mas no entanto dizes que não queres indicar fontes.

O que o cjseven diz é que a copia de imagens pode ser problemática... Mas tu no entanto não indicas as fontes! Mas concordas com o que ele diz..

Inverosímil?
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eish...  DiguiVirus

Inverosímil - adj de 2 género - algo que não é plausível ou provável.


ontopic again...


Quanto a imagens é complicado colocares fontes, ninguem sabe o dono da foto X ou Y que o google images mostra... é raro um imagem ter fontes, porque é difícil...
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Eish...  DiguiVirus

Inverosímil - adj de 2 género - algo que não é plausível ou provável.


Era isso que eu queria dizer ;) Inverosímil é algo contraditório. Ele diz que concorda, no entanto não o faz... :)

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Já foi referido, é óbvio que se um indivíduo lê uma notícia de algo e escreve o seu próprio artigo a questão muda de figura e não estamos perante um plágio. Se todas as pessoas agissem assim então nem estávamos aqui, o problema é de quem copia na integra textos de outras pessoas e utiliza-os como se fossem seus. Aí sim temos um problema de plágio. Como eu já disse anteriormente, controlar as imagens é complicado, mas ultimamente os grandes problemas com o plágio não são nas imagens mas sim nos textos.

O que é certo é que quem plagia e nem se digna a colocar a fonte só se está a prejudicar aos olhos dos motores de busca e mais cedo ou mais tarde acaba por ter problemas.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Vejo uma noticia num site, pesquiso e crio a minha propria noticia e meto fonte de onde vi... Vem alguem vê o meu, faz uma pesquisa e cria a sua noticia e mete fonte ao meu site... É necessario? Não... Na minha opinião não.