← SEO

Os portugueses pesquisam termos com pontuação ?

Lida 11069 vezes

Offline

tuga 
Membro
Mensagens 259 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Boas,

Já não venho cá à tanto tempo ... bem, vou directo ao assunto.

Os portugueses pesquisam ou não com pontuação ? acentos, cedilhas ...


Se me perguntassem aqui à uns tempos eu diria que não usam por dois motivos:

1º sou do tempo em que os computadores só gostavam da lingua inglesa

2º os users estão-se a borrifar para os acentos e cedilhas AKA dameotalemoveljah



Agora falo da minha experiência pessoal, tenho um site mainstream, sobre um determinado negócio de prestação de serviços em que um dos principais termos de pesquisa são duas keywords, tenho no google sempre posição nos primeiros lugares.
Uma dessas keywords é a palavra "serviços", mas independentemente da cedilha tenho sempre os primeiros lugares, portanto tenho entrada de tráfego vindo do google com e sem cedilha.  :procuranogoogle:

Mas o que mais me surpreende é que quando analiso as estatisticas vejo que em mais de 90% das vezes os visitantes utilizaram o termo com cedilha e muito raramente alguém pesquisa sem cedilha, ou seja, "servicos".


Posso concluir que os users dos dias de hoje utilizam pontuação nas pesquisas e que em certos casos irá refletir os resultados da pesquisa tanto a nível de conteúdo do site como o proprio dominio que, embora quase ninguém use, também pode ter pontuação.

Conteúdo escrito correctamente + domínios pontuados + users que escrevem correctamente = mais trafego

Alguém corrige esta continha sff ?  :superlol:


Cumps
Offline

miguelcardoso 
Membro
Mensagens 736 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Vou deixar as keywords dos meus sites é tudo google tirado do statcounter. Do Cyberjornal:

drill down   3   4.55%   dinara quadros a óleo
drill down   2   3.03%   jornal de mafra
drill down   2   3.03%   ghandi como herói
drill down   2   3.03%   pedro palma
drill down   2   3.03%   festa das artes e da juventude 08
drill down   2   3.03%   244 @sapo.pt mail.pt domingo
drill down   1   1.52%   associação budista em lisboa
drill down   1   1.52%   festas conçelho de mafra
drill down   1   1.52%   escola de estarreja
drill down   1   1.52%   preço para abertura de picadas
drill down   1   1.52%   jornal o descoberto
drill down   1   1.52%   parque natural de sintra
drill down   1   1.52%   giro cascaishopping
drill down   1   1.52%   hedonismo
drill down   1   1.52%   festa piscina
drill down   1   1.52%   tires acção social
drill down   1   1.52%   seminarios em servio social 2009
drill down   1   1.52%   imani fedross
drill down   1   1.52%   marcadores de livros actividade
drill down   1   1.52%   marcadores de livros
drill down   1   1.52%   museu de santa joana
drill down   1   1.52%   como fazer marcadores de livros para imprimir
drill down   1   1.52%   poesia sobre a agua e arvores
drill down   1   1.52%   historia marta cabea de vento
drill down   1   1.52%   festa das artes e da juventude local
drill down   1   1.52%   colégio são domingos alunos 6 anos da tarde nome elena
drill down   1   1.52%   noddy escola
drill down   1   1.52%   cascaishopping giro parede
drill down   1   1.52%   jornal de évora
drill down   1   1.52%   espectáculos musicais eua 2008
drill down   1   1.52%   camara municipal santiago do cacem
drill down   1   1.52%   festas em setembro
drill down   1   1.52%   igreja matriz de so domingos de gusmo
drill down   1   1.52%   severino rodrigues câmara cascais
drill down   1   1.52%   antonieta janeiro
drill down   1   1.52%   nomes das musicas e dos ritmos dos africanos
drill down   1   1.52%   festas de linda a velha
drill down   1   1.52%   festas de linda a velha 2008
drill down   1   1.52%   nativos de macondo jardim do palácio
drill down   1   1.52%   jornal de sao bernardo
drill down   1   1.52%   viaduto cais das pedras
drill down   1   1.52%   toiros bravos
drill down   1   1.52%   cinema em ~carcavelos
drill down   1   1.52%   ateliers museu antropologico coimbra alunos
drill down   1   1.52%   festa de linda velha - setembro 2008
drill down   1   1.52%   denuncias social em jornais
drill down   1   1.52%   quais as varias culturas das regiões em portugal
drill down   1   1.52%   campo de futebol malveira da serra
drill down   1   1.52%   barra de aveiro administração fotografia
drill down   1   1.52%   programa plácido domingo pavilhão atlântico
drill down   1   1.52%   festarreja
drill down   1   1.52%   piscina oceanica oeiras
drill down   1   1.52%   como e a fantasia de bailarina espanhola
drill down   1   1.52%   piratas palacio nacional de sintra
drill down   1   1.52%   jornal baiao
drill down   1   1.52%   direção das florestas marinha grande
drill down   1   1.52%   curriculo do general loureiro dos santos
drill down   1   1.52%   www.ciberjornal.net
drill down   1   1.52%   jogos escolares online

