← Social Media

A minha aventura no Facebook: Challenge Sudoku Portugal

Lida 5185 vezes

Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts


Já que os "joguinhos" no Facebook se andam a transformar em fenómenos, resolvi entrar na brincadeira...

Esta é a minha primeira aventura no Facebook com uma aplicação "a sério".
Ainda está em beta e com poucos puzzles (estou a adicionar uns 10 por dia)...

Opiniões construtivas são muito bem-vindas.  :obrigado:

Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

se criares site para esta aplicaçao (para alem do app no facebook), avisa.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Tu é que adicionas os puzzles ou isso cria automaticamente?

Se for o primeiro caso, nem amanha sais daí :)
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

se criares site para esta aplicaçao (para alem do app no facebook), avisa.

Não tenciono criar - já existem muitos.
Criei no Facebook para apanhar o "comboio viral".

Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Tu é que adicionas os puzzles ou isso cria automaticamente?

Epaaaaaaaaaaaaaa... eu gostava de ser génio q.b. para criar um gerador de puzzles sudoku e respectivas soluções por código...  :Pmil:  mas não sou :(mil:.

Por isso lá vou na escravidão de adicionar os puzzles "à unha"  :noolhomil:
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Também não sou programador, mas disseram-me que com um meia dúzia de linhas de código conseguias fazer o jogo.

Procura na net, deve de haver isso já feito.
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

com um meia dúzia de linhas de código conseguias fazer o jogo.

Tenho sérias dúvidas sobre isso... o algoritmo de gerar puzzles sudoku viáveis e respectivas soluções para vários níveis de dificuldade não deve ser assim tão simples.

Adoro esse pesoal que desvaloriza tudo com "isso faz-se com meia dúzia de linhas".  :^o
Quem te disse isso, em vez de mandar balelas para o ar, que me faça um orçamento para esse código de "meia dúzia de linhas"...

Tem que gerar puzzles viáveis por algoritmo, aleatórios, em quatro níveis de dificuldade diferentes e respectivas soluções (tipo eu escolho o nível de dificuldade, clico em "gerar puzzle" e TCHAM! sai um puzzle e respectiva solução). Código em PHP.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Tenho sérias dúvidas sobre isso... o algoritmo de gerar puzzles sudoku viáveis e respectivas soluções para vários níveis de dificuldade não deve ser assim tão simples.

Adoro esse pesoal que desvaloriza tudo com "isso faz-se com meia dúzia de linhas".  :^o
Quem te disse isso, em vez de mandar balelas para o ar, que me faça um orçamento para esse código de "meia dúzia de linhas"...

Tem que gerar puzzles viáveis por algoritmo, aleatórios, em quatro níveis de dificuldade diferentes e respectivas soluções (tipo eu escolho o nível de dificuldade, clico em "gerar puzzle" e TCHAM! sai um puzzle e respectiva solução). Código em PHP.



Sim também podes pedir um orçamento, mas isso já era gastar algum. Mais vale inserires à mão.

Quem me disse foi malta de Informática à montes de tempo, era um trabalho que tinha que fazer. Sinceramente não sei se é fácil ou difícil, nem nunca pensei como poderia programar o jogo.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Tens o sudoku em php para descarregares, tens que meter só a parte de referência a quem desenvolveu.


Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Tens o sudoku em php para descarregares, tens que meter só a parte de referência a quem desenvolveu.

Há montes de scripts PHP... montes! Paletes! No meu facebook já está um.
Agora... onde está o script que gera os puzzles nas condições que referi acima?

Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Então e não dá para adaptares?

Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Mas tu leste alguma coisa do que escrevi?

Recaptiulando:
- Perguntaste-me se introduzo os puzzles ou se são gerados

Eu respondi:
- Introduzo porque o algoritmo de criar puzzles e soluções viáveis é complicado de programar

Estamos a falar de algoritmos para criar os puzzles, não para os mostrar e verificar se a solução está correcta.

Criar, meu amigo! Criar! Não é mostrar puzzles que estão numa base de dados ou num ficheiro... Estamos a falar de criar puzzles originais por algoritmo.

Algortimos para resolver puzzles já existentes há aos pontapés, mas eu não preciso disso para nada! Para evitar andar a introduzir puzzles, eu tenho é que criar puzzles novos.

Ora, como esse algoritmo "de meia dúzia de linhas" não existe... e eu não tenho o tempo e os conhecimentos de calculo combinatório que devem ser necessários... introduzo os puzzles a partir de livros de sudoku, porque preciso ter lá muitas centenas de puzzles diferentes para cada nível, para que o Challenge seja minimamente interessante.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Eu percebi a parte do criar, não percebi foi que esses scripts que estão disponíveis iam buscar o puzzle a uma base de dados.

Pensava que geravam o jogo sempre que era solicitado, por isso é que disse para adaptares.
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Eu percebi a parte do criar, não percebi foi que esses scripts que estão disponíveis iam buscar o puzzle a uma base de dados.

Pensava que geravam o jogo sempre que era solicitado, por isso é que disse para adaptares.

Então senta-te em frente a um puzzle sudoku e imagina lá a quantidade de cálculos e permutações que tens que fazer até conseguires criar um puzzle viável.

O único algoritmo que encontrei é manual e está explicado aqui http://www.sudokuonline.us/make_your_own_sudoku_puzzle.php (em 16 passos, 10 páginas)
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Um bocado complicado, só vendo devagarinho