← Joomla

Desenvolvimento de componente MVC - Joomla 1.7

Lida 3457 vezes

Offline

CarlosMaia 
Membro
Mensagens 2 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary

Boa tarde.

Estou a desenvolver um portal para venda de automóveis usados em Joomla 1.7.
Neste portal os utilizadores podem, essencialmente, registar-se, publicar anúncios e comprar carros. Estou para isso a construir um componente.

Até então nunca tinha desenvolvido nenhum componente para Joomla e estou agora a dar os primeiros passos, embora já conheça e trabalhe com a plataforma há uns anos. No entanto está-se a tornar um pouco complicado, pois não tenho encontrado muito material conciso e prático na internet que me leve a perceber exactamente como funciona o padrão MVC.

Assim, peço-vos que partilhem material que considerem interessante e que me deixem algumas dicas no sentido de organizar melhor todo o desenvolvimento do componente.

Obrigado antes de mais por toda a atenção.

Os meus melhores cumprimentos,
Carlos Maia.
Offline

Bruno Gaspar 
Membro
Mensagens 242 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Boas eu nunca utilizei joomla mas MVC consiste em ModelViewController

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mvc

Basicamente:
Model - Todas as queries que efectuares a base de dados iriam ficar em um ou vários ficheiros numa pasta Models.

Views - O que o utilizador final irá ver na página, para ser mais especifico o HTML/CSS/JS/etc....

Controller - É o que faz a junção do Model e o View, executa funções do Model, como no teu caso iria buscar os Carros que estão para venda, etc... e enviava os dados para o View para serem apresentados ao utilizador


Não sou muito bom a explicar mas penso que dê para teres uma ideia do que é MVC

Não sei se tens muitos conhecimentos de programação, nomeadamente PHP, mas se tiveres alguns, aconselho-te a utilizares uma framework tipo CodeIgniter, Laravel ( a minha preferida agora ), CakePHP, entre outras e desenvolvas o teu projecto de raiz, alem de aprenderes imenso enquanto desenvolves o projecto, ira tornar-se mais fácil para adicionares funcionalidades no futuro a esse projecto.


Just my 2 cents.. :)
Offline

CarlosMaia 
Membro
Mensagens 2 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary

Eu sei o que é MVC e já desenvolvi um pouco do componente. Já consigo, através do backoffice, inserir, editar e apagar veículos e já tenho a base de dados estruturada. O que acontece é que cheguei a um ponto de estagnação, pois a base de conhecimento na matéria ainda não está sólida. Preciso de perceber realmente, e de forma objectiva, como tudo se está a passar no meu componente para me sentir à vontade e capaz de continuar a desenvolver.
No entanto, por mais que pesquise, não consigo encontrar muito material sobre esta matéria e tenho uma certa urgência em acabar este projecto.

Vou experimentar Laravel, já ouvi falar muito bem ;)

Obrigado pela resposta ;)