Do Filmesnovos:

drill down   20   37.74%   filmes novos
drill down   3   5.66%   novos filmes
drill down   2   3.77%   asterix e obelix nos jogos olimpicos
drill down   1   1.89%   download de filmes em divx
drill down   1   1.89%   histria do filme do dr. house
drill down   1   1.89%   macacos espao trailer
drill down   1   1.89%   divx mamma mia
drill down   1   1.89%   resumo do filme alexandre
drill down   1   1.89%   filmesnovos
drill down   1   1.89%   sinopse de simpsons
drill down   1   1.89%   o golpe de baker street filme
drill down   1   1.89%   antes que o diabo descubra que morreste
drill down   1   1.89%   mr. brooks sinopse
drill down   1   1.89%   sinopses de filmes
drill down   1   1.89%   sinopse do filme 11 de setembro
drill down   1   1.89%   o ar que respiramos
drill down   1   1.89%   filmes em produao
drill down   1   1.89%   trailer não te metas com o zohan
drill down   1   1.89%   nao te metas com o zohan torrent
drill down   1   1.89%   sinopse do filme o escafandro e a borboleta
drill down   1   1.89%   alexandre o grande filme sinopse
drill down   1   1.89%   trailer nao te metas com zohan
drill down   1   1.89%   filme eu vos declaro marido e mulher
drill down   1   1.89%   resumo do filme alexandre o grande
drill down   1   1.89%   mamma mia filme download
drill down   1   1.89%   o ar que respiramos trailer
drill down   1   1.89%   download filme nao te metas com o zohan
drill down   1   1.89%   sintese do filme treino para vida
drill down   1   1.89%   produção
drill down   1   1.89%   a ilha nim
drill down   1   1.89%   filme 30 dias de escuridão

cedilhas nimguem parece usar, já acentos tipo ão é mais utilizado talvez se pense que encontram melhores resultados?
Offline

tuga 
Membro
Mensagens 259 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Agora com essas stats ... tou aqui a pensar, se calhar não se pode generalizar no que toca a users, ou seja, existirá algum perfil, talvez logo à partida a idade dos users, não sei.

As minhas conclusões baseiam-se em stats de pesquisas feitas maioritariamente por 2 tipos de clientes ou potenciais clientes na maioria acima dos 30, boa condição económica e empresas.

E como já disse, as cedilhas estão quase sempre presentes. statcounter, analytics, server stats sempre me chamaram a atenção para a cedilha no termo que é deste tipo : "serviços de"


Vá lá pessoal, "brainstormem" aí um bocadinho  :superlol:
Offline

miguelcardoso 
Membro
Mensagens 736 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

calculo que no cyberjornal que tem muito mais pesquisas seja um publico com mais de 30 e não muito "informatizado" já no outro é publico + jovem em busca de filmes ou artigos específicos ou mesmo do cartaz, em relação à keyword serviços realmente n faço ideia por nunca trabalhar com ela mas eu sem duvida iria utilizar a cedilha
Offline

Gonçalo Martins 
Membro
Mensagens 229 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

é natural que as cedilhas estejam sempre presentes, nas pesquisas. uma vez que sem elas a fonetica da palavra se altera completamente ao olho de qualquer leitor/escritor. O mesmo já não se passa com os acentos. Muitas vezes ocorre ainda a substituição de 'ç' por 's' ou 'ss' mas raramente por 'c'

caça - caca
qualquer pessoa que saiba ler denota a difrença entre ambas...

com o ~ existe tambem um forte uso embora não tão grande como com o ç

de seguida surgem o uso dos acentos "´" e "`"

e por ultimo raramente utilizado o "^"

pelo menos nas minhas keywords para trafego em portugues...
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Acho que isto depende muito da idade, e do tipo de pessoas que vão ao teu site, depende muito do tipo de assunto do teu site, e que público alvo tem.
Offline

tuga 
Membro
Mensagens 259 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

E dominios com cedilha ? Alguem tem ?

