Ainda bem que existe, na generalidade dos casos, é o consumidor que sai beneficiado.
Isto não é bem verdade...
Recordo uma conversa que tive aqui há uns 15 anos com um amigo meu que trabalhava na "Nobre", na produção de salsichas. Com a entrada dos super e hipermercados, a exigir sempre preços mais baixos, a solução foi sempre simples: menos carne, mais fécula de batata.
A concorrência e a exigência de preços mais baixos, levou a que o consumidor, hoje em dia, compra salsichas de fécula de batata, pensando que está a comprar salsichas de carne.
Na produção de conteúdo vê-se o mesmo.
Quando tento escrever pequenos artigos para os meus sites - mesmo "adaptando" outros, como alguém já referiu - nunca levo menos de 30 a 45 minutos. Se tivesse que os vender a 3 ou 4 euros, desistia logo - como referi acima, é um salário mínimo! É como as salsichas, para serem a esse preço, tem que ser com fécula de batata, não com carne!
Agora, se alguém me afirmar que me vende um bom artigo por 15 ou 20 ou mesmo 30 euros, claro que espero que seja original. Mas voltamos a uma espécie de pescadinha-rabo-na-boca:
- eu compro um excelente artigo a 30 euros
- coloco-no site
- no dia seguinte um ou dois "produtores de conteúdo" faz um copy-paste seguido de uns find-and-replace e vende esse artigo a 4 euros, provavelmente a sites concorrentes do meu.
Conclusão: comprar conteúdo de qualidade é também um "mau negócio",
- para o comprador, porque anda a financiar os sites concorrentes, que me vão lá copiar o conteúdo ou comprar a 3 EUR a um "produtor";
- para o produtor, porque anda a fornecer conteúdo aos "produtores de 3 euros"
Não quero desanimar ninguém, principalmente os produtores de qualidade, mas a realidade não deve andar muito perto disto...