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Culpado?!

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MarKo 
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Esta pergunta é quase que apenas retórica:

Quando uma SP faz uma actualização ao servidor e depois dessa actualização os sites deixam de funcionar, de quem é a culpa?

Não será obrigação da SP resolver o problema de forma rápida e sem questões para o cliente?

Terá cada vez mais de se olhar para o profissionalismo e assistência técnica, antes de olhar para tudo o resto a quando da escolha de uma SP?
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RaPtOr 
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O culpado é efectivamente a SP, se o problema neste caso é no servidor, os responsaveis pela SP, tem o trabalho de colocar o site a funcionar como antes estáva.
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Santo 
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Penso que no caso que focas não hà dúvidas que a SP terá de envidar todos os esforços para colocar os sites a funcionar de novo, ou deveria préviamente avisar os clientes dos potenciais impactos que a operação de actualização iria ter.

Quanto à segunda parte do teu texto, na minha opinião, deve-se sempre, numa compra, ponderar os vários aspectos, tal como Preço, qualidade do material, qualidade e rapidez do apoio técnico, etc. Não é só nesta área que se deve fazer isso, mas sim em todas.

Quando vamos almoçar fora, normalmente pensamos de uma forma inconsciente nesses factores todos, tal como o Preço da refeição, a qualidade da comida, se os empregados são amigaveis/profisionais.

Se o fazemos em tantas situações da nossa vida, porque não o fazemos online?

Facto é que na maioria das vezes, quando compramos online temos a tendência para procurar o mais barato. O resultado muitas vezes é termos que nos conformar com um produto abaixo das nossas expectativas.

Devemos ser tão exigentes online como somos offline (no mundo real). Não é por estarmos a trabalhar virtualmente que nos devemos conformar com atitudes pouco profissionais, serviços sem qualidade e outros.

Devemos exigir o que é o nosso direito como consumidor que paga um bem ou serviço. Devemos exigir qualidade, profissionalismo e um serviço regular.

Bem, a dissertação já vai longa, pelo que é melhor terminar por aqui. Lembrem-se que o consumidor tem direitos, e em Portugal existe que defenda esses direitos. Queixa à Deco e ao Provedor do Consumidor muitas vezes fazem milagres.

Saudações
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PolasK 
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Santo, as vezes o preço e baixo e a qualidade é boa. Mas existe ai empresas que aparecem e deseparecem e depois quem fica arder e os clientes, eles tão se lixando para os clientes quando acabam não dão dominios aos clientes nem os alojamentos que foram pagos.

Enfim prefiro apostar numa empresa já com algum tempo do que apostar em empresas de 1 mÊs.

Já agora Marko a culpa e da SP embora possa informar por email q haverá downtime no dia assim a assim e que demorará X.

Mais nada a disser
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anjo2 
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Já reportaste o problema à empresa e eles não se disponibilizaram a ajudar? Dá pelo menos 24 horas para responder, mas nesses casos eles têem de te ajudar a resolver, existe às vezes mudanças que são imprevistas e que não deveriam dar problemas, não sei qual foi o caso, mas o que é certo é que eles devem ajudar-te a resolver o problema e colocar de novo o site como estava.
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André Freitas 
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Eles deviam ter mudado todas as contas e só depois é que desligavam o servidor antigo... Mas eventualmente nos termos de uso pode ter por lá "Temos o direito de interroper o nosso servidor(etc) caso seja necessário.". Mas pronto, são coisas que podem acontecer... Exige uma boa justificação.  :-P
Cumps.
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Lord Paulus Cobris 
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Boas Tardes,

Uma Boa SP, deverá sempre alertar os seus clientes (ou pelo menos os do servidor afectado com a intervenção), para a actualização do servidor, indicando o que vai ser feito e o que pode eventualmente acontecer.

A SP, deverá ter sempre em conta que pode acontecer problemas com algumas contas usando protocolos menos recentes ou outras aplicações, sendo que deverá dar de imediato uma solução para os clientes afectados.

Estas intervenções sob servidor são sempre intervenções que devem ser previamente planeadas e programadas, tendo sempre em conta estas situações.

Portanto se a SP não se prontificar para resolver o problema (nem que sejam migrando para um servidor que tenha as mesmas características que tinhas antes...), deverás apresentar queixa á SP.

Caso não te resolva a situação, pedes o reembolso do valor pago pelo teu alojamento e fazes a migração para um outro serviço que seja mais "amigo" do Cliente.

Cumprimentos,

Paulo Eduardo
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MarKo 
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Obrigado a todos pelos comentários, realmente esta é uma situação que me deixa triste, nem é pelos sites que lá tenho alojados e não funcionam uma vez que são uma gota no meu oceano, é pela atitude (ou falta dela).