Acho que no caso de "serviços" é uma mais valia, para o google "c" = "c" mas "ç"="ç" e "c"

É raro e só me lembro de um que foi o primeiro e até saiu na comunicação social "www.forçaaérea.pt"


Na actividade que diz respeito ao meu site há inclusive quem tenha registado dominios com servicos e não têm relevancia no google, tambem não foram desenvolvidos, foram comprados só para açabarcar os dominios, mas com "serviços" ainda não há  :superlol:
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

E dominios com cedilha ? Alguem tem ?

Acho que no caso de "serviços" é uma mais valia, para o google "c" = "c" mas "ç"="ç" e "c"

É raro e só me lembro de um que foi o primeiro e até saiu na comunicação social "www.forçaaérea.pt"


Na actividade que diz respeito ao meu site há inclusive quem tenha registado dominios com servicos e não têm relevancia no google, tambem não foram desenvolvidos, foram comprados só para açabarcar os dominios, mas com "serviços" ainda não há  :superlol:
Se não estou em erro, é impossível criar domíneos com ç ou acentos.
Offline

PolasK 
Membro
Mensagens 673 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

E dominios com cedilha ? Alguem tem ?

Acho que no caso de "serviços" é uma mais valia, para o google "c" = "c" mas "ç"="ç" e "c"

É raro e só me lembro de um que foi o primeiro e até saiu na comunicação social "www.forçaaérea.pt"


Na actividade que diz respeito ao meu site há inclusive quem tenha registado dominios com servicos e não têm relevancia no google, tambem não foram desenvolvidos, foram comprados só para açabarcar os dominios, mas com "serviços" ainda não há  :superlol:
Se não estou em erro, é impossível criar domíneos com ç ou acentos.

Por vistos é possivel o site que ele deu www.forçaaérea.pt abre perfeitamente, mas desconhecida a existência de dominios com acentos e cedilhas.
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

E dominios com cedilha ? Alguem tem ?

Acho que no caso de "serviços" é uma mais valia, para o google "c" = "c" mas "ç"="ç" e "c"

É raro e só me lembro de um que foi o primeiro e até saiu na comunicação social "www.forçaaérea.pt"


Na actividade que diz respeito ao meu site há inclusive quem tenha registado dominios com servicos e não têm relevancia no google, tambem não foram desenvolvidos, foram comprados só para açabarcar os dominios, mas com "serviços" ainda não há  :superlol:
Se não estou em erro, é impossível criar domíneos com ç ou acentos.

Por vistos é possivel o site que ele deu www.forçaaérea.pt abre perfeitamente, mas desconhecida a existência de dominios com acentos e cedilhas.
Eu também, mas será por ser .pt ou algo assim?...
Offline

sintra 
Membro
Mensagens 123 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Acho que o "ç" é utilizado na grande parte das pesquisas afinal temos uma tecla única para esta letra, já os acentos requerem duas teclas o que pode fazer com que não sejam tão utilizados

Esta é a minha opinião por experiência própria
Offline

João Simões 
Membro
Mensagens 1177 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Penso que em certos registrars é possivel registar domínios com acentos e cedilhas
Offline

tuga 
Membro
Mensagens 259 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Acho que o "ç" é utilizado na grande parte das pesquisas afinal temos uma tecla única para esta letra, já os acentos requerem duas teclas o que pode fazer com que não sejam tão utilizados

Esta é a minha opinião por experiência própria

Na parte dos acentos não tenho grandes dados se bem que uma das keywords menos pesquisada tem no fim "ão" e na maioria das vezes é escrita correctamente.
Mas de facto acredito que no que toca a ´`e ^ o pessoal acabe por não se dar ao trabalho.
Offline

tuga 
Membro
Mensagens 259 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Penso que em certos registrars é possivel registar domínios com acentos e cedilhas

Era suposto ser possível registar em todos pois pelo que sei não é necessário nada de especial por parte dos registrars, se calhar falta de vontade ou visão.


Dos dois registrars que trabalho (internacionais), só um aceita esse tipo de dominios.
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Eu nas minhas Keywords costumo utilizar expressões com acentos, e as mesmas sem acentos, tal como ç's.