← UI & UX Design

[Opiniões] Preço a cobrar

Lida 5020 vezes

Offline

bfms 
Equipa
Mensagens 1769 Gostos 40
Feedback +1

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Search Level 6 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Boa noite!

Imaginemos que tem um site que está programado para ser gerido através de uma administração criada de raiz.
O processo agora é colocar um novo design/site a funcionar com essa administração (não fugindo muito à estrutura do anterior).

Como acham e quanto acham que deve ser cobrado um serviço deste tipo?  :)

Para além do site, há ainda a instalação, configuração e modificação de um fórum em phpbb.

Podem dizer o preço para ambos ou separadamente.
Obrigado desde já as vossas opiniões.
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Preço médio de mercado para clientes finais é actualmente de 120€ por àrea com os contéudos, alojamento e dominios à parte. Isto tendo em conta que tens um backoffice à medida (programado de raíz).

É obvio que o webdesigner têm de trabalhar abaixo destes valores, no minimo 25% a 30%.
Offline

bfms 
Equipa
Mensagens 1769 Gostos 40
Feedback +1

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Search Level 6 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Preço médio de mercado, actualmente é de 120€ por àrea com os contéudos, alojamentos e dominios à parte. Isto tendo em conta que tens um backoffice à medida (programado de raíz).

Outra opção média no mercado é de 30€/hora.

Obrigado pela opinião.
Esqueci-me de referir que o site em questão já tem alojamento e dominio. (Vou editar o primeiro post pois há mais um detalhe que me esqueci).

Quanto aos 120€ por área, podes explicar melhor?

Cumps
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Eu entranto também editei a minha resposta, as àreas/funcionalidades é algo do género: Pagina Inicial, Contactos, Noticias, Fórum, Chat, etc.

Ou seja, são "páginas" novas com os devidos ajustes!
Offline

bfms 
Equipa
Mensagens 1769 Gostos 40
Feedback +1

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Search Level 6 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Ok.
Portanto cada área/página com o seu preço. E já agora achas que o processo será fácil tendo em conta que não fui eu que fiz o backoffice e vou apenas mudar (basicamente) o design do site? Está todo em php mas ainda não tive acesso aos files para poder ver...
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Não dever muito complicado, até porque atravês do backoffice vês o que é que se pretende, muitas àreas até serão estaticas provavelmente.
Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Na minha opiniao e experiencia, para mim a melhor maneira e cobrares a hora.

Eu normalmento faco assim (nao vou falar de valores pois cada um tem os seus)
-> Cobras X so para dizeres que fazes o projecto
-> E depois cobras X por hora e dizes quantas horas achas que o projecto vai demorar.

Eu acho que e a melhor maneira pela simples razao muitas das vezes pensas:
"ok vou demorar meio dia, por isso vou cobrar X e ta feito"

Agora passas meio dia a fazer de seguida mostras ao cliente, o cliente diz que quer esta e aquela modificacao. Voltas para tras e perdes mais meio dia a fazer as modificacoes.
Voltas ao cliente e mostras e o cliente diz ok afinal ainda quero esta modificacao.
Voltas para tras e perdes outro meio dia a fazer a modificao. Mostras ao cliente e ele esta satisfeito trabalho completo.

O que acontece um trabalho que pensaste que so demorava meio dia e demorou 1 dia e meio. Quem te vai pagar o dia que nao estavas a contar se cobrares "por pagina/project"?

Offline

palavras 
Membro
Mensagens 47 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts

Essa pergunta é tão antiga como a propria programação.

Basicamente há dois tipos de projecto:

Projectos fechados (PF) - que têm um custo fechado

Projectos por hora (PH) - onde são contabilizadas as horas utilizadas

ambos são válidos com prós e contras. Deixa-me explicar um pouco melhor.

PF

Na minha experiência (e atenção que não é opinião, é o que me cruza mais o meu caminho profissional) são os mais frequentes. Há uma série de encontros (quer pessoalmente, quer por e-mail, telefone, msn, <põe o teu método de conversa aqui>) entre as partes envolvidas onde se chega a um documento aceite por todos sobre o que vai ser o projecto. Esse documento depois transita para o programador (se só houver uma pessoa ou para o analista de sistemas ou arquitecto de sistemas) que vai escrever tudo o que é preciso para cada ponto do documento estar cumprido. Depois, começa a escrever quantas horas/dias/semanas demora para cada tarefa. Tipicamente nenhuma tarefa tem mais de 2 dias. Se tiver é porque pode ser ainda mais partida em várias sub-tarefas. Depois disto feito, tens uma noção no tempo quando irá terminar o projecto.

Atenção que é uma noção. Há atrasos, por isso aconselho no minimo de 10% de tempo em cima disto. Contas ao tempo, começas a pensar em dinheiros. Um profissional sénior cobra entre os 3,125 e os 6,25 por hora de trabalho efectivo. Contas as horas que vais levar (menos os 10% de margem de "cagaço"). E dás como tempo o tempo total (tempo estimado + "cagaço").

O cliente pode achar muito dinheiro, então decidem cortar ou alterar alguns pontos da planificação. Até se chegar a um acordo final, fechado. Daí o nome. Acorda-se o pagamento (há quem receba parte à cabeça, há quem receba por módulo entregue, há quem discuta isto projecto a projecto).

Então fecha-se o acordo. A partir deste momento, todas as alterações têm de ser reflectidas no plano e podem custar mais. Todos os atrasos são por conta do programador (daí a margem de cagaço). Pode haver casos até que se negoceia, caso atrase, o programador paga uma "multa". Todas estas hipoteses estão na mesa. Obriga a quem faz o plano a pensar bem e com seriedade no trabalho que está envolvido a fazer cada tarefa e a ter uma ideia concreta do trabalho envolvido.

PH

Tipicamente projectos muito pequenos ou onde o cliente não sabe bem o que quer. Tenho alguns acordos com pessoas que sempre que precisam de mim, agendam-se alterações e pequenas coisas contabilizadas à hora. Tenho também casos de pessoas que contratam horas mensais. Principalmente na área dos conteúdos. Sei que por mês, tenho de entregar 10 ou 15 horas de trabalho, pagas por avença.

Pronto.. desculpa lá o testamento. Se tiveres alguma pergunta, xuta

// Zen
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

palavras sim, mas o que acontece aqui é que o site já está programado, o preço que ele pergunta não é ao nível da programação, ele está a falar a nível do design, eu é que devia ter movido o tópico antes, vou faze-lo agora.

PS: palavras não me esqueci de ti, vou ver se resolvo a situação hoje e envio-te os dados.
Offline

bfms 
Equipa
Mensagens 1769 Gostos 40
Feedback +1

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Search Level 6 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Obrigado mais uma vez, gostei de ler as vossas opiniões.

A questão aqui é mesmo basicamente mudar de X design para Y design com algumas pequenas alterações, sendo que o X tem um backoffice as modificações têm que ser ligadas a esse backoffice.

Vou passar o site actual de tabelas e afins para CSS o que também dará muito trabalho.
Este trabalho irá ser realizado pois sem me ter sido pedido, fiz uma proposta de alteração e essa pessoa aceitou a proposta. Agora falta-me definir os preços para realmente avançar com o trabalho. Prevejo por dia gastar 3 a 4 horas nas alterações.

Poderia cobrar à hora... sendo que apenas o cliente pagava as horas em que eu estivesse a trabalhar. Cobrar o total creio que se calhar não é o melhor neste caso, tendo em conta que não tenho a noção de tempo que vou levar.

As alterações podem levar o tempo que for necessário, não tendo qualquer compromisso de "Até dia x está pronto" etc.

Mais uma vez obrigado, estão a ajudar-me bastante e espero ler mais respostas :)

palavras, se quizeres comentar este meu post, agradecia.
Offline

palavras 
Membro
Mensagens 47 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts

eu não faço trabalhos de design (pelo menos que se possam chamar design aos rabiscos que vou fazendo no inkscape) por isso acho que me limito a falar de cor.

Mas parece-me que todo o trabalho técnico tem uma base semelhante. Da mesma forma que um designer pode ficar com um bloqueio criativo (corrijam-me se eu estiver a atirar uma posta de pescada barbárica, por favor) um programador também pode encontrar um daqueles problemas que são monumentais pedras no sapato. Daí a "pedra no sapato".

Mas há coisa que são semelhantes. Tens de escolher tabelas de cores, se vais usar este ou aquele menu, integrar no layout, adaptar este ou aquele javascript, ou utilizar este ou aquele ajax (ah.. limpa vidros, limpa vidros...).

a regra é a mesma. E um gajo se se quer posicionar como profissional no mercado irremediávelmente tem de se atravessar pelo trabalho que se pré-dispõe a fazer. E o primeiro passo é atravessar-se com prazos de entrega. E cumpri-los

CUMPRI-LOS

eu já disse cumpri-los não disse? :P

Se precisares de alguma coisa, xuta :) Alguma coisa que não seja pa ser publicada, tens o PM que funciona
Offline

bfms 
Equipa
Mensagens 1769 Gostos 40
Feedback +1

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Search Level 6 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Hmm certo.
Achas que então devo me propor a fazer o trabalho até x dia ou x altura? Exemplo "Até ao Natal o seu site está concluido"?

Ao tirar o site de tabelas para css vai ser uma dor de cabeça... talvez faça isso ou então atribua um id ou class às tabelas. O que acham?
Offline

webphlex 
Membro
Mensagens 24 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Olá,

Eu acho que deverias de passar, mas vai dar dores de cabeça vai :P.
WebStandards 4 ever.

Cumps \o/
Offline

bfms 
Equipa
Mensagens 1769 Gostos 40
Feedback +1

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Search Level 6 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Pois... tou a pensar primeiro montar o template novo e depois monta-lo com os conteúdos do anterior. Se assim for é capaz de dar menos trabalho, não?

Cumps e obrigado
Offline

frankjonas 
Membro
Mensagens 108 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas

Em relação a como deves cobrar, se à hora ou se pelo trabalho em si... Acho que isso é uma coisa que fica ao critério de cada, e que irás aprender com o tempo o melhor método... Posso-te dizer que já sou webdesigner a alguns anos e ainda não aperfeiçoei o meu a 100%...

Eu por exemplo até ao momento não fiz assim nenhum trabalho que fosse pegar noutro já feito e actualizar isto ou aquilo, em termos de design ou de programação...

Mas em todos os meus projectos, eu costumo cobrar pelo projecto em si, pelo design, pelos módulos/funcionalidades instalados, pela programação,... Enfim não cobro à hora, mas sim pelo conteúdo do trabalho.

Ah, já agora WEB STANDARDS for ever! Por favor mata essas tabelas... E faz um layout novo e limpinho com div's + css's! Com um pouco de estudo, vais ver que é muito mais prático de usar e muito mais rápido. Eu agora, em pouco minutos (+-15...), faço um layout completo com div's e css's... Claro só a estrutura... Mas mesmo assim, simplifica-te todo o processo!