Reportei a situação quando todos os sites que tenho naquela SP ficaram sem funcionar, passado umas horas arranjaram os domínios principais (esqueceram-se dos subdominios), voltei a reportar, lá resolveram os subdominios também, mas há sites que se mantêm sem funcionar desde aquela altura, voltei a reportar, dizem que é do htaccess.

O que é que eu tenho a ver com isso?

Os sites estavam a funcionar de forma excelente antes do sucedido, são eles que têm de resolver, se é do htaccess resolvam, eu paguei para não ter de me chatear com isto, porque a minha vida não é alojamento nem derivados.

Se tiver de voltar a reportar esta situação à SP vai ser complicado, por isso vou esperar algum profissionalismo, porque quem pagou uma anualidade e poderia ser cliente por vários anos...

Este tópico, tem por objectivo, esclarecer este tipo de questões e tal como vocês têm referido, preocuparmos-nos cada vez mais com a qualidade do suporte e o profissionalismo das SP's.
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Santo 
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Hoje em dia é realmente o que separa uns dos outros. De qualquer modo desejos de boa sorte e que tudo se resolva a contento.

Saudações
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24HLeMans 
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Tratando-se de um problema de .htaccess se a empresa sabia em antemão que a actualização/manutenção do servidor iria causar um mau funcionamento dos sites por falta/problema nos .htaccess devia ter feito um backup dos accounts dos clientes e depois de feita a manutenção repor os backups de modo a que tudo funciona-se correctamente. Porque se formos a pensar e aqui no fórum há muito gente em que isto acontece, que tem varios (carradas) de sites ( provavelmente Wordpress e/ou Joomla) e estar a repor 1 a 1 todos os .htaccess em falta ou que nao funcionam é um processo moroso e do qual não t~em qualquer responsabilidade. Quando se compra uma conta de alojamento é para lá por os sites e pronto, o cliente não tem que se preocupar se isto ou aquilo deixa de funcionar com a actualização seja do que for no servidor.
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goodsound 
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Esta pergunta é quase que apenas retórica:

Quando uma SP faz uma actualização ao servidor e depois dessa actualização os sites deixam de funcionar, de quem é a culpa?

Não será obrigação da SP resolver o problema de forma rápida e sem questões para o cliente?

Terá cada vez mais de se olhar para o profissionalismo e assistência técnica, antes de olhar para tudo o resto a quando da escolha de uma SP?
é realmente de lamentar mas esse tipo de sp's ainda existe...talvez um bom aviso prévio e backups resolvêssem a questão, mas penso que é bem mais do que isso em termos de domínios, mas uma coisa é certa, se pagaste tens todo o direito a exigir aquilo que pagaste
Penso que no caso que focas não hà dúvidas que a SP terá de envidar todos os esforços para colocar os sites a funcionar de novo, ou deveria préviamente avisar os clientes dos potenciais impactos que a operação de actualização iria ter.

Quanto à segunda parte do teu texto, na minha opinião, deve-se sempre, numa compra, ponderar os vários aspectos, tal como Preço, qualidade do material, qualidade e rapidez do apoio técnico, etc. Não é só nesta área que se deve fazer isso, mas sim em todas.

Quando vamos almoçar fora, normalmente pensamos de uma forma inconsciente nesses factores todos, tal como o Preço da refeição, a qualidade da comida, se os empregados são amigaveis/profisionais.

Se o fazemos em tantas situações da nossa vida, porque não o fazemos online?

Facto é que na maioria das vezes, quando compramos online temos a tendência para procurar o mais barato. O resultado muitas vezes é termos que nos conformar com um produto abaixo das nossas expectativas.

Devemos ser tão exigentes online como somos offline (no mundo real). Não é por estarmos a trabalhar virtualmente que nos devemos conformar com atitudes pouco profissionais, serviços sem qualidade e outros.

Devemos exigir o que é o nosso direito como consumidor que paga um bem ou serviço. Devemos exigir qualidade, profissionalismo e um serviço regular.

Bem, a dissertação já vai longa, pelo que é melhor terminar por aqui. Lembrem-se que o consumidor tem direitos, e em Portugal existe que defenda esses direitos. Queixa à Deco e ao Provedor do Consumidor muitas vezes fazem milagres.

Saudações
ora nem mais santo, tens toda a razão
;)
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MarKo 
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A solução acabou por ser muito fácil, mudei de empresa de alojamento e o que a anterior não resolveu em 3 (!) meses a nova empresa resolveu em 2 minutos.

Queixa à Deco e ao Provedor do Consumidor vai ser mesmo só pelo sabor que me vai proporcionar.
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Krispim 
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Marko, já agora podes dizer qual foi a empresa que escolheste?
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mix_93 
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Marko, já agora podes dizer qual foi a empresa que escolheste?